Estela de 2.500 anos é descoberta por agricultor em Ismailia

Divulgado em: 04/06/2021.

O Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito anunciou hoje (04/06/2021) uma descoberta não planejada… Essa descoberta foi feita ao acaso por um cidadão comum que mora em Ismailia. No momento em que ele preparava a terra para o cultivo em sua fazenda, encontrou uma estela.

#EgitoAntigoeSeusMisterios
Estela de arenito do faraó Wahibre encontrada em  Ismailia. Fotógrafo desconhecido, Facebook Ministry of Tourism and Antiquities.

O cidadão acionou as autoridades e de acordo com o Dr. Mostafa Waziry, Secretário-Geral do Conselho Supremo de Antiguidades, essa belíssima estela feita de arenito, com 230 cm de comprimento, 103 cm de largura e 45 cm de profundidade, pertence ao faraó Wahibre, o quinto faraó da 26ª dinastia (664 a.C.-525 a.C.).

Observando a estela, é possível ver na parte superior a representação de um disco solar alado e o cartucho do faraó. E abaixo disso, há diversas linhas com hieróglifos.

Estela de arenito do faraó Wahibre encontrada em  Ismailia. Fotógrafo desconhecido, Facebook Ministry of Tourism and Antiquities.

De acordo com as explicações de Mostafa, o artefato encontrado é uma das estelas da fronteira, que o faraó Wahibre ergueu durante as suas campanhas militares para o leste.

A estela foi levada para o Museu Ismailia, e agora essa parte da história está muito bem guardada e protegida.

Cada descoberta feita no Egito tem que ser comemorada porque é dessa forma que aprendemos e continuaremos a aprender mais sobre essa civilização incrível, que deixou uma cultura muito rica, além de um legado em diversas áreas.

#EgitoAntigoeSeusMisterios #EgitoAntigo #AncientyEgypt #Descoberta #Discovery


Referência: Ismailia Museum receives a sandstone stela dating back to the 26th dynasty discovered in a farm. Facebook Ministry of Tourism and Antiquities,2021. Disponível em: https://www.facebook.com/moantiquities/posts/150269320467956. Acesso em 04 de Junho de 2021.

Referência: An Egyptian Farmer Stumbles upon Ancient Egyptian Stela of 2500-Year-Old. Facebook Luxor Times,2021. Disponível em: https://www.facebook.com/luxortimesmagazine/posts/1652305558289282. Acesso em 04 de Junho de 2021.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Missão egípcia alemã anuncia grande descoberta no centro do Grande Templo de Heliópolis

Mais uma descoberta no Egito, agora em Alexandria

Tour Virtual ao Templo de Abu Simbel

Descoberta em Abu Sir revela materiais de mumificação da 26ª Dinastia

Ruínas de Heráclio encontrada submersa no Mediterrâneo

Descoberta a tumba do tesoureiro do faraó Ramsés II em Saqqara

Sarcófago externo do Faraó Ramsés III

Tumba da rainha Meresankh III

Tour em 3D na tumba do sacerdote Wahtye

O Egito revela a descoberta de 250 tumbas em Al-Hamidiyah