Missão egípcia alemã anuncia grande descoberta no centro do Grande Templo de Heliópolis

Uma nova descoberta foi anunciada pelo Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito na sexta-feira (05/11/2021), fruto do trabalho da missão arqueológica egípcia alemã em El-Matariya, chefiada por Dr. Ayman Ashmawy (Chefe do Setor de Antiguidades Egípcias no Conselho Supremo de Antiguidades) e Dr. Dietrich Rau. Durante o trabalho de escavação no centro do Grande Templo de Heliópolis em El-Matariya a equipe encontrou diversos blocos de basalto com inscrições e vários artefatos.

#EgitoAntigoeSeusMisterios
Local da descoberta. Fotógrafo desconhecido, Facebook Ministry of Tourism and Antiquities.

Entre os blocos encontrados alguns tem representações de partes das fachadas oeste e norte do templo do faraó Nectanebo I (380-363 a.C.), além de um extensão do templo do lado norte, e outros representam regiões do Baixo Egito (incluindo a vista de Heliópolis).
De acordo com informações de Ayman, as inscrições das pedras mencionam os anos 13 e 14 (366/365 a.C.) do reinado do faraó Nectanebo I. As dimensões e materiais usados no templo do faraó também datam dessa mesma época. Ayman informou também que o fato de muitos blocos não terem suas inscrições finalizadas indica que não houve um trabalho de decoração do templo após a morte do faraó em 363 a.C..

Bloco de pedra com inscrições. Fotógrafo desconhecido, Facebook Ministry of Tourism and Antiquities.

Bloco de pedra com inscrições. Fotógrafo desconhecido, Facebook Ministry of Tourism and Antiquities.

Bloco de pedra com inscrições. Fotógrafo desconhecido, Facebook Ministry of Tourism and Antiquities.

Bloco de pedra com inscrições. Fotógrafo desconhecido, Facebook Ministry of Tourism and Antiquities.

Além dos achados que remontam a época do faraó Nectanebo I, foram encontradas evidências da época dos faraós Tutmose III (1479-1425 a.C.), Ramsés II (1279-1213 a.C.), Merneptah (1213-1201 a.C.), Seti II (1204-1198 a.C.), Osorkon I (925-890 a.C.), Psamtik II (595-589 a.C.) e Apris (589-570 a.C.).

Dietrich informou que há elementos que comprovam projetos de construção dos faraós Ramsés II, Merneptah e Apris. Ele destacou um fragmento de pedra de jaspe do início da 19ª Dinastia (cerca de 1300 a.C.), que remonta ao estilo da era de Ramsés II e o fragmento de uma estátua do faraó Seti II que indica o estilo do final da 19ª Dinastia em Heliópolis.

Artefato encontrado. Fotógrafo desconhecido, Facebook Ministry of Tourism and Antiquities.

Estudos feitos na direção oeste do templo trouxeram mais revelações, como a presença de edifícios da 22ª dinastia (Reino Médio) e partes de um obelisco feito em quartzito, da época do faraó Osorkon I, um santuário dedicado aos deuses Shu e Tefnut, da época do faraó Psamtik II, parte de uma estátua do faraó Ramsés II, parte de uma estátua de babuíno, um pedestal e partes de instalações de culto com uma mesa de oferendas para o faraó Tutmose III.

Artefato encontrado. Fotógrafo desconhecido, Facebook Ministry of Tourism and Antiquities.



Parte de uma estátua. Fotógrafo desconhecido, Facebook Ministry of Tourism and Antiquities.

Dentre tantos achados dessa descoberta, foram encontrados também artefatos da 30ª dinastia e do período ptolomaico, como moldes de calcário para inscrições e produção de shabtis. Dietrich explicou que isso demonstra que havia atividade nas oficinas que produziam os shabtis antes da era romana.

Molde para fabricação de shabtis. Fotógrafo desconhecido, Facebook Ministry of Tourism and Antiquities.

Bloco de pedra. Fotógrafo desconhecido, Facebook Ministry of Tourism and Antiquities.

O empenho dos egípcios tem trazido à tona grandes descobertas que contam parte da história de uma das mais incríveis civilizações da antiguidade. Ainda há muito para aprender sobre eles e sem dúvida mais descobertas virão.

#EgitoAntigoeSeusMisterios #EgitoAntigo #AncientyEgypt #Descoberta #Discovery


Referência: كشفت البعثة الأثرية المصرية الألمانية، والعاملة بمنطقة آثار المطرية، عن العديد من كتل البازلت والتي تمثل أجزاء من الواجهة الغربية والشمالية لمعبد الملك نختنبو الأول . O portal do Ministério de Turismo e Antiguidades Egípcio, 2021. Disponível em: http://www.antiquities.gov.eg/DefaultAr/pages/NewsDetails.aspx?newsid=3246. Acesso em 06 de Novembro de 2021.

Referência: Facebook Ministry of Tourism and Antiquities, 2021. Disponível em: https://www.facebook.com/tourismandantiq/posts/251702793657941. Acesso em 06 de Novembro de 2021.

Referência: DASHISH, Ali Ab. Egyptian-German Archaeological Mission Announces New Discovery. See News, 2021. Disponível em: https://see.news/the-egyptian-german-archaeological-mission-announces-new. Acesso em 06 de Novembro de 2021.

Referência: ESSAM, Angy. Egypt uncovers basalt blocks from western, northern facades of King Nectanebo I temple. Egypt Today, 2021. Disponível em: https://www.egypttoday.com/Article/4/109615/Egypt-uncovers-basalt-blocks-from-western-northern-facades-of-King. Acesso em 06 de Novembro de 2021.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais uma descoberta no Egito, agora em Alexandria

Tour Virtual ao Templo de Abu Simbel

Descoberta em Abu Sir revela materiais de mumificação da 26ª Dinastia

Ruínas de Heráclio encontrada submersa no Mediterrâneo

Descoberta a tumba do tesoureiro do faraó Ramsés II em Saqqara

Sarcófago externo do Faraó Ramsés III

Tumba da rainha Meresankh III

Tour em 3D na tumba do sacerdote Wahtye

O Egito revela a descoberta de 250 tumbas em Al-Hamidiyah