Descoberta em Abu Sir revela materiais de mumificação da 26ª Dinastia

Uma importante descoberta feita em Abu Sir pela missão arqueológica Tcheca do Instituto Tcheco de Egiptologia, sob a liderança de Miroslav Barta, encontrou materiais que foram utilizados em procedimentos de mumificação durante a 26ª dinastia.

De acordo com o anúncio feito na quarta-feira (09/02/2022) pelo Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito, a descoberta foi feita durante as escavações em alguns poços funerários da 26ª dinastia, que ficam na parte ocidental do cemitério de Abu Sir.

Dentro de um enorme poço funerário quadrado de 5,3 metros e 14 metros de profundidade, a equipe encontrou 370 vasos de cerâmica divididos em 14 conjuntos, onde cada um deles contém de 7 a 52 vasos. A descoberta desses vasos por si só já é muito importante, mas um detalhe tornou esse achado muito especial…. Todos eles contém restos de materiais que foram utilizados no processo de mumificação!

#EgitoAntigoeSeusMisterios
Vasos encontrados. Fotógrafo desconhecido,  O portal do Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito.


Vasos encontrados. Fotógrafo desconhecido,  O portal do Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito.

Entre os objetos encontrados, Mostafa Waziri (Secretário-Geral do Conselho Supremo de Antiguidades) destacou quatro vasos canópicos feitos de calcário, que contém inscrições hieroglíficas com o nome de seu dono, Wahibre.

Vasos canópicos de Wahibre. Fotógrafo desconhecido,  O portal do Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito.

Ao longo da história os antigos egípcios foram aprimorando suas técnicas de construção e mumificação… E descobertas como essa ajudam muito a conhecer melhor o cotidiano em cada época.
O chefe dessa missão fez uma observação importante com relação a isso: “A temporada de 2021 foi parte de um projeto de longo prazo destinado a descobrir antiguidades que remontam a uma época em que a sociedade egípcia antiga procurava novas maneiras de preservar a identidade egípcia única. Os túmulos de Abu Sir, que foram construídos de forma semelhante à famosa pirâmide de Djoser, o mais famoso rei da Terceira Dinastia do Império Antigo, desempenharam um papel importante em mostrar a cultura egípcia única, que foi expressa pelas eras egípcias naquele período”. (O PORTAL DO MINISTÉRIO DO TURISMO E ANTIGUIDADES DO EGITO, 2022).

Vaso encontrado. Fotógrafo desconhecido,  O portal do Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito.

Todos os objetos encontrados serão analisados e estudados, portanto ainda não se sabe maiores detalhes sobre eles, como por exemplo, quem foi Wahibre (dono dos vasos canópicos). As escavações no local continuam e novidades podem surgir a qualquer momento.

#EgitoAntigoeSeusMisterios #EgitoAntigo #AncientyEgypt #Descoberta #Discovery


Referência: الكشف عن خبيئة لمواد التحنيط في أبو صير . O portal do Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito, 2022. Disponível em: http://www.antiquities.gov.eg/DefaultAr/pages/NewsDetails.aspx?newsid=3490. Acesso em 11 de Fevereiro de 2022.

Referência: MARIE, Mustafa. Discovery of cache of embalming materials in Egypt’s Abu Sir. Egypt Today, 2022. Disponível em: https://www.egypttoday.com/Article/4/112754/Discovery-of-cache-of-embalming-materials-in-Egypt%E2%80%99s-Abu-Sir. Acesso em 11 de Fevereiro de 2022.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Missão egípcia alemã anuncia grande descoberta no centro do Grande Templo de Heliópolis

Mais uma descoberta no Egito, agora em Alexandria

Tour Virtual ao Templo de Abu Simbel

Ruínas de Heráclio encontrada submersa no Mediterrâneo

Descoberta a tumba do tesoureiro do faraó Ramsés II em Saqqara

Sarcófago externo do Faraó Ramsés III

Tumba da rainha Meresankh III

Tour em 3D na tumba do sacerdote Wahtye

O Egito revela a descoberta de 250 tumbas em Al-Hamidiyah