Esforços do governo egípcio resultam na repatriação de artefato contrabandeado
Divulgado em: 26/07/2021.
Atualmente o governo egípcio vem preservando e valorizando a cultura que foi deixada por seus ancestrais. E isso é feito de várias formas, desde a preservação de monumentos antigos, de artefatos, múmias, escavações que buscam parte da história que ainda está encoberta, construções de novos museus para manter todo o acervo seguro, divulgação para atrair o turismo, repatriação de artefatos, etc.
Mas nem sempre foi assim… Houve época em que o Egito trabalhava com diversas equipes estrangeiras em suas escavações, assim como é feito hoje, e ao final de uma descoberta, os achados eram repartidos com os países que tivessem participado do respectivo trabalho. Isso fez com que o Egito perdesse peças importantes de sua rica história, tais como, sarcófagos, múmias, documentos registrados em papiros, objetos do cotidiano, objetos funerários, objetos militares e tantas outras coisas. Era comum também o Egito presentear autoridades estrangeiras com algum artefato de sua antiga civilização.
Essa conduta resultou em diversos artefatos que saíram do país de forma legal, já que tinha o consentimento das autoridades egípcias da época, e hoje estão espalhados pelo mundo em museus ou com colecionadores, por exemplo.
Muitos artefatos saíram do Egito de forma legal, mas tem muitos outros que saíram ilegalmente através de contrabando. E isso ainda acontece hoje em dia, em uma escala menor por causa da melhora na fiscalização, mas o mercado de produtos contrabandeados continua funcionando no mundo todo.
O Egito vem fazendo um esforço imenso para tentar recuperar os objetos contrabandeados, através de parcerias feitas com alguns países. E aos poucos tem conseguido recuperar parte da sua história.
Um bom exemplo desse esforço de repatriação de objetos contrabandeados foi divulgado no dia 26/07/2021 pelo Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito, que em conjunto com a Embaixada do Egito em Amsterdã e autoridades na Holanda, conseguiu recuperar uma estátua do sacerdote Ni Kao Ptah, que de acordo com Shaaban Abdel-Gawad, Supervisor Geral do Departamento de Antiguidades de Repatriação, estava à venda na Tefaf (The European Fine Art Fair), uma exposição anual europeia de belas artes, em Maastricht na Holanda.
![]() |
Estátua do sacerdote Ni Kao Ptah. Fotógrafo desconhecido, Facebook Ministry of Tourism and Antiquities. |
A estátua do sacerdote Ni Kao Ptah que está sem a parte das pernas e que é datada do Reino Antigo, retrata-o em pé usando um saiote curto e com os braços ao lado do corpo. O braço direito da estátua contém uma inscrição com o nome do sacerdote.
![]() |
Inscrição com o nome do sacerdote Ni Kao Ptah no braço direito. Fotógrafo desconhecido, Facebook Ministry of Tourism and Antiquities. |
![]() |
Detalhe do rosto da estátua do sacerdote Ni Kao Ptah. Fotógrafo desconhecido, Ahram Online. |
É muito bom saber que o Egito tem conseguido repatriar alguns artefatos e que continua se empenhando no resgate de sua linda cultura.
#EgitoAntigoeSeusMisterios #EgitoAntigo #AncientyEgypt #Artigo #Article
Referência: بيان صحفي. Facebook Ministry of Tourism and Antiquities, 2021. Disponível em: https://www.facebook.com/moantiquities/posts/184699203691634. Acesso em 28 de Julho de 2021.
Referência: EL-AREF ,Nevine. Statue of Old Kingdom priest recovered from Netherlands. Ahram Online, 2021. Disponível em: https://english.ahram.org.eg/NewsContent/9/40/417748/Heritage/Ancient-Egypt/Statue-of-Old-Kingdom-priest-recovered-from-Nether.aspx. Acesso em 28 de Julho de 2021.
Referência: MARIE, Mustafa. Egypt succeeds in retrieving legless statue of Old Kingdom’s priest “Ni Kao Ptah”. Egypt Today, 2021. Disponível em: https://www.egypttoday.com/Article/4/106317/Egypt-succeeds-in-retrieving-legless-statue-of-Old-Kingdom%E2%80%99s-priest. Acesso em 28 de Julho de 2021.
Comentários
Postar um comentário