Missão arqueológica espanhola descobre duas tumbas da 26ª dinastia em El-Bahnasa no Egito
Uma nova descoberta no Egito foi revelada hoje (05/12/2021) pelo Ministério do Turismo e Antiguidades. A missão arqueológica espanhola chefiada por Maite Mascort e Esther Pons Melado, da Universidade de Barcelona, encontrou duas tumbas da 26ª Dinastia no sítio arqueológico de El-Bahnasa, em Minya. O período da 26ª Dinastia é conhecido como “Dinastia Saíta” porque a capital chamava-se Sais.
Essa equipe trabalha nessa área há quase trinta anos e já encontrou diversas tumbas das épocas Sais, Greco-romana e Copta. Dessa vez eles encontraram duas tumbas, onde uma delas estava intacta, com restos mortais e diversos artefatos.
Equipe envolvida na descoberta. Fotógrafo desconhecido, Facebook Ministry of Tourism and Antiquities. |
Não é a primeira vez que língua de ouro é encontrada nas escavações…. No início deste ano, uma descoberta em Alexandria também encontrou esse artefato. Veja mais detalhes no “Saiba mais”, no final desse artigo.
Sarcófago de calcário. Fotógrafo desconhecido, Facebook Ministry of Tourism and Antiquities. |
Resto mortal com língua de ouro. Fotógrafo desconhecido, Facebook Ministry of Tourism and Antiquities. |
Línguas de ouro. Fotógrafo desconhecido, Facebook Ministry of Tourism and Antiquities. |
De acordo com as informações dadas ao Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito pelo diretor dessa escavação e também Professor do Departamento Greco-romano da Faculdade de Arqueologia da Universidade do Cairo, Hassan Amer, na segunda tumba que fica ao lado da primeira e estava intacta e selada, a equipe encontrou um sarcófago de calcário com a tampa em forma de homem e dentro de dois nichos, vasos canópicos, 402 shabtis de faiança verde, amuletos e contas.
Sarcófago encontrado. Fotógrafo desconhecido, Facebook Ministry of Tourism and Antiquities. |
Shabits encontrados. Fotógrafo desconhecido, Facebook Ministry of Tourism and Antiquities. |
Artefato encontrado. Fotógrafo desconhecido, Facebook Ministry of Tourism and Antiquities. |
Artefato encontrado. Fotógrafo desconhecido, Facebook Ministry of Tourism and Antiquities. |
Artefatos encontrados. Fotógrafo desconhecido, Facebook Ministry of Tourism and Antiquities. |
Artefatos encontrados. Fotógrafo desconhecido, Facebook Ministry of Tourism and Antiquities. |
Até o momento os restos mortais não foram identificados e o trabalho da equipe continua. É provável que tenhamos mais informações posteriormente.
Saiba mais:
#EgitoAntigoeSeusMisterios #EgitoAntigo #AncientyEgypt #Descoberta #Discovery
Referência: Facebook Ministry of Tourism and Antiquities, 2021. Disponível em: https://www.facebook.com/tourismandantiq/posts/270289895132564. Acesso em 05 de Dezembro de 2021.
Referência: JAMILLE, Márcia. Mais restos humanos com “línguas de ouro” foram encontrados no Egito. Arqueologia Egípcia, 2021. Disponível em: http://arqueologiaegipcia.com.br/2021/12/05/mais-restos-humanos-com-linguas-de-ouro-foram-encontrados-no-egito/?fbclid=IwAR3SJMmyFYO6l9_sFBlsaw4VBm_I9Fqkhr-ITynxmPizhgPPimrtOqO6iQs. Acesso em 05 de Dezembro de 2021.
Referência: EL-AREF, Nevine. In Photos: Human remains with golden tongues unearthed in archaeological site in southern Egypt. Ahram Online, 2021. Disponível em: https://english.ahram.org.eg/NewsContent/9/40/443817/Antiquities/Ancient-Egypt/In-Photos-Human-remains-with-golden-tongues-uneart.aspx. Acesso em 05 de Dezembro de 2021.
Comentários
Postar um comentário