Missão arqueológica egípcia faz descoberta em sítio arqueológico a oeste de Alexandria

A missão arqueológica egípcia liderada por Mohaja Ramadan Abdel Qader, descobriu uma oficina de fabricação de cerâmica e um edifício de armazenamento da era greco-romana na área de Tabet Al-Motaweh, a oeste de Alexandria. O Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito anunciou esse grande feito na segunda-feira (11/04/2022).

#EgitoAntigoeSeusMisterios
Local da descoberta. Fotógrafo desconhecido,  Facebook Ministry of Tourism and Antiquities.

Local da descoberta. Fotógrafo desconhecido,  Facebook Ministry of Tourism and Antiquities.

De acordo com as informações do Dr. Mostafa Waziri, Secretário-Geral do Conselho Supremo de Antiguidades, essa oficina consistia em uma coleção de fornos e fez destaque para dois deles que foram escavados na rocha.
Desses dois fornos escavados na rocha, apenas um está em bom estado de conservação. Ele possui uma entrada em forma abobadada coberta com barro e fragmentos, por onde os trabalhadores da época passavam para poder alinhar as ânforas em fileiras.
Forno escavado na rocha. Fotógrafo desconhecido,  Facebook Ministry of Tourism and Antiquities.

Com os estudos que a equipe fez no local até o momento, já foi possível descobrir que a oficina foi utilizada em períodos posteriores. O lado norte foi usado na época bizantina como forno de cimento e na Idade Média foi destruído e transformado em um cemitério.
Nesse local foi encontrado em um dos fornos, o enterro de uma mulher grávida, o que mostra que os estudos feitos estão corretos.

Na área sul dos dois fornos escavados na rocha foi encontrado um outro edifício que provavelmente foi utilizado para guardar utensílios de uso diário, já que nele foi encontrado uma grande coleção de panelas de barro usadas para cozinhar.

Artefatos encontrados. Fotógrafo desconhecido,  Facebook Ministry of Tourism and Antiquities.

Além disso, foram encontradas treze câmaras feitas de pedra calcária que foram utilizadas para fins diversos, que datam da época ptolomaica.
Parte delas foram utilizadas como residência temporária dos trabalhadores. Entre as demais câmaras sabe-se que uma foi utilizada para rituais religiosos e orações. Uma segunda como cozinha, onde a equipe encontrou fogões e restos de ossos de animais, como restos de porcos, cabras, ovelhas e espinhas de peixes. E uma terceira câmera foi utilizada para a venda de panelas.

Detalhe de uma das câmaras encontradas. Fotógrafo desconhecido,  Facebook Ministry of Tourism and Antiquities.

A descoberta da equipe não parou por aí…. Em uma outra câmara eles encontraram no chão uma coleção grande de moedas da era ptolomaica, com os rostos de Alexandre (O Grande), da divindade Zeus e da rainha Cleópatra VII.
Em uma outra câmara foram encontradas duas estátuas grandes de terracota representando a divindade Harpocrates, uma estátua que representa um rei cujo nome não se sabe ainda devido ao mau estado de conservação da peça, um amuleto do deus Bes, um pedaço de uma estátua relacionada a fertilidade, parte de anzóis utilizados na pesca e uma âncora de um barco.

Moeda encontrada. Fotógrafo desconhecido,  Facebook Ministry of Tourism and Antiquities.

Artefatos encontrados. Fotógrafo desconhecido,  Facebook Ministry of Tourism and Antiquities.

Artefato encontrado. Fotógrafo desconhecido,  Facebook Ministry of Tourism and Antiquities.

Artefatos encontrados. Fotógrafo desconhecido,  Facebook Ministry of Tourism and Antiquities.

Artefatos encontrados. Fotógrafo desconhecido,  Facebook Ministry of Tourism and Antiquities.

Artefatos encontrados. Fotógrafo desconhecido,  Facebook Ministry of Tourism and Antiquities.

Além de todos esses achados incríveis feitos pela equipe egípcia, eles ainda conseguiram encontrar cem catacumbas escavadas na rocha, que foram destruídas. De acordo com a equipe, esse fato confirma que esse local foi utilizado antes da oficina de cerâmica ser construída.

Local da descoberta. Fotógrafo desconhecido,  Facebook Ministry of Tourism and Antiquities.

Muita coisa foi encontrada até o momento, mas ainda há a possibilidade de novos achados serem revelados porque o trabalho da equipe continua.

#EgitoAntigoeSeusMisterios #EgitoAntigo #AncientyEgypt #Descoberta #Discovery


Referência: الكشف عن ورشة لتصنيع الأواني الفخارية بمحافظة الإسكندرية.. Facebook Ministry of Tourism and Antiquities, 2022. Disponível em: https://www.facebook.com/tourismandantiq/posts/348586573969562. Acesso em 12 de Abril de 2022.

Referência: EL-AREF, Nevine. Graeco-Roman pottery workshop, storage facility unearthed in Alexandria. Ahram Online, 2022. Disponível em: https://english.ahram.org.eg/NewsContent/9/41/464431/Antiquities/GrecoRoman/GraecoRoman-pottery-workshop,-storage-facility-une.aspx. Acesso em 12 de Abril de 2022.

Referência: MARIE, Mustafa. Roman-era pottery manufacturing workshop discovered in Egypt’s Alexandria. Egypt Today, 2022. Disponível em: https://www.egypttoday.com/Article/4/114799/Roman-era-pottery-manufacturing-workshop-discovered-in-Egypt%E2%80%99s-Alexandria. Acesso em 12 de Abril de 2022.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Missão egípcia alemã anuncia grande descoberta no centro do Grande Templo de Heliópolis

Mais uma descoberta no Egito, agora em Alexandria

Tour Virtual ao Templo de Abu Simbel

Descoberta em Abu Sir revela materiais de mumificação da 26ª Dinastia

Ruínas de Heráclio encontrada submersa no Mediterrâneo

Descoberta a tumba do tesoureiro do faraó Ramsés II em Saqqara

Sarcófago externo do Faraó Ramsés III

Tumba da rainha Meresankh III

Tour em 3D na tumba do sacerdote Wahtye

O Egito revela a descoberta de 250 tumbas em Al-Hamidiyah