Descoberta de aqueduto em Taposiris Magna pode levar ao destino de Cleópatra VII
O trabalho da missão egípcia dominicana, chefiada por Kathleen Martinez, descobriu um sistema de túnel aqueduto na área do templo de Taposiris Magna, a oeste de Alexandria. O Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito, revelou os detalhes no dia 03/11/2022.
Essa equipe vem trabalhando na região há um bom tempo e anteriormente já havia feito descobertas importantes dentro do templo de Taposiris Magna, onde encontraram artefatos como moedas com imagens e o nome da rainha Cleópatra e de Alexandre (o Grande), diversas estátuas sem a cabeça, estátuas da deusa Ísis, várias inscrições, bustos, uma rede de túneis, 16 locais de sepultamento esculpidos na rocha e várias múmias da era greco-romana.
A nova fase do trabalho resultou na descoberta de um grande sistema de túnel aqueduto na área do templo de Taposiris Magna, que foi construído na rocha e está há 15 metros abaixo do solo. A construção tem 1.305 metros de comprimento e cerca de 2 metros de altura.
Entrada do túnel. Fotógrafo desconhecido, Facebook Ministry of Tourism and Antiquities. |
De acordo com a chefe da missão, a construção egípcia é uma réplica exata do túnel Eupalinos na Grécia, que tem 1.036 metros de comprimento e atravessa o Monte Kastro na ilha de Samos, na Grécia. Já o túnel egípcio que é mais comprido, vai do Lago Mariout até o Mar Mediterrâneo.
O túnel grego foi construído no século VI a.C. para servir de aqueduto e fornecer água potável e refúgio à cidade de Samos.
Detalhe do túnel. Fotógrafo desconhecido, Facebook Ministry of Tourism and Antiquities. |
Para entender melhor a importância e a grandiosidade dessa construção egípcia, basta lembrar que o túnel Eupalinos é considerado uma das mais importantes realizações de engenharia da antiguidade e um Patrimônio Cultural da UNESCO na Grécia.
A equipe revelou que parte desse túnel e do templo, que foi construído pelo faraó Ptolomeu II Filadelfo entre 280 a.C. e 270 a.C., estão submersos nas águas do Mar Mediterrâneo e isso se deve ao fato de que no passado ocorreram diversos terremotos nessa região. Essa parte da descoberta foi possível graças ao trabalho das equipes arqueológicas subaquáticas liderada pela Universidade Dominicana de Santo Domingo em cooperação com a equipe arqueológica subaquática egípcia de Alexandria.
Estudo do local. Fotógrafo desconhecido, Facebook Ministry of Tourism and Antiquities. |
Detalhe do túnel. Fotógrafo desconhecido, Facebook Ministry of Tourism and Antiquities. |
Detalhe do túnel. Fotógrafo desconhecido, Facebook Ministry of Tourism and Antiquities. |
Essa foi a primeira vez que uma parte submersa de um complexo foi descoberta por meio de pesquisa visual!
Até o momento foram encontrados potes de cerâmica, ânforas, blocos retangulares de calcário, 2 cabeças de alabastro de uma esfinge, uma estátua desconhecida do período ptolomaico e inscrições em uma parede dentro do túnel que ainda estão sendo estudadas.
Artefato encontrado. Fotógrafo desconhecido, Facebook Ministry of Tourism and Antiquities. |
Artefato encontrado. Fotógrafo desconhecido, Facebook Ministry of Tourism and Antiquities. |
O trabalho dessa equipe continua, portanto novas descobertas podem ser reveladas a qualquer momento.
Quem sabe esse seja o caminho para encontrar o destino final de Cleópatra VII, uma das rainhas mais famosas da história!
#EgitoAntigoeSeusMisterios #EgitoAntigo #AncientyEgypt #Descoberta #Discovery
Referência: الكشف عن نفق صخري بمنطقة معبد تابوزيريس ماجنا غرب الإسكندرية. Facebook Ministry of Tourism and Antiquities, 2022. Disponível em: https://www.facebook.com/tourismandantiq/posts/pfbid08jo8GwLfawHJeB2cyWCxG6ihqpWVTLX91DfmrUX4aQEdL9xeCQdcCF6X3zfjBCzSl. Acesso em 18 de Novembro de 2022.
Referência: El-Aref,Nevine. In Photos: Ancient Greek-replica monumental tunnel-aqueduct system discovered west of Alexandria. Ahram Online, 2022. Disponível em: https://english.ahram.org.eg/News/479063.aspx. Acesso em 18 de Novembro de 2022.
Comentários
Postar um comentário