Descoberta ruínas do templo de Buto em Kafr El-Sheikh
O trabalho da missão arqueológica egípcia, liderada por Hossam Ghoneim (Diretor Geral de Antiguidades de Kafr El-Sheikh) e afiliada ao Conselho Supremo de Antiguidades, revelou uma nova descoberta em Tel Al-Farayeen, Kafr El-Sheikh, no norte do Delta do Nilo. Os detalhes da descoberta foram revelados pelo Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito no dia 16/11/2022.
Local da descoberta. Fotógrafo desconhecido. Facebook Ministry of Tourism and Antiquities. |
O trabalho dessa equipe já havia revelado anteriormente um enorme edifício de pedra com ferramentas usadas em rituais religiosos e diversas cenas esculpidas em marfim e incrustadas com ouro e gravuras hieroglíficas.
Agora a equipe encontrou as ruínas do corredor das colunatas do Templo de Buto, da 26ª dinastia (período Sawi).
Local da descoberta. Fotógrafo desconhecido. Facebook Ministry of Tourism and Antiquities. |
De acordo com a explicação de Mostafa Waziri, Secretário-Geral do Conselho Supremo de Antiguidades, essa descoberta revelou uma parte muito importante do templo, que dá uma noção da construção original, que ocupa uma área de 11 acres.
Waziri informou também que toda essa área era cercada por uma enorme parede de tijolos de barro, construída durante o Novo Império. E que durante o período Sawi, aumentaram a altura da parede.
Local da descoberta. Fotógrafo desconhecido. Facebook Ministry of Tourism and Antiquities. |
Entre as ruínas, no extremo sudoeste do templo, é possível ver um salão contendo 3 colunas alinhadas com um provável papiro no topo, que era muito comum na arte desse período, e que está associado à divindade Wadjet, deusa protetora do Baixo Egito. Essa parte revelada do salão mede 6,5m x 4,5m.
Detalhe das colunas. Fotógrafo desconhecido. Facebook Ministry of Tourism and Antiquities. |
No local foi encontrado também um pequeno santuário de calcário, contendo potes e vasos que foram usados em rituais religiosos, pedras decoradas retratando cenas da época, um relevo de calcário que retrata uma divindade com cabeça de pássaro usando uma coroa branca cercada por penas, que acredita-se ser Nekhpet ou Mut.
Relevo de calcário que retrata uma divindade com cabeça de pássaro. Fotógrafo desconhecido. Facebook Ministry of Tourism and Antiquities |
Relevo encontrado. Fotógrafo desconhecido. Facebook Ministry of Tourism and Antiquities. |
De acordo com Ayman Ashmawi, Chefe do Setor de Antiguidades Egípcias Antigas do Conselho Supremo de Antiguidades, o santuário encontrado pode ter sido construído para poder preservar pequenas estátuas dedicadas ao templo.
Local da descoberta. Fotógrafo desconhecido. Facebook Ministry of Tourism and Antiquities. |
A equipe segue trabalhando no local e todos esperam que eles encontrem mais evidências em breve.
#EgitoAntigoeSeusMisterios #EgitoAntigo #AncientyEgypt #Descoberta #Discovery
Referência: Facebook Ministry of Tourism and Antiquities, 2022. Disponível em: https://www.facebook.com/tourismandantiq/posts/pfbid0zUgzScRDPznjMZ8WuVkqCvwx4ySHc7QokjoZUpQgCvjWArABVWgLjwXyuitdJhWYl. Acesso em 11 de Dezembro de 2022.
Referência: EL-AREF,Nevine. In Photos: Egyptian mission uncovers remains of colonnades hall of 26th Dynasty Butu Temple. Ahram Online, 2022. Disponível em: https://english.ahram.org.eg/NewsContent/9/40/479935/Antiquities/Ancient-Egypt/In-Photos-Egyptian-mission-uncovers-remains-of-col.aspx. Acesso em 11 de Dezembro de 2022.
Comentários
Postar um comentário