Postagens

Mostrando postagens de julho, 2020

Grupo Facebook - Egito Antigo e seus mistérios (Oficial)

Imagem
Esse grupo foi criado em 04/06/2020 para reunir pessoas que amam a história do Egito Antigo da época dos faraós e que queiram compartilhar conhecimento baseado na arqueologia e egiptologia. Não são aceitas postagens que não tenham a ver com o tema. Para ser membro do grupo Egito Antigo e seus mistérios (Oficial), clique no link abaixo: Grupo Egito Antigo e seus mistérios (Oficial) #EgitoAntigoeSeusMisterios #EgitoAntigo #AncientyEgypt #Facebook

Novos livros chegando

O arqueólogo e egiptólogo Egípcio Dr. Zarih Hawass está escrevendo uma enciclopédia sobre as pirâmides do Egito. Essa enciclopédia vai conter todas as novas descobertas!!! Segundo Zarih, não há muitos livros atualizados escritos em árabe e por isso, essa enciclopédia será em árabe. Para quem sabe árabe, aproveite porque os livros dele são muito bons. Para nós brasileiros, vamos torcer para que essa enciclopédia seja traduzida para nós. Acredito que isso aconteça porque já existem muitos livros do Zarih traduzidos para nossa língua. Vamos ficar de olho. A publicação será em breve!!! Para mais detalhes, acesse: Nova enciclopédia do Zarih Hawass #EgitoAntigoeSeusMisterios #EgitoAntigo #AncientyEgypt #DicadeLeitura #ReadingTip Referência: HAWASS,Zarih. Facebook ,2020. Disponível em: https://www.facebook.com/112384738789408/photos/a.1727105593983973/3628849097142937/. Acesso em 29 de Julho de 2020.

Descoberta intrigante após tomografia em pequenas múmias

Imagem
Divulgado em: 25/07/2020 No museu de Haifa, em Israel, há duas peguenas múmias egípcias em sarcófagos, que segundo registros antigos continham coração humano mumificado. Elas estão há cerca de 50 anos nesse museu. Tomografias computadorizadas das múmias Osíris (esquerda) e Hórus (direita). Fotógrafo Rambam Health Care Campus, Live Science. Durante uma reorganização de cada artefato para manter a preservação de todos eles, os curadores do museu encontraram essas duas múmias e perceberam que não se sabia muito sobre elas. Segundo Ron Hillel, registrador e chefe de gerenciamento de coleções do Museu de Haifa, essas múmias tem mais de 2.000 anos. De acordo com o relato de Hillel: "Os registros observaram que continham corações mumificados, mas "nós fizemos a pesquisa e não fazia sentido". Frequentemente, (mas nem sempre) "os corações foram deixados no corpo" das múmias egípcias porque os antigos egípcios pensavam que quando as pessoas morressem, seus corações seria

Egiptólogo Richard Lepsius

Saiba um pouco mais sobre o egiptólogo alemão Richard Lepsius, que auxiliou a estabelecer uma cronologia da história do Egito Antigo, com esse resumo do Museu Egípcio e RosaCruz Tutankhamon. Acesse: Richard Lepsius #EgitoAntigoeSeusMisterios #EgitoAntigo #AncientyEgypt #Artigo #Article Referência: Facebook ,2020. Disponível em: https://www.facebook.com/museuegipcioerosacruz/posts/3174877809264312. Acesso em 29 de Julho de 2020.

A batalha das pirâmides

Bem interessante esse pequeno resumo da batalha das pirâmides, feito pelo Museu Egípcio e RosaCruz Tutankhamon. Acesse: A batalha das pirâmides #EgitoAntigoeSeusMisterios #EgitoAntigo #AncientyEgypt #Artigo #Article Referência: Facebook , 2020. Disponível em: https://www.facebook.com/museuegipcioerosacruz/photos/a.951497194935729/3183827415036018/. Acesso em 29 de Julho de 2020.

Estátua de Sekhmet em 3D

Imagem
Esse modelo em 3D do Museu Britânico refere-se a uma estátua da deusa Sekhmet, feita de granodiorito com 1,55m de altura, 0,38m de largura, 0,35m de profundidade e com aproximadamente 500 quilos, pertencente à 18ª dinastia. Captura de tela do Sketchfab. Nessa estátua a deusa está representada em pé, com um cajado de papiro a sua frente. Infelizmente a base e os braços não estão completos. Para ver o modelo 3D da estátua, clique no link abaixo: Modelo em 3D Essa é apenas uma das belas estátuas feitas pela antiga civilização egípcia. #EgitoAntigoeSeusMisterios #EgitoAntigo #AncientyEgypt #Artefato #Artifact Referência: Sekhmet. The British Museum . Disponível em: https://sketchfab.com/3d-models/sekhmet-ec3713c4fc63498d933e6403b0180109. Acesso em 26 de Julho de 2020.

Estela de Roseta em 3D

Veja os detalhes em 3D da Estela de Roseta, do Museu Britânico. Acesse: Estela em 3D #EgitoAntigoeSeusMisterios #EgitoAntigo #AncientyEgypt #Artefato #Artifact Referência: The Rosetta Stone. The British Museum . Disponível em: https://sketchfab.com/3d-models/the-rosetta-stone-1e03509704a3490e99a173e53b93e282. Acesso em 26 de Julho de 2020.

Modelo em granito da cabeça de Amenemhat III em 3D

Imagem
Veja os detalhes em 3D dessa cabeça de granito de Amenemhat III, do Museu Britânico. Não deixe de clicar nas numerações que aparecem na imagem em 3D, para poder ler as informações. Captura de tela do Sketchfab. Clique aqui para ver o modelo em 3D #EgitoAntigoeSeusMisterios #EgitoAntigo #AncientyEgypt #Artefato #Artifact Referência: Granite head of Amenemhat III. The British Museum . Disponível em: https://sketchfab.com/3d-models/granite-head-of-amenemhat-iii-64d0b7662b59417986e9d693624de97a. Acesso em 26 de Julho de 2020.

Papiro do julgamento dos culpados da morte do Faraó Ramsés III

Imagem
Esse é o famoso papiro que relata o julgamento de todos os culpados pela conspiração que resultou na morte do faraó Ramsés III. O personagem principal dessa tragédia foi um dos filhos do faraó, o príncipe Pentawere. Papiro da conspiração do harém. Fotógrafo desconhecido, Museo Egizio. O príncipe Pentawere é conhecido hoje em dia como a "múmia do homem que grita", que forjou a morte do próprio pai no caso conhecido como a "conspiração do harém". Pentawere foi punido com o próprio suicídio e seu corpo não recebeu uma mumificação. Ele foi enrolado em uma pele de ovelha, o que simbolizava que ele era impuro e seria punido no além também. Seu corpo foi encontrado em Deir el Bahari, local onde sacerdotes das dinastias 21 e 22 esconderam diversos membros reais de dinastias anteriores. Isso para escapar dos ladrões de túmulos, que muitas vezes não só saqueavam a tumba como também danificavam a múmia. Esse papiro foi adquirido por Bernardino Drovetti em 1824. Papiro da consp

Papiro da lista dos reis de Turim

Imagem
Esse papiro que está no Museu de Turim é proveniente de Tebas e foi adquirido por Bernardino Drovetti em 1842. Ele também é conhecido como "Cânone Real de Turim" e é da época do faraó Ramsés II. Papiro da lista dos reis de Turim. Fotógrafo desconhecido,Museo Egizio. Ele contém uma lista com os nomes de vários oficiais dos templos de Sobek e Amon e de oficiais que ficavam na fronteira sul do Egito. O verso desse papiro contém uma lista de reis que governaram o Egito, incluindo deuses, até o segundo período intermediário (1650 aC). Aqui temos por exemplo os deuses Geb, Osíris, Hórus, Seth, Maat entre outros deuses e Narmer (3100 aC). O papiro está fragmentado, mas com os pedaços que restaram foi possível montar esse "quebra-cabeça". Papiro da lista dos reis de Turim. Fotógrafo desconhecido,Museo Egizio. Papiro da lista dos reis de Turim. Fotógrafo desconhecido,Museo Egizio. Papiro da lista dos reis de Turim. Fotógrafo desconhecido,Museo Egizio. Papiro da lista dos rei

Estátua de Ramsés II em 3D

Veja os detalhes em 3D dessa estátua de Ramsés II, do Museu Britânico. Não deixe de clicar nas três numerações que aparecem na imagem, para poder ler as informações. Acesse: Estátua em 3D #EgitoAntigoeSeusMisterios #EgitoAntigo #AncientyEgypt #Artefato #Artifact Referência: Statue of Ramesses II, the 'Younger Memnon'. The British Museum . Disponível em: https://sketchfab.com/3d-models/statue-of-ramesses-ii-the-younger-memnon-42cc89bb3fd840d7b0356bd536379a92. Acesso em 25 de Julho de 2020.

Estátua de Amenhotep III em 3D

Veja os detalhes em 3D dessa estátua de Amenhotep III, do Museu Britânico. Não deixe de clicar nas três numerações que aparecem na imagem, para poder ler as informações. Acesse: Estátua em 3D #EgitoAntigoeSeusMisterios #EgitoAntigo #AncientyEgypt #Artefato #Artifact Referência: Seated statue of Amenhotep III. The British Museum . Disponível em: https://sketchfab.com/3d-models/seated-statue-of-amenhotep-iii-53bbed1b8c034cb5ba4f719b5a98e771. Acesso em 25 de Julho de 2020.

Jogo Senet - Vídeo

O jogo Senet, que significa passagem, existe desde a época do período pré-dinástico (antes dos faraós), mas poucos sabem o que ele realmente significava... Hoje em dia, se tem conhecimento de uns 80 exemplares que foram encontrados em tumbas. Só na tumba do faraó Tutankhamon, foram encontrados pelo menos 5 exemplares. Nesse vídeo do Museu Egípcio e RosaCruz Tutankhamon, os historiadores Vivian Tedardi e Ewerson Dubiela explicam toda a história em torno desse jogo. Vale muito a pena assistir!!! Acesse: Jogo Senet #EgitoAntigoeSeusMisterios #EgitoAntigo #AncientyEgypt #Video Referência: Vencendo a morte - o jogo egípcio Senet. Museu Egípcio e RosaCruz Tutankhamon ,2020. Disponível em: https://www.facebook.com/museuegipcioerosacruz/videos/2688084044846420/. Acesso em 24 de Julho de 2020.

Carta de Carter pra Newberry

O instituto Griffith Institute, University of Oxford possui muitos arquivos de correspondência entre egiptólogos. E um desses arquivos é muito interessante... Nele Howard Carter, responsável pela descoberta do túmulo do faraó Tutankhamon, escreveu uma carta para Percy Newberry em 1928, pedindo auxílio na descoberta de um dos achados no túmulo do faraó. Veja a carta, a tradução dos hieróglifos e as imagens de um dos achados, a efígie de Tutankhamon. Acesse: Carta de Carter pra Newberry #EgitoAntigoeSeusMisterios #EgitoAntigo #AncientyEgypt #Artigo #Article Referência: Maessen,Marcel. Carter writes to Newberry, 1928. Dr Zahi The man with the hat ,2015. Disponível em: http://www.drhawass.com/wp/carter-writes-to-newberry-1928by-marcel-maessen/. Acesso em 24 de Julho de 2020

A estela de Tutmés IV

Imagem
Muitos tem conhecimento de que entre as patas da grande esfinge (momunento do Faraó Quéfren da quarta dinastia (2558 aC à 2532 aC)), existe uma estela, mas poucos sabem o que ela relata... A estela de Tumés IV. Fotógrafo desconhecido, Ministério do Turismo e Antiguidades - Egy Monuments. Essa estela relata momentos de vigor da juventude do então príncipe Tutmés IV em caçadas à leões e um sonho que ele teve. Segundo os escritos, o príncipe sentou-se à sombra da esfinge, que naquela época estava parcialmente encoberta pela areia, para descansar e acabou dormindo. Ele sonhou que a grande esfinge conversava com ele disfarçada do deus solar Horemakhet ("Hórus no horizonte"), pedindo à ele que removesse toda a areia que a cobria e em troca, a esfinge seria seu guia e faria dele um faraó. O fato é que o príncipe Tutmés IV cumpriu sua parte, ordenando que a esfinge fosse totalmente desenterrada. Em seguida, ele deixou o registro do ocorrido em uma estela, que encontra-se até hoje ent

Explorando a tumba de Tothmea - Parte III

Esse vídeo do Museu Egípcio e RosaCruz Tutankhamon, explica mais uma parte da tumba da múmia Tothmea (18ª dinastia), com os historiadores Vivian Tedardi e Ewerson Dubiela. Acesse o vídeo no link https://www.facebook.com/museuegipcioerosacruz/videos/605043270440969/ #EgitoAntigoeSeusMisterios #EgitoAntigo #AncientyEgypt #Video Referência: Explorando a tumba de Tothmea - Parte III. Museu Egípcio e RosaCruz Tutankhamon , 2020. Disponível em: https://www.facebook.com/museuegipcioerosacruz/videos/605043270440969/. Acesso em 23 de Julho de 2020.

Nova descoberta sobre a morte da "Múmia da mulher que grita"

Imagem
Divulgado em: 16/07/2020. Muitos já ouviram falar na "múmia que grita" e que essa múmia era de um homem... Então por que estamos falando de uma mulher agora? Para que não haja confusão, eu vou explicar... Existem duas múmias conhecidas como "a múmia que grita", só que uma é um homem e a outra uma mulher. A múmia do homem (múmia do homem que grita), refere-se ao príncipe Pentawere, filho do faraó Ramsés III, que forjou a morte do próprio pai no caso conhecido como a "conspiração do harém". Pentawere foi punido com o próprio suicídio e seu corpo não recebeu uma mumificação. Ele foi enrolado em uma pele de ovelha, o que simbolizava que ele era impuro e seria punido no além também. Seu corpo foi encontrado em Deir el Bahari, local onde sacerdotes das dinastias 21 e 22 esconderam diversos membros reais de dinastias anteriores. Isso para escapar dos ladrões de túmulos, que muitas vezes não só saqueavam a tumba como também danificavam a múmia. A múmia da mulher (

Entrevista do egiptólogo Dr. Zarih Hawass na exposição Tutankhamon em Londres

Veja a entrevista de novembro/2019 na exposição Tutankhamon em Londres, com o Dr. Zarih Hawass. Vale a pena assistir!!! Acesse o link em https://youtu.be/1rqeqjCvvtM #EgitoAntigoeSeusMisterios #EgitoAntigo #AncientyEgypt #Artigo #Article Referência: Interview at Tutankhamun Exhibition, London. Dr Zarih Hawass The man with the hat ,2020. Disponível em: http://www.drhawass.com/wp/interview-at-tutankhamun-exhibition-london/. Acesso em 23 de Julho de 2020.

Old Kingdom

Que tal aprender um pouco sobre o reino antigo do Egito, com muita descontração? O jogo Predynastic Egypt, da Clarus Victoria nos permite aprender brincando!!! Saiba um pouco mais sobre esse jogo: "Simulador de estratégia do período das Grandes Pirâmides, onde você segue seu caminho desde a unificação das tribos egípcias até a fundação do primeiro império. Desenvolvido com a assistência de egiptólogos. Disponível no Steam e em outras lojas!. Depois de migrar para o Baixo Egito, você se estabelecerá em Memphis, que pode ser transformada no principal centro econômico do Egito. Explore seu entorno, desenvolva a economia, construa as Grandes Pirâmides, mas lembre-se sempre de que seu destino está nas mãos de vários deuses egípcios." (Clarus Victoria). Esse jogo está disponível nas plataformas: Windows, Mac OS, Linux, Android e IOS. Para mais detalhes, acessem o site https://clarusvictoria.com . A apresentação do jogo está disponível em https://youtu.be/-wgN5BpKssY #EgitoAntigoeSe

Predynastic Egypt

Que tal aprender um pouco sobre o período pré-dinástico do Egito Antigo (período antes dos faraós), com muita descontração? O jogo Predynastic Egypt, da Clarus Victoria nos permite aprender brincando!!! Saiba um pouco mais sobre esse jogo: "Civilização do Egito é uma estratégia baseada em turnos, construída sobre a história do Egito Antigo. No jogo, você atuará como o braço direito do todo-poderoso Hórus, governante do Egito no período pré-dinástico. A partir de 5000 aC, você guiará os egípcios através de todas as dificuldades para a prosperidade e o poder. Prepare-se para marchar para terras distantes, combater catástrofes e dificuldades." (Clarus Victoria). Esse jogo está disponível nas plataformas: Windows, Mac OS, Linux, Android e IOS. Para mais detalhes, acessem o site https://clarusvictoria.com . A apresentação do jogo está disponível em https://youtu.be/bpXfLQ7U0BE #EgitoAntigoeSeusMisterios #EgitoAntigo #AncientyEgypt #Jogo #Match Referência: Predynastic Egypt. Clarus

Templo de Khnum

Imagem
Esse templo é dedicado à um dos deuses mais antigos do Egito Antigo, o Deus Khnum. Esse deus é representado com a imagem de um homem com cabeça de carneiro e chifres horizontais. Ele poderia ser representado também com a imagem de um carneiro com chifres horizontais retorcidos. Frente do Templo de Khnum. Fotógrafo desconhecido, A mochila e o mundo. "Em alguns casos é representado por um homem com quatro cabeças de carneiro que simbolizavam, segundo o egiptólogo Karl H. Burgsh, o fogo, o ar, a terra e a água. Também se afirma que tais cabeças referem-se a quatro deuses muito ligados a Khnum: Geb e Shu, representando o poder criador da divindade; Rá, que foi criado a partir do ovo modelado por Khnum e Osíris, que foi ressuscitado pelo deus em Elefantina. Uma terceira hipótese afirma que as quatro cabeças seriam os quatro pontos cardeais." (Fascínio Egito). O Deus Khnum é um dos deuses relacionados à criação. Ele modelava em seu torno de oleiro, o corpo e o Ka dos deuses e do ho

Barco funerário de madeira

Imagem
No Egito Antigo, os barcos funerários eram utilizados para transportar o corpo do morto (múmia) para seu local de sepultamento. Esses barcos eram acompanhados por sacerdotes funerários e parentes do morto. Era comum ter a representação de duas mulheres, a Deusa Ísis e a Deusa Néftis, de joelhos em posição de lamentação pela morte (isso vinha pelo simbolismo da lamentação da morte de Osíris). O barco da imagem abaixo pertence ao Museu da Mumificação e foi feito em madeira. Modelo de barco funerário em madeira (Museu da Mumificação). Fotógrafo Walid Eliwa - MoTA, Ministério do Turismo e Antiguidades - Egy Monuments. Modelo de barco funerário em madeira (Museu da Mumificação). Fotógrafo Walid Eliwa - MoTA, Ministério do Turismo e Antiguidades - Egy Monuments. Modelo de barco funerário em madeira (Museu da Mumificação). Fotógrafo Walid Eliwa - MoTA, Ministério do Turismo e Antiguidades - Egy Monuments. #EgitoAntigoeSeusMisterios #EgitoAntigo #AncientyEgypt #Artefato #Artifact Referência: A