Descoberta intrigante após tomografia em pequenas múmias

Divulgado em: 25/07/2020

No museu de Haifa, em Israel, há duas peguenas múmias egípcias em sarcófagos, que segundo registros antigos continham coração humano mumificado. Elas estão há cerca de 50 anos nesse museu.

#EgitoAntigoeSeusMisterios
Tomografias computadorizadas das múmias Osíris (esquerda) e Hórus (direita). Fotógrafo Rambam Health Care Campus, Live Science.


Durante uma reorganização de cada artefato para manter a preservação de todos eles, os curadores do museu encontraram essas duas múmias e perceberam que não se sabia muito sobre elas. Segundo Ron Hillel, registrador e chefe de gerenciamento de coleções do Museu de Haifa, essas múmias tem mais de 2.000 anos.

De acordo com o relato de Hillel: "Os registros observaram que continham corações mumificados, mas "nós fizemos a pesquisa e não fazia sentido". Frequentemente, (mas nem sempre) "os corações foram deixados no corpo" das múmias egípcias porque os antigos egípcios pensavam que quando as pessoas morressem, seus corações seriam pesados ​​contra uma pena representando maat, um conceito egípcio que inclui verdade e justiça. Se o coração pesasse o mesmo ou menos que a pena, essas pessoas ganhariam a vida eterna; se não, eles seriam destruídas." (LIVE SCIENCE,2020).

A partir dessa desconfiança em relação ao verdadeiro conteúdo desses sarcófagos, uma tomografia computadorizada (TC) foi feita no Hospital Rambam e para surpresa de todos os envolvidos, os sarcófagos não continham coração humano mumificado!!!

Dra. Marcia Javitt (centro) e seus colegas seguram as múmias e os sarcófagos ao lado do tomógrafo. Fotógrafo Rambam Health Care Campus, Live Science.


Uma das múmias de aproximadamente 45cm de comprimento, que tem uma forma que representa o Deus Osíris está cheia de grãos e lama, o que é conhecido como múmia de milho ou grãos.
"Durante os festivais de Osíris, os antigos egípcios os produziam", disse Hillel. "Seria uma mistura de argila ou areia com esses grãos, e então eles a mergulhariam na água e os grãos germinariam". Com efeito, este ato ligaria Osíris à morte, vida e fertilidade da Terra. (LIVE SCIENCE,2020).

O topo do sarcófago. Fotografia Da coleção do Museu Marítimo Nacional (Haifa), Live Science.

O fundo do sarcófago pertencente à múmia de Osíris. Fotografia Da coleção do Museu Marítimo Nacional (Haifa), Live Science.

A múmia de milho da antiga divindade egípcia Osíris. Fotografia Da coleção do Museu Marítimo Nacional (Haifa), Live Science.


A segunda múmia de aproximadamente 25 cm de comprimento contém restos de um pássaro (provavelmente um falcão) que representa o Deus Hórus (divindade associada ao céu e aos faraós), sem a pata esquerda e sem alguns órgãos. O pescoço desse pássaro está quebrado e acredita-se que isso tenha ocorrido após a morte do animal. Segundo Marcia Javitt, presidente de radiologia do Hospital Rambam em Haifa e professora adjunta de radiologia na Universidade George Washington, em Washington, ninguém sabe explicar o motivo.

A múmia da divindade com cabeça de falcão, Hórus. Fotografia Da coleção do Museu Marítimo Nacional (Haifa), Live Science.


Mais estudos serão feitos para que se possa descobrir mais detalhes e segundo Hillel, o Museu de Haifa pode fazer uma exposição especial em torno dessas duas "múmias".

#EgitoAntigoeSeusMisterios #EgitoAntigo #AncientyEgypt #Descoberta #Discovery


Referência: GEGGEL, Laura. Little ancient Egyptian mummies hold surprises inside … and they aren't human. Live Science,2020. Disponível em: https://www.livescience.com/ancient-egypt-grain-mummy.html. Acesso em 29 de Julho de 2020.

Referência: Tomografia revela que múmias egípcias não são humanas. Revista Planeta,2020. Disponível em: https://www.revistaplaneta.com.br/tomografia-revela-que-mumias-egipcias-nao-sao-humanas/. Acesso em 29 de Julho de 2020.

Referência: PREVIDELLI,Fabio. Após tomografia, cientistas descobrem surpresa inusitada sobre múmias: elas não eram humanas. Aventuras na História,2020. Disponível em: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/historia-hoje/apos-tomografia-cientistas-descobrem-surpresa-inusitada-sobre-mumias-elas-eram-humanas.phtml. Acesso em 29 de Julho de 2020.

Referência: Múmias passam por tomografia e cientistas descobrem que elas não são humanas. Revista Galileu,2020. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/amp/Ciencia/Arqueologia/noticia/2020/07/cientistas-fazem-tomografia-em-mumias-e-descobrem-que-elas-nao-sao-humanas.html. Acesso em 29 de Julho de 2020.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Missão egípcia alemã anuncia grande descoberta no centro do Grande Templo de Heliópolis

Mais uma descoberta no Egito, agora em Alexandria

Tour Virtual ao Templo de Abu Simbel

Descoberta em Abu Sir revela materiais de mumificação da 26ª Dinastia

Ruínas de Heráclio encontrada submersa no Mediterrâneo

Descoberta a tumba do tesoureiro do faraó Ramsés II em Saqqara

Sarcófago externo do Faraó Ramsés III

Tumba da rainha Meresankh III

Tour em 3D na tumba do sacerdote Wahtye

O Egito revela a descoberta de 250 tumbas em Al-Hamidiyah