Descoberta cervejaria com mais de 5.000 anos em Abidos

Divulgado em: 13/02/2021.

O Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito divulgou sua nova descoberta no dia 13/02/2021, a cervejaria com produção em escala industrial mais antiga do mundo, com mais de 5.000 anos, encontrada na parte norte de Abidos em Sohag. Essa descoberta é fruto do trabalho da missão arqueológica egípcia-americana, que é chefiada pelo Dr. Matthew Adams, da Universidade de Nova York e pela Dra. Deborah Fishak, da Universidade de Princeton.

#EgitoAntigoeSeusMisterios
Descoberta de cervejaria em Abidos. Fotógrafo desconhecido, Facebook Ministry of Tourism and Antiquities.

De acordo com explicações do Dr. Mostafa Waziry, Secretário-Geral do Conselho Supremo de Antiguidades, essa cervejaria data da época do faraó Narmer (primeiro faraó da 1ª dinastia). Ele chegou a dar detalhes sobre essa fábrica: "Consiste em oito grandes instalações semi-subterrâneas com uma área de 20m de comprimento x 2,5m de largura x 40cm de profundidade, que foram utilizadas como unidades para a produção de cerveja, pois cada setor continha cerca de 40 grandes cubas de cerâmica (cerca de 65-70 cm de diâmetro, 70 cm de profundidade) dispostas em duas fileiras para aquecer a mistura de grãos e água em um processo chamado "maceração", momento em que os ingredientes fermentavam para produzir a cerveja, e cada cuba é mantida no lugar por anéis de escoras de barro". (FACEBOOK MINISTRY OF TOURISM AND ANTIQUITIES,2021).

Cervejaria em Abidos. Fotógrafo desconhecido, Facebook Ministry of Tourism and Antiquities.

Cervejaria em Abidos. Fotógrafo desconhecido, See News.

Cervejaria em Abidos. Fotógrafo desconhecido, Facebook Ministry of Tourism and Antiquities.

Os estudos comprovaram que essa cervejaria tinha uma produção grande de cerveja, chegando a produzir cerca de 22.400 litros por lote.

É comum encontrar indícios de produção de cerveja durante a história do Egito antigo, mas em escala industrial como a dessa descoberta é a primeira vez.

Cervejaria em Abidos. Fotógrafo desconhecido, See News.

Com relação a localização da cervejaria, que estava em uma grande área desértica de exclusividade dos primeiros faraós, o Dr. Mattew Adams (chefe da missão) acredita que pode ter sido para suprir os cultos funerários que aconteciam no interior das tumbas dos faraós. Segundo ele, durante escavações nesse local foram encontradas evidências do uso da cerveja nos rituais de sacrifício (não foi divulgado se eram sacrifícios humanos ou de animais).

É importante ressaltar que os antigos faraós utilizaram Abidos para construir suas necrópoles reais e seus templos funerários.

O Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito fez um comentário sobre essa descoberta: "É importante notar que vários arqueólogos britânicos descobriram esta planta no início do século 20, sua localização não foi determinada com precisão, e a atual expedição foi capaz de reposicionar e descobrir a planta e seu conteúdo". (FACEBOOK MINISTRY OF TOURISM AND ANTIQUITIES,2021).

Essa descoberta veio para contar parte da história que não conhecíamos e também trazer novos aprendizados sobre a cultura dessa grande civilização. Ainda temos muito a aprender sobre eles.

#EgitoAntigoeSeusMisterios #EgitoAntigo #AncientyEgypt #Descoberta #Discovery


Referência: Discovery of what is believed to be the oldest brewery in Abydos. Facebook Ministry of Tourism and Antiquities,2021. Disponível em: https://www.facebook.com/moantiquities/posts/3821072334605055. Acesso em 15 de Fevereiro de 2021.

Referência: DASHISH,Ali Abu. World`s Oldest Brewery Discovered in Abydos. See News,2021. Disponível em: https://see.news/oldest-brewery-in-world-discovered-in-abydos. Acesso em 15 de Fevereiro de 2021.

Referência: AREF,Nevine El. In Photos: The world’s oldest industrial-scale brewery may have been uncovered in Egypt. Ahram Online,2021. Disponível em: http://english.ahram.org.eg/NewsContent/9/40/403976/Heritage/Ancient-Egypt/In-Photos-The-world%E2%80%99s-oldest-industrialscale-brewe.aspx. Acesso em 15 de Fevereiro de 2021.

Referência: JAMILLE,Márcia. Cervejaria de mais de 5.000 anos é encontrada no Egito. Arqueologia Egípcia,2021. Disponível em: http://arqueologiaegipcia.com.br/2021/02/14/cervejaria-de-mais-de-5-000-anos-e-encontrada-no-egito. Acesso em 15 de Fevereiro de 2021.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Missão egípcia alemã anuncia grande descoberta no centro do Grande Templo de Heliópolis

Mais uma descoberta no Egito, agora em Alexandria

Tour Virtual ao Templo de Abu Simbel

Descoberta em Abu Sir revela materiais de mumificação da 26ª Dinastia

Ruínas de Heráclio encontrada submersa no Mediterrâneo

Descoberta a tumba do tesoureiro do faraó Ramsés II em Saqqara

Sarcófago externo do Faraó Ramsés III

Tumba da rainha Meresankh III

Tour em 3D na tumba do sacerdote Wahtye

O Egito revela a descoberta de 250 tumbas em Al-Hamidiyah