A estátua da ama de leite do faraó Tutankhamon
Essa estátua feita em calcário representa Maya, a ama de leite do faraó Tutankhamon, e o próprio faraó ainda criança sendo amamentado. Ela foi descoberta no cemitério de animais sagrados em Saqqara em 1968.
Estátua de Maya amamentando o faraó Tutankhamon. Fotógrafo desconhecido, Portal do Ministério de Turismo e Antiguidades do Egito. |
Segundo o Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito, é bem provável que a estátua estivesse em algum compartimento da tumba de Maya, em Saqqara, antes de ter sido levada para o cemitério de animais, entre o período tardio ou ptolomaico. Isso porque a tumba de Maya foi usada no período tardio para sepultamento de gatos.
“A tumba de Maya é dividida em dois níveis onde no superior existem duas câmaras para cultos e no inferior câmaras funerárias; é na primeira capela do nível superior onde encontra-se uma breve biografia da Maya, inclusive uma das suas imagens mais famosas onde ela tem em seu colo um garoto, o próprio Tutankhamon”. (ARQUEOLOGIA EGÍPCIA, 2016).
Hoje a estátua está no Museu Egípcio de Tahrir.
#EgitoAntigoeSeusMisterios #EgitoAntigo #AncientyEgypt #Artefato #Artifact
Referência: تمثال مرضعة الملك توت عنخ آمون قطعة شهر مارس بالمتحف المصري بالتحرير. Portal do Ministério de Turismo e Antiguidades do Egito,2021. Disponível em: http://www.antiquities.gov.eg/DefaultAr/pages/NewsDetails.aspx?newsid=2561. Acesso em 09 de Março de 2021.
Referência: JAMILLE,Márcia. Foi Maya a irmã mais velha de Tutankhamon?. Arqueologia Egípcia,2016. Disponível em: http://arqueologiaegipcia.com.br/2016/01/26/foi-maya-a-irma-mais-velha-de-tutankhamon. Acesso em 09 de Março de 2021.
Comentários
Postar um comentário