Mais uma fase da restauração do Templo de Dendera foi concluída

Divulgado em: 03/03/2021.

O Templo de Dendera localiza-se na costa oeste do Rio Nilo em Qena e foi construído para adorar a Deusa Hathor, considerada a deusa do amor, da beleza e da família. Ele foi construído em arenito pelo rei Ptolomeu II na era greco-romana. E durante cerca de 200 anos vários imperadores romanos fizeram suas contribuições no local.

Esse lindo templo contém diversas pinturas e inscrições hieroglíficas nas paredes e colunas, além de belas estátuas. Sua fachada é um espetáculo a parte, com 35 metros de largura e 12,5 metros de altura, exibe grandes colunas contendo a cabeça da Deusa Hathor no topo.

O salão do templo contém 24 colunas que são cercadas por um grupo de salas de oferenda.

#EgitoAntigoeSeusMisterios
Templo de Dendera. Fotógrafo desconhecido, Ministry of Tourism and Antiquities.

O Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito descreveu a beleza desse templo: “O templo é caracterizado por sua arquitetura única, rica em pinturas e inscrições. Suas paredes e colunas são decoradas com inscrições hieroglíficas e estátuas esculpidas com precisão e beleza.

As inscrições nas paredes internas do templo mostram os césares romanos Augusto, Tibério e Nero fazendo oferendas aos deuses, como os antigos egípcios costumavam fazer.

O templo se destaca pelas pinturas astronômicas que adornam seus tetos, considerados uma obra-prima criativa, por ser uma das obras-primas arquitetônicas mais proeminentes da história do antigo Egito. O teto superior pode ser acessado por escadas decoradas com vistas das procissões sacerdotais que sobem as escadas carregando as estátuas de Hathor em maravilhosas inscrições faraônicas, que representam as celebrações do Ano Novo”. (MINISTRY OF TOURISM AND ANTIQUITIES,2021).

Nas catacumbas do templo eram realizadas as celebrações festivas na época, com seus devidos rituais religiosos.

O Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito explica as celebrações: “As preciosas estátuas e ferramentas valiosas são mantidas dentro, e inclui um importante conjunto de inscrições e cenas, incluindo a vista da abertura da porta de pedra e um disco alado que empurra o sol alado à sua frente entre os signos do Oriente e do Ocidente, e o ritual de oferecer pão à deusa Hathor, A Senhora de Dendera, além do ritual de esfaquear um crocodilo na frente de Hur com duas imagens das sete cenas de Hathorat”. (MINISTRY OF TOURISM AND ANTIQUITIES,2021).

Assim como muitas construções feitas pela antiga civilização egípcia, o Templo de Dendera precisou passar por um processo de restauração que iniciou em 2005 e teve a segunda fase do projeto concluída agora. O fato da restauração levar tantos anos se deve ao fato de que no ano de 2011 o projeto teve que ser interrompido para que fosse possível chegar a uma conclusão após muito estudo arqueológico e experimental sobre quais seriam as melhores técnicas e métodos que deveriam ser empregados no projeto. Somente em 2017 foi possível retomar o projeto.

Antes da restauração, o templo estava bastante danificado com deterioração dos entalhes das paredes e com as cores apagadas pela fuligem. Segundo o Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito isso ocorreu devido alguns fatores, como: “Cozinhar alimentos, queimar lenha e usá-la para iluminação, além de poeira e plâncton superficial causados pelo vento que resultava do uso do templo como casa em épocas anteriores”. (MINISTRY OF TOURISM AND ANTIQUITIES,2021).

A primeira fase do projeto incluiu a restauração da Mamizi (a casa de nascimento romana), do portão principal do lado norte onde foi possível exibir as cores da verga e do teto, a limpeza da escadaria descendente, do salão das grandes colunas, dos três porões e do telhado.

A segunda fase do projeto que acaba de ser concluída, abrangeu a restauração e desenvolvimento do Templo. O Dr. Mostafa Waziry, Secretário-Geral do Conselho Supremo de Antiguidades, falou sobre essa fase do projeto: “Esta fase incluiu a restauração e limpeza do Salão dos Grandes Pilares, o Salão Al-Ishraq (Al-Tajli II) e o desenvolvimento dos sistemas de iluminação interna e externa do templo. As obras continuam dentro das salas laterais que cercam o segundo salão de transfiguração”. (MINISTRY OF TOURISM AND ANTIQUITIES,2021).

Fachada do Templo de Dendera. Fotógrafo desconhecido, Facebook Ministry of Tourism and Antiquities.

Abdul Hakim Al Sagheer, Diretor do Templo de Dendera, também deu informações sobre a segunda fase da restauração: “O trabalho de manutenção e restauração incluiu a remoção da fuligem das superfícies arqueológicas construídas em arenito, usando compressas de papel para removê-las. Além de fixar as cores, preencher as lacunas nas paredes e tetos, e substituir os antigos acabamentos. Isso fez com que as inscrições aparecessem em suas cores originais com clareza de cenas e textos”. (MINISTRY OF TOURISM AND ANTIQUITIES,2021).

Detalhes das paredes do Templo de Dendera. Fotógrafo desconhecido, Facebook Ministry of Tourism and Antiquities.

Todo o processo de restauração e desenvolvimento do Templo de Dendera até aqui, exigiu um grande esforço dos especialistas envolvidos. Em 2019, por exemplo, foi feito o trabalho de desenvolvimento do pátio do templo, para que fosse possível transformá-lo em um museu a céu aberto, exibindo os artefatos de pedra e tudo o que estava em seu entorno. Esse trabalho do Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito foi feito em parceria com a Delegação Arqueológica Francesa.

Já em fevereiro de 2020, foram inaugurados três porões e o telhado panorâmico do templo. Esse telhado é uma nova atração turística do local.

Visão geral do Templo de Dendera. Fotógrafo desconhecido, Facebook Ministry of Tourism and Antiquities.

Detalhe da área externa do Templo de Dendera. Fotógrafo desconhecido, Facebook Ministry of Tourism and Antiquities.

Detalhe da área externa do Templo de Dendera. Fotógrafo desconhecido, Facebook Ministry of Tourism and Antiquities.

Muita coisa já foi feita até agora, mas o trabalho continua.

O esforço que o Egito vem fazendo para restaurar artefatos e monumentos, além de melhorar a infraestrutura de diversos locais, tem dado um resultado positivo ao país, que passou a ser um dos principais destinos turísticos.

#EgitoAntigoeSeusMisterios #EgitoAntigo #AncientyEgypt #Artigo #Article


Referência: The Ministry of Tourism and Antiquities completes the second phase of the restoration and developing project at the Dendera Temple in Qena. Ministry of Tourism and Antiquities ,2021. Disponível em: https://egymonuments.gov.eg/en/news/the-ministry-of-tourism-and-antiquities-completes-the-second-phase-of-the-restoration-and-developing-project-at-the-dendera-temple-in-qena. Acesso em 12 de Março de 2021.

Referência: The Ministry of Tourism and Antiquities completes the second phase of the restoration and developing project at the Dendera Temple in Qena. Facebook Ministry of Tourism and Antiquities,2021. Disponível em: https://www.facebook.com/moantiquities/posts/3876556735723281. Acesso em 12 de Março de 2021.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Missão egípcia alemã anuncia grande descoberta no centro do Grande Templo de Heliópolis

Mais uma descoberta no Egito, agora em Alexandria

Tour Virtual ao Templo de Abu Simbel

Descoberta em Abu Sir revela materiais de mumificação da 26ª Dinastia

Ruínas de Heráclio encontrada submersa no Mediterrâneo

Descoberta a tumba do tesoureiro do faraó Ramsés II em Saqqara

Sarcófago externo do Faraó Ramsés III

Tumba da rainha Meresankh III

Tour em 3D na tumba do sacerdote Wahtye

O Egito revela a descoberta de 250 tumbas em Al-Hamidiyah