Escavação no sul do Sinai revela edifício do Reino Médio utilizado por equipes de mineração

Enquanto em muitos lugares do mundo o ano está apenas começando, o Egito mostra que o trabalho por lá segue a todo vapor… Hoje (10/01/2022), o Ministério do Turismo e Antiguidades anunciou o resultado do trabalho feito por uma missão arqueológica egípcia, chefiada pelo Dr. Mostafa Nour Eddin (Diretor do Centro Científico de Treinamento do Sul do Sinai e no Mar Vermelho), na área de Wadi Al-Nasb, no sul do Sinai, que resultou na descoberta de um edifício que ocupa uma área de 225 metros quadrados.

#EgitoAntigoeSeusMisterios
Edifício encontrado. Fotógrafo desconhecido,  Facebook Ministry of Tourism and Antiquities.

O Dr. Mustafa Waziri, Secretário-Geral do Conselho Supremo de Antiguidades, explicou que esse edifício de mais de 4.000 anos em formato quadrado, feito de grandes blocos de pedra de arenito, foi encontrado em uma área distinta no meio do vale e das áreas de mineração de cobre e turquesa. E que é a primeira vez que uma equipe faz escavações nesse local.

Edifício encontrado. Fotógrafo desconhecido,  Facebook Ministry of Tourism and Antiquities.

O resultado dos primeiros estudos feitos nessa construção foram detalhados pelo Dr. Ayman Ashmawy, Chefe do Setor de Antiguidades Egípcias do Conselho Supremo de Antiguidades… Ele explicou que o edifício tem dois andares e que no primeiro andar há dois salões principais, duas salas, um banheiro, uma cozinha e uma escada que leva ao segundo andar, que contém piso de arenito. No meio dos salões desse primeiro andar, a equipe encontrou diversas bases de colunas, que indicam que elas foram usadas para sustentar o teto.

Edifício encontrado. Fotógrafo desconhecido,  Facebook Ministry of Tourism and Antiquities.

Os estudos revelaram também que a construção é do período do Reino Médio, mas que foi utilizada em diferentes épocas. De acordo com o Dr. Mostafa, ao ser construído, o edifício serviu como centro administrativo para equipes de mineração, até ser abandonado no Segundo Período Intermediário. Ele voltou a ser utilizado no Reino Novo por um tempo e depois foi abandonado novamente.
Durante o período romano o edifício voltou a ser utilizado e algumas modificações internas foram feitas nessa época, como uma entrada pelo lado norte, paredes fazendo divisões nos salões e o uso de algumas salas como oficinas de fundição de cobre.

Na parte superior do edifício, a equipe encontrou fornos de fundição de cobre, áreas de processamento de metais e quatro lingotes de cobre que pesam entre 1.200 e 1.300 gramas. E dentro de uma das salas, eles encontraram uma oficina de processamento de turquesa contendo pedras para moldar, processar e limpar turquesa, que são usadas até hoje.

Lingote de cobre. Fotógrafo desconhecido,  Facebook Ministry of Tourism and Antiquities.

Além dessa construção a equipe encontrou nas imediações dela três grutas de extração de cobre, onde uma delas está na base da montanha e ruínas de uma oficina de fundição e extração de cobre.

De acordo com o Dr. Hisham Mohamed Hussein, Supervisor dos Assuntos do Conselho Supremo de Antiguidades no Sinai do Sul,  Wadi Al-Nasb representa o centro das operações de processamento de minério de cobre Sul do Sinai e o vale é famoso por conter inscrições do período do Reino Novo, com destaque para uma inscrição do faraó Merneptah.
Dá para perceber a importância das atividades nesse local com a afirmação de Hisham: “É sabido que os líderes das missões de mineração no Sul do Sinai estavam entre os altos funcionários do estado, e os títulos desses líderes foram mencionados nas inscrições do Sinai:  o governante do Baixo Egito, o conselheiro do rei no Delta, o governante de Tharu. Note que o Vale do Monumento tem uma inscrição do Rei Merneptah, e duas inscrições do Rei Amenemhat III, junto ao edifício descoberto, onde a época de Amenemhat III testemunhou o auge da atividade de mineração no Sinai.”. (FACEBOOK MINISTRY OF TOURISM AND ANTIQUITIES, 2022).

Essa é mais uma entre tantas descobertas feitas recentemente no Egito, que ajudam a contar uma parte da história dessa grande civilização.
Com o andamento do trabalho que está sendo feito no local, é possível que mais um pedaço da história venha a ser revelada.

#EgitoAntigoeSeusMisterios #EgitoAntigo #AncientyEgypt #Descoberta #Discovery


Referência: توصلت البعثة الأثرية المصرية العاملة بمنطقة وادي النصب بجنوب سيناء، إلى الكشف عن بقايا مبنى كان يستخدم كمقر لقائد بعثات التعدين المصرية بسيناء خلال عصر الدولة الوسطى، وذلك ضمن مشروع تنمية سيناء 2021-. Facebook Ministry of Tourism and Antiquities, 2022. Disponível em: https://www.facebook.com/tourismandantiq/posts/292265356268351. Acesso em 10 de Janeiro de 2022.

Referência: EL-AREF, Nevine. In Photos: Middle Kingdom mining mission premises unearthed in South Sinai. Ahram Online, 2022. Disponível em: https://english.ahram.org.eg/NewsContent/9/40/454963/Antiquities/Ancient-Egypt/In-Photos-Middle-Kingdom-mining-mission-premises-u.aspx. Acesso em 10 de Janeiro de 2022.

Referência: Mena. Archaeological building discovered in Egypt's Sinai. Egypt Today, 2022. Disponível em: https://www.egypttoday.com/Article/4/111722/Archaeological-building-discovered-in-Egypt-s-Sinai. Acesso em 10 de Janeiro de 2022.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Missão egípcia alemã anuncia grande descoberta no centro do Grande Templo de Heliópolis

Mais uma descoberta no Egito, agora em Alexandria

Tour Virtual ao Templo de Abu Simbel

Descoberta em Abu Sir revela materiais de mumificação da 26ª Dinastia

Ruínas de Heráclio encontrada submersa no Mediterrâneo

Descoberta a tumba do tesoureiro do faraó Ramsés II em Saqqara

Sarcófago externo do Faraó Ramsés III

Tumba da rainha Meresankh III

Tour em 3D na tumba do sacerdote Wahtye

O Egito revela a descoberta de 250 tumbas em Al-Hamidiyah