Nova descoberta no templo funerário do faraó Amenhotep III em Luxor
Ontem (13/01/2022) foi anunciado uma importante descoberta feita pela equipe egípcia alemã, chefiada pela Dra. Hourig Sourouzian, que encontrou estátuas colossais, pequenas estátuas, bustos, restos de paredes e colunas decoradas.
Local da descoberta. Fotógrafo desconhecido, Facebook Ministry of Tourism and Antiquities. |
O Dr. Mustafa Waziri, Secretário-Geral do Conselho Supremo de Antiguidades, explicou os detalhes das estátuas no anúncio de ontem: “Entre as peças descobertas estavam partes de duas colossais estátuas de calcário do rei Amenhotep III na forma de uma esfinge, usando um cocar de Nemes, uma coroa real, barba e um largo colar no pescoço. Há uma inscrição no peito com o nome do faraó Amenhotep III (O amado do deus Amon-Rá)". (FACEBOOK MINISTRY OF TOURISM AND ANTIQUITIES, 2022).
A Dra. Hourig ressaltou a importância da descoberta em geral e em particular dessas esfinges, porque mostra o ponto de partida da procissão que era feita todos os anos na celebração do Festival do Vale, e também do festival Heb-Sed, que era celebrado a cada trinta anos de reinado do faraó.
Esfinge do faraó Amenhotep III. Fotógrafo desconhecido, Facebook Ministry of Tourism and Antiquities. |
Na frente do pátio aberto do templo a equipe encontrou três bustos de granito preto que representam a deusa Sekhmet e o grande salão hipóstilo. O Dr. Mustafa informou que essas peças e as demais que foram encontradas no local, serão recolocadas em seus locais originais.
Busto da deusa Sekhmet. Fotógrafo desconhecido, Facebook Ministry of Tourism and Antiquities. |
Foram encontrados também diversas inscrições e cenas de festivais, como o Heb-Sed, e rituais em restos de uma parede de arenito. Esses restos da parede e as esfinges foram encontradas na parte posterior do terceiro pilar.
Cenas representadas na pedra. Fotógrafo desconhecido, Facebook Ministry of Tourism and Antiquities. |
Cenas representadas na pedra. Fotógrafo desconhecido, Facebook Ministry of Tourism and Antiquities. |
Um outro objeto encontrado pela equipe foi uma pequena estátua feita de granito preto, que ao que tudo indica representa um funcionário sentado ao lado de sua esposa. De acordo com os estudos feitos até o momento, acredita-se que essa estátua seja posterior ao período de Amarna, época em que foram feitas obras de restauração no templo por artistas e escribas.
Na parte sul do grande salão hipóstilo foram encontrados bases de colunas e blocos de pedra, o que evidencia que esse salão era bem maior do que se imaginava, com mais colunas.
Parte de estátua encontrada. Fotógrafo desconhecido, Facebook Ministry of Tourism and Antiquities. |
Parte de estátua encontrada. Fotógrafo desconhecido, Facebook Ministry of Tourism and Antiquities. |
Quando o trabalho dessa equipe terminar, o mundo se beneficiará com a “volta” do templo mortuário do faraó Amenhotep III, que exibirá sua história, suas cores e seus mínimos detalhes.
#EgitoAntigoeSeusMisterios #EgitoAntigo #AncientyEgypt #Descoberta #Discovery
Referência: اكتشافات أثرية جديدة بمشروع ترميم تمثالي ممنون ومعبد الملك أمنحنب الثالث. Facebook Ministry of Tourism and Antiquities, 2022. Disponível em: https://www.facebook.com/tourismandantiq/posts/293999876094899. Acesso em 14 de Janeiro de 2022.
Referência: ABU DASHISH, Ali. New Archeological Discoveries Unearthed in Luxor. See News, 2022. Disponível em: https://see.news/new-archeological-discoveries-unearthed-in-luxor. Acesso em 14 de Janeiro de 2022.
Referência: EL-AREF, Nevin. In Photos: Huge blocks for Sphinx-shaped King Amenhotep III colossi remain from ritual scenes uncovered in Luxor. Ahram Online, 2022. Disponível em: https://english.ahram.org.eg/NewsContent/9/40/455206/Antiquities/Ancient-Egypt/In-Photos-Huge-blocks-for-Sphinxshaped-King-Amenho.aspx. Acesso em 14 de Janeiro de 2022.
Comentários
Postar um comentário