Missão egípcio-italiana descobre tumba do período greco-romano a oeste de Aswan

O trabalho da missão arqueológica egípcio-italiana chefiada por Patrizia Piacentini, Professora de Egiptologia da Universidade de Milão, resultou na descoberta de uma tumba da era greco-romana nas proximidades do Mausoléu de Aga Khan III (onde estão os restos mortais do líder espiritual dos ismaelitas que morreu em 1957), a oeste de Aswan.

#EgitoAntigoeSeusMisterios
Artefato encontrado. Fotógrafo desconhecido, Facebook Ministry of Tourism and Antiquities.

A tumba encontrada pela equipe foi esculpida na rocha e consiste em duas partes, a primeira com a entrada acima do solo e a segunda esculpida na rocha.
De acordo com as explicações de Abdel-Moneim Said Mahmoud, Diretor Geral de Antiguidades de Aswan e Núbia, a primeira parte tem o formato retangular e sua entrada foi feita com blocos de arenito cobertos por uma abóbada de tijolos de barro.
A segunda parte tem uma entrada que leva a um pátio de formato retangular esculpido na rocha, composto por quatro câmaras funerárias.

Dentro das câmaras funerárias da segunda parte dessa tumba, a equipe encontrou cerca de 20 múmias, onde a maioria delas está em um bom estado de conservação. Os primeiros estudos feitos indicaram que trata-se de uma vala comum e que as múmias pertencem a mais de uma família.

Além das múmias foram encontradas mesas de oferendas, painéis de pedra com inscrições hieroglíficas, um colar de cobre com inscrições em grego e o nome Nicostratus, diversas estátuas de madeira do pássaro Ba, partes de cartonagem colorida usados nas máscaras funerárias e vários sarcófagos, alguns feitos de barro e outros de arenito, em bom estado de conservação.

Artefato encontrado. Fotógrafo desconhecido, Facebook Ministry of Tourism and Antiquities.

Artefato encontrado. Fotógrafo desconhecido, Facebook Ministry of Tourism and Antiquities.

Artefato encontrado. Fotógrafo desconhecido, Facebook Ministry of Tourism and Antiquities.

Artefato encontrado. Fotógrafo desconhecido, Facebook Ministry of Tourism and Antiquities.

Essa descoberta anunciada no dia 14/01/2022 pelo Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito, trouxe a tona mais um pouco da história dessa incrível civilização. Os estudos desse trabalho continuam e novidades podem surgir a qualquer momento.

#EgitoAntigoeSeusMisterios #EgitoAntigo #AncientyEgypt #Descoberta #Discovery


Referência: - الكشف عن مقبرة أثرية تعود للعصر اليونانى الرومانى بمنطقة الأغاخان بغرب أسوان. Facebook Ministry of Tourism and Antiquities, 2022. Disponível em: https://www.facebook.com/tourismandantiq/posts/294679892693564. Acesso em 28 de Janeiro de 2022.

Referência: EL-AREF, Nevine. Greco-Roman rock-cut tomb discovered west of Aswan. Ahram Online, 2022. Disponível em: https://english.ahram.org.eg/NewsContent/9/41/455265/Antiquities/GrecoRoman/GrecoRoman-rockcut-tomb-discovered-west-of-Aswan.aspx. Acesso em 28 de Janeiro de 2022.

Referência: Evite as roubadas, como o mausoléu de Aga Khan e a visita à represa; prefira os cruzeiros pelo Nilo. Pare, pense, escolha e divirta-se em Assuã. Folha de São Paulo, 1997. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/turismo/fx241111.htm. Acesso em 28 de Janeiro de 2022.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Missão egípcia alemã anuncia grande descoberta no centro do Grande Templo de Heliópolis

Mais uma descoberta no Egito, agora em Alexandria

Tour Virtual ao Templo de Abu Simbel

Descoberta em Abu Sir revela materiais de mumificação da 26ª Dinastia

Ruínas de Heráclio encontrada submersa no Mediterrâneo

Descoberta a tumba do tesoureiro do faraó Ramsés II em Saqqara

Sarcófago externo do Faraó Ramsés III

Tumba da rainha Meresankh III

Tour em 3D na tumba do sacerdote Wahtye

O Egito revela a descoberta de 250 tumbas em Al-Hamidiyah