Papiro

Quando falamos sobre o Egito Antigo, é comum ouvir falar de papiro. Mas o que é papiro?

Papiro (do latim papirus e do grego antigo πάπυρος) é uma planta da família das ciperáceas, que tem o nome científico Cyperus papyrus. Durante muitos anos, essa planta foi utilizada pela civilização egípcia antiga para a escrita. Naquela época ainda não existia o papel como conhecemos hoje, por isso o papiro foi o precursor do papel.

#EgitoAntigoeSeusMisterios
Planta papiro. Fotógrafo desconhecido, Descobrir egipto.
 
Para se fazer o papiro que era utilizado para a escrita naquela época, usava-se o caule da planta cortado em pedaços de até 48 centímetros. O processo de fabricação consistia em incisões que retiravam a casca verde e separavam as películas em lâminas bem finas. Esse processo era feito com muito cuidado e delicadeza para que essas lâminas não se rompessem. A partir daí, as lâminas eram estendidas em uma tábua inclinada sobre a água do Nilo, fazendo com que elas ficassem molhadas o tempo todo. Após isso, era feita uma camada com as tiras alinhadas horizontalmente e sobre elas, uma segunda camada em posição vertical, formando desse forma uma trama.
A combinação da água do Nilo com o esmagamento feito com martelo nas fibras, fazia com que surgisse uma goma que era natural da planta e dessa forma, unia todas as tiras. Depois das fibras comprimidas, batidas e polidas com pedra pomes, o papiro ficava macio e pronto para a escrita.

Folha de papiro. Fotógrafo desconhecido, Fruto de arte.

Folha de papiro. Fotógrafo Tolga Tezcan, Getty images.
 

O uso constante de papiro no antigo Egito é compreendido pela abundância dessa planta, que ficava às margens do rio Nilo. E também por ele ser prático, afinal era leve e flexível. Isso fazia com que fosse possível enrolá-lo se necessário. O ponto fraco do papiro é que ele não resistia muito à umidade e queimava com muita facilidade. Mas se levarmos em consideração que essa civilização chegou a utilizar até pedaços de calcário e cerâmica por exemplo, para poder escrever, então o papiro valia muito a pena.

Exemplo de papiro utilizado por um escriba - cena do Livro dos Mortos do Papiro de Ani. Fotógrafo desconhecido, Wikipedia.

Exemplo de papiro utilizado por um escriba - cena do Livro dos Mortos do Papiro de Ani. Fotógrafo desconhecido,La Verdad.
 
Dentre tantos papiros da civilização egípcia antiga que foram encontrados, o mais antigo deles é o da mastaba do nobre Hemaka em Saqqara, da primeira dinastia (2920 a 2770 a.C.). Esse papiro não continha inscrições, ou seja, ele estava em branco.
Entre os papiros com inscrições, o mais antigo é formado por fragmentos do livro de contas de um templo em Abusir. Esse papiro tem escrita hierática e remete ao final da primeira dinastia.

Exemplo de papiro utilizado por um escriba - Representação em papiro do reinado do faraó Ramsés II. Fotógrafo desconhecido, Exame.

Exemplo de papiro utilizado por um escriba - cena do tribunal de Osíris, do papiro de Hunefer, escriba real do final do reinado do faraó Ramsés I. Fotógrafo desconhecido, Fascínio Egito.
 
Até hoje muitos papiros da civilização egípcia antiga foram descobertos e muitos são encontrados em museus não só do Egito, infelizmente. É uma pena saber que tantos papiros belíssimos não estão em casa, assim como tantas outras obras de arte que se espalharam pelo mundo a fora.

#EgitoAntigoeSeusMisterios #EgitoAntigo #AncientyEgypt #Artefato #Artifact

Referência: Papiro. Wikipedia. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Papiro. Acesso em 29 de Setembro de 2020.

Referência: O Papiro. Fascínio Egito. Disponível em: https://www.fascinioegito.sh06.com/papiros.htm. Acesso em 29 de Setembro de 2020.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Missão egípcia alemã anuncia grande descoberta no centro do Grande Templo de Heliópolis

Mais uma descoberta no Egito, agora em Alexandria

Tour Virtual ao Templo de Abu Simbel

Descoberta em Abu Sir revela materiais de mumificação da 26ª Dinastia

Ruínas de Heráclio encontrada submersa no Mediterrâneo

Descoberta a tumba do tesoureiro do faraó Ramsés II em Saqqara

Sarcófago externo do Faraó Ramsés III

Tumba da rainha Meresankh III

Tour em 3D na tumba do sacerdote Wahtye

O Egito revela a descoberta de 250 tumbas em Al-Hamidiyah