Vaso Canópico

O vaso canópico, também conhecido como vaso canopo, foi muito utilizado pela civilização egípcia antiga, para guardar alguns órgãos do morto (estômago, pulmão, fígado e intestino) e garantir sua vida no outro plano. Isso ocorria durante o processo de mumificação, onde o corpo era ressecado com natrão e seus órgãos eram removidos do corpo, mumificados separadamente e colocados dentro do vaso canópico, exceto o cérebro que era jogado fora e o coração que após mumificado, era colocado de volta dentro do corpo. Isso porque acreditava-se que o coração era responsável pela razão. Hoje sabemos que o cérebro é o responsável por essa finalidade.

#EgitoAntigoeSeusMisterios
Vasos canópicos do sacerdote de Amon, Padiuf, com representação dos 4 filhos do Deus Hórus - Terceiro Período Intermediário (22ª dinastia). Fotógrafo desconhecido, Arqueologia Egípcia.

Vasos canópicos com representação dos 4 filhos do Deus Hórus, datados da Baixa Época. Fotógrafo desconhecido, Arqueologia Egípcia.

Vaso canópico da 19ª dinastia com representação dos 4 filhos do Deus Hórus. Fotógrafo Nina-no, Wikipédia.
 
Com relação aos demais órgãos, ainda não se tem certeza do que era feito com eles. Existem muitas especulações, como por exemplo, que o útero era considerado como "intestino" também, e colocado no mesmo vaso canópico para essa finalidade.

Esses vasos canópicos que foram feitos em diversos materiais, tais como, madeira, pedra, barro e alabastro, não tinham um formato e nem um tamanho padrão. Isso dependia da época em que foi feito e também da condição financeira do morto. No período do Reino Antigo, por exemplo, o vaso canópico era bem simples. No Reino Novo eles eram enfeitados com o formato de cabeças humanas.

Vaso canópico do Antigo Reino. Fotógrafo M. Frouz, Arqueologia Egípcia.

Vaso canópico da Rainha Kiya, do Novo Império, com cabeça humana. Fotógrafo desconhecido, Arqueologia Egípcia.
 

 
Vasos canópicos do Faraó Tutankhamon com cabeça humana. Fotógrafo desconhecido, História das artes visuais.

A maioria dos vasos canópicos encontrados até hoje representam os quatro filhos do Deus Hórus (Duamutefe, Hapi, Imseti e Quebesenuefe), onde cada vaso possui na parte superior a imagem de cada um deles. Sabe-se que cada filho do Deus Hórus era responsável pela proteção de um órgão.

Duamutefe

Órgão: Duamutefe era responsável pelo estômago.
Iconografia: Chacal.

Hapi

Órgão: Hapi era responsável pelo pulmão.
Iconografia: Babuíno.

Imseti

Órgão: Imseti era responsável pelo fígado.
Iconografia: Homem.

Quebesenuefe

Órgão: Quebesenuefe era responsável pelo intestino.
Iconografia: Falcão.

Vasos canópico com representação dos 4 filhos do Deus Hórus. Fotógrafo desconhecido, Wikiwand.

Vasos canópicos do 3º período intermediário com representação dos 4 filhos do Deus Hórus. Fotógrafo desconhecido, Museu Nacional UFRJ.

Vasos canópicos do 3º período intermediário com representação dos 4 filhos do Deus Hórus. Fotógrafo desconhecido, Museu Nacional UFRJ.

Vasos canópicos com representação dos 4 filhos do Deus Hórus. Fotógrafo desconhecido, Mila pelo mundo.

Hoje em dia existem diversos vasos canópicos espalhados por museus não só do Egito. Todos eles nos mostram a beleza e a perfeição dessa antiga civilização.

Saiba mais:

Referência: JAMILLE,Márcia. O que são os “vasos canópicos”?. Arqueologia Egípcia,2016. Disponível em: http://arqueologiaegipcia.com.br/2016/04/18/vasos-canopicos-video/. Acesso em 18 de Outubro de 2020.

Referência: Vaso canópico. Wikipédia,2020. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Vaso_can%C3%B3pico. Acesso em 18 de Outubro de 2020.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Missão egípcia alemã anuncia grande descoberta no centro do Grande Templo de Heliópolis

Mais uma descoberta no Egito, agora em Alexandria

Tour Virtual ao Templo de Abu Simbel

Descoberta em Abu Sir revela materiais de mumificação da 26ª Dinastia

Ruínas de Heráclio encontrada submersa no Mediterrâneo

Descoberta a tumba do tesoureiro do faraó Ramsés II em Saqqara

Sarcófago externo do Faraó Ramsés III

Tumba da rainha Meresankh III

Tour em 3D na tumba do sacerdote Wahtye

O Egito revela a descoberta de 250 tumbas em Al-Hamidiyah