Duas pequenas estátuas do Museu da Mumificação

O Museu da Mumificação, localizado em Luxor, contém em seu acervo muitos artefatos interessantes, além de múmias de pessoas e animais. Veja mais detalhes no "Saiba mais".

Essas duas pequenas estátuas, uma da Deusa Néftis e a outra do Deus Osíris, também pertencem ao Museu da Mumificação e embora sejam pequenas, não são menos importantes do que outros artefatos maiores. Conheça um pouco sobre elas abaixo.

Estátua da Deusa Néftis

A deusa Néftis (uma das deusas da enéade da cidade de Heliópolis), cujo nome significa "Senhora da Casa" ou "Senhora do Templo", é esposa do deus Seth (seu irmão). E irmã dos deuses Ísis e Osíris, que também eram um casal. De acordo com a crença da antiga civilização egípcia, Néftis e sua irmã Ísis ficaram muito tristes com a morte de seu irmão Osíris, que foi assassinado por Seth. Por isso se tornou comum representar essas duas deusas no contexto funerário, em posição de luto (ajoelhadas), e colocar suas estátuas nas extremidades dos sarcófagos para proteger o morto, mantendo Ísis na frente protegendo os pés do morto e Néftis atrás protegendo a cabeça do morto.

Ao contrário de outros deuses, não se tem muita coisa sobre a deusa Néftis, mas sabe-se que ela além de proteger o morto também protege os vasos canópicos.

#EgitoAntigoeSeusMisterios
Estátua da deusa Néftis. Fotógrafo Walid Eliwa - MoTA, Ministry of Tourism and Antiquities.


Estátua da deusa Néftis. Fotógrafo Walid Eliwa - MoTA, Ministry of Tourism and Antiquities.


Detalhe da estátua da deusa Néftis. Fotógrafo desconhecido, Ministry of Tourism and Antiquities.

Essa estátua da deusa Néftis representa esse contexto funerário. E segundo explicação do ministério do turismo e antiguidades: "Ela é aqui representada na posição padrão de luto, ajoelhada; se seu braço não estivesse faltando, ele estaria voltado para cima, com a palma da mão voltada para a testa". (MINISTRY OF TOURISM AND ANTIQUITIES).

Estátua do Deus Osíris

O deus Osíris é o deus da vegetação e do submundo (mundo dos mortos), tendo um tribunal chamado de "Tribunal de Osíris" onde ocorria o julgamento do falecido para saber se ele havia sido uma boa pessoa, através da pesagem de seu coração contra a pena de Maat (deusa da justiça). Se o coração do falecido fosse mais leve do que a pena, ele poderia entrar no mundo de Osíris. Segundo a crença do antigo Egito, ele foi o primeiro governante do país.

Estátua do deus Osíris. Fotógrafo desconhecido, Ministry of Tourism and Antiquities.

Devido a essa crença, foi comum retratar o morto como Osíris nas paredes das tumbas, em papiros, etc. O objetivo era fazer parte do mundo dos deuses para poder continuar vivendo. Os faraós fizeram muito isso, por isso em suas tumbas foram encontradas muitas estátuas do deus Osíris.

Detalhe da estátua do deus Osíris. Fotógrafo desconhecido, Ministry of Tourism and Antiquities.

Essa estátua tem todo esse significado. E uma curiosidade é que aqui o deus Osíris não está retratado na cor verde, que é bem comum, mas em preto que tem a ver com a fertilidade da terra.

Saiba mais:

#EgitoAntigoeSeusMisterios #EgitoAntigo #AncientyEgypt #Artefato #Artifact


Referência: Statue of Nephthys. Ministry of Tourism and Antiquities. Disponível em: https://egymonuments.gov.eg/en/collections/statue-of-nephthys-6. Acesso em 08 de Dezembro de 2020.

Referência: A Deusa Néftis: aspectos e definições. Museu Egípcio e RosaCruz Tutankhamon. Disponível em: http://museuegipcioerosacruz.org.br/a-deusa-neftis-aspectos-e-definicoes. Acesso em 08 de Dezembro de 2020.

Referência: Osiris Statuette. Ministry of Tourism and Antiquities. Disponível em: https://egymonuments.gov.eg/en/collections/statue-of-osiris-6. Acesso em 08 de Dezembro de 2020.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Missão egípcia alemã anuncia grande descoberta no centro do Grande Templo de Heliópolis

Mais uma descoberta no Egito, agora em Alexandria

Tour Virtual ao Templo de Abu Simbel

Descoberta em Abu Sir revela materiais de mumificação da 26ª Dinastia

Ruínas de Heráclio encontrada submersa no Mediterrâneo

Descoberta a tumba do tesoureiro do faraó Ramsés II em Saqqara

Sarcófago externo do Faraó Ramsés III

Tumba da rainha Meresankh III

Tour em 3D na tumba do sacerdote Wahtye

O Egito revela a descoberta de 250 tumbas em Al-Hamidiyah