Duas pequenas estátuas do Museu da Mumificação
O Museu da Mumificação, localizado em Luxor, contém em seu acervo muitos artefatos interessantes, além de múmias de pessoas e animais. Veja mais detalhes no "Saiba mais".
Essas duas pequenas estátuas, uma da Deusa Néftis e a outra do Deus Osíris, também pertencem ao Museu da Mumificação e embora sejam pequenas, não são menos importantes do que outros artefatos maiores. Conheça um pouco sobre elas abaixo.
Estátua da Deusa Néftis
A deusa Néftis (uma das deusas da enéade da cidade de Heliópolis), cujo nome significa "Senhora da Casa" ou "Senhora do Templo", é esposa do deus Seth (seu irmão). E irmã dos deuses Ísis e Osíris, que também eram um casal. De acordo com a crença da antiga civilização egípcia, Néftis e sua irmã Ísis ficaram muito tristes com a morte de seu irmão Osíris, que foi assassinado por Seth. Por isso se tornou comum representar essas duas deusas no contexto funerário, em posição de luto (ajoelhadas), e colocar suas estátuas nas extremidades dos sarcófagos para proteger o morto, mantendo Ísis na frente protegendo os pés do morto e Néftis atrás protegendo a cabeça do morto.
Ao contrário de outros deuses, não se tem muita coisa sobre a deusa Néftis, mas sabe-se que ela além de proteger o morto também protege os vasos canópicos.
![]() |
Estátua da deusa Néftis. Fotógrafo Walid Eliwa - MoTA, Ministry of Tourism and Antiquities. |
![]() |
Estátua da deusa Néftis. Fotógrafo Walid Eliwa - MoTA, Ministry of Tourism and Antiquities. |
![]() |
Detalhe da estátua da deusa Néftis. Fotógrafo desconhecido, Ministry of Tourism and Antiquities. |
Essa estátua da deusa Néftis representa esse contexto funerário. E segundo explicação do ministério do turismo e antiguidades: "Ela é aqui representada na posição padrão de luto, ajoelhada; se seu braço não estivesse faltando, ele estaria voltado para cima, com a palma da mão voltada para a testa". (MINISTRY OF TOURISM AND ANTIQUITIES).
Estátua do Deus Osíris
O deus Osíris é o deus da vegetação e do submundo (mundo dos mortos), tendo um tribunal chamado de "Tribunal de Osíris" onde ocorria o julgamento do falecido para saber se ele havia sido uma boa pessoa, através da pesagem de seu coração contra a pena de Maat (deusa da justiça). Se o coração do falecido fosse mais leve do que a pena, ele poderia entrar no mundo de Osíris. Segundo a crença do antigo Egito, ele foi o primeiro governante do país.
![]() |
Estátua do deus Osíris. Fotógrafo desconhecido, Ministry of Tourism and Antiquities. |
Devido a essa crença, foi comum retratar o morto como Osíris nas paredes das tumbas, em papiros, etc. O objetivo era fazer parte do mundo dos deuses para poder continuar vivendo. Os faraós fizeram muito isso, por isso em suas tumbas foram encontradas muitas estátuas do deus Osíris.
![]() |
Detalhe da estátua do deus Osíris. Fotógrafo desconhecido, Ministry of Tourism and Antiquities. |
Essa estátua tem todo esse significado. E uma curiosidade é que aqui o deus Osíris não está retratado na cor verde, que é bem comum, mas em preto que tem a ver com a fertilidade da terra.
Saiba mais:
- MUSEU DA MUMIFICAÇÃO - Museu da Mumificação
#EgitoAntigoeSeusMisterios #EgitoAntigo #AncientyEgypt #Artefato #Artifact
Referência: Statue of Nephthys. Ministry of Tourism and Antiquities. Disponível em: https://egymonuments.gov.eg/en/collections/statue-of-nephthys-6. Acesso em 08 de Dezembro de 2020.
Referência: A Deusa Néftis: aspectos e definições. Museu Egípcio e RosaCruz Tutankhamon. Disponível em: http://museuegipcioerosacruz.org.br/a-deusa-neftis-aspectos-e-definicoes. Acesso em 08 de Dezembro de 2020.
Referência: Osiris Statuette. Ministry of Tourism and Antiquities. Disponível em: https://egymonuments.gov.eg/en/collections/statue-of-osiris-6. Acesso em 08 de Dezembro de 2020.
Comentários
Postar um comentário