Restauração do Templo de Philae
Divulgado em: 22/12/2020.
No dia 22/12/2020, o Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito anunciou que a restauração do Templo de Philae, mais conhecido como Templo de Ísis, foi concluído. Esse templo que ficava originalmente na ilha Philae teve que ser transferido para uma ilha vizinha, a ilha Agilika, que fica a cerca de 300 metros da antiga ilha Philae, por causa da inundação que ocorreu com a construção da barragem de Aswan.
![]() |
Templo de Philae na ilha Agilika. Fotógrafo Ahmed Moamar, See News. |
O Ministério do Turismo e Antiguidades deu as seguintes informações sobre esse templo: "É importante notar que o templo foi descoberto em 1871 d.C. e tem cerca de 19 metros de comprimento. O rei Ptolomeu III o construiu para adorar a deusa Ísis e a tríade de Aswan, e sua construção não foi concluída. Foi construído em arenito e tem duas portas. A porta principal é coroada com um ornamento encimado pelo disco solar alado. A partir dela entramos em um corredor com três salas abertas e na parede oriental da sala do meio "O Santo dos Santos" algumas cenas de oferendas estão gravadas". (FACEBOOK MINISTRY OF TOURISM AND ANTIQUITIES,2020).
![]() |
Restauração no Templo de Philae. Fotógrafo Ahmed Moamar, See News. |
![]() |
Restauração no Templo de Philae. Fotógrafo desconhecido, Facebook Ministry of Tourism and Antiquities. |
Muito trabalho teve que ser feito para deixar o templo em perfeitas condições, segundo explicação do Dr. Mustafa Waziri, Secretário Geral do Conselho Supremo de Antiguidades: "O trabalho de restauração incluiu restaurar pisos e colunas, limpar as paredes dos restos de pássaros e morcegos e colocar janelas de arame para evitar a entrada de pássaros novamente, além da restauração e limpeza das inscrições na entrada do santuário Santo dos Santos e remoção da fuligem em seu teto. Os desenhos e cores da entrada do templo e da porta lateral foram limpos, e as mesas de oferendas no salão hipóstilo foram mantidas". (FACEBOOK MINISTRY OF TOURISM AND ANTIQUITIES,2020).
![]() |
Restauração no Templo de Philae. Fotógrafo Ahmed Moamar, See News. |
![]() |
Restauração no Templo de Philae. Fotógrafo desconhecido, Facebook Ministry of Tourism and Antiquities. |
Fora a restauração, houve também mudanças para que fosse possível visitar o templo de uma forma melhor, sem prejudicar a construção. E para atender esse requisito, segundo Ayman Ashmawy, Chefe do Setor de Antiguidades Egípcias no Conselho Supremo de Antiguidades, foi feito o seguinte: "O trabalho de desenvolvimento do local incluiu determinar um caminho para a visita desde a entrada no templo até o seu final, e desenvolver e instalar um sistema de iluminação moderno que funciona para mostrar os aspectos estéticos únicos da antiguidade sem afetá-la". (FACEBOOK MINISTRY OF TOURISM AND ANTIQUITIES,2020).
![]() |
Restauração no Templo de Philae. Fotógrafo Ahmed Moamar, See News. |
Para realizar todo o trabalho, a equipe que trabalhou no templo chegou a fazer uma pequena escavação de 2 metros de profundidade, na área do santuário "Santo dos Santos" e no salão do templo, onde acabaram encontrando pequenos vasos de cerâmica. E outra escavação no lado noroeste do pátio do templo, onde encontraram paredes feitas com tijolos vermelhos.
A inauguração do Templo de Philae será feita em breve, a data oficial ainda não foi divulgada.
Saiba mais:
#EgitoAntigoeSeusMisterios #EgitoAntigo #AncientyEgypt #Artigo #Article
Referência: Facebook Ministry of Tourism and Antiquities,2020. Disponível em: https://www.facebook.com/moantiquities/posts/3681585285220428. Acesso em 23 de Dezembro de 2020.
Referência: DASHISH,Ali Abu. Antiquities Completes Restoration of Isis Temple in Aswan. See News,2020. Disponível em: https://see.news/ministry-of-tourism-antiquities-temple-in-aswan. Acesso em 23 de Dezembro de 2020.
Comentários
Postar um comentário