Howard Carter - O arqueólogo e egiptólogo que mudou a história do Egito

Vamos conhecer um pouco sobre o arqueólogo e egiptólogo Howard Carter...

Filho do artista Samuel Carter com Martha Joyce Carter, o britânico Howard Carter nasceu em 09 de maio de 1874 em Kensington, em Londres. Por ter sido uma criança com saúde frágil, ele foi enviado para a casa de suas tias em Norfolk e estudou na casa delas. Desde cedo, ele mostrou um talento artístico que herdou do pai.

Fora o trabalho como arqueólogo e egiptólogo, ele chegou a escrever um livro que ficou muito conhecido, The Tomb of Tutankhamen.

#EgitoAntigoeSeusMisterios
Howard Carter trabalhando no sarcófago da tumba do faraó Tutankhamon (foto colorida por Dynamichrome). Fotógrafo desconhecido, Arqueologia.

Howard Carter. Fotógrafo Chicago Daily News, Wikipédia.

Howard Carter morreu de linfoma na Inglaterra em 02 março de 1939, aos 64 anos. Ele foi enterrado no cemitério de Putney Vale, em Londres. Segundo informação do site History, sua lápide contém as seguintes inscrições: "Que seu espírito viva, que você passe milhões de anos, você que ama Tebas, sentado com o rosto voltado para o vento norte, seus olhos contemplando a felicidade" e "Ó noite, abra tuas asas sobre mim como as estrelas imperecíveis". (HISTORY).

Howard Carter. Fotógrafo desconhecido, Arqueologia Egípcia.

Túmulo de Howard Carter. Fotógrafo desconhecido, Dover.

Lápide de Howard Carter. Fotógrafo desconhecido, Dover.


Trajetória no Egito

1891

Howard Carter iniciou sua carreira nesse ano, aos 17 anos, através de uma indicação de seu pai, como desenhista, participando da escavação liderada pelo egiptólogo britânico Percy Newberry, na tumba de uma princesa do reino médio que data de 2.000 a.C. Após esse trabalho, ele ficou sob a tutela do arqueólogo e egiptólogo britânico William Flinders Petrie.

1899

Como Inspetor Geral no Serviço de Antiguidades Egípcias, supervisionou uma equipe de escavação no Vale dos Reis que resultou na descoberta de tumbas importantes como a do faraó Tutmés IV, a da faraó Hatshepsut e diversas tumbas reais.

1907

Apesar de ter encontrado diversas tumbas no Vale dos Reis anteriormente, Howard Carter acreditava que ainda haviam mais tumbas no local. E para sua sorte, foi nessa época que ele conheceu George Herbert, o V Conde de Carnavon, que estava fazendo escavações em outras regiões e o convidou para se juntar a equipe. Após esse trabalho, Howard Carter voltou a se dedicar ao trabalho no Vale dos Reis, com um financiamento feito por George Herbert.

George Herbert, o V Conde de Carnavon, que financiou a descoberta da tumba do faraó Tutankhamon (foto colorida por Dynamichrome). Fotógrafo desconhecido, Arqueologia Egípcia.

Howard Carter (a esquerda) e Lorde George Herbert (a direita). Fotógrafo desconhecido, Arqueologia Egípcia.


1917 e 1918

Howard Carter trabalhou duro nas escavações para encontrar a tumba do famoso faraó Tutankhamon, sem sucesso. Mas ele não se deu por satisfeito e estava determinado a prosseguir com esse trabalho, que levou mais alguns anos.

1922

Primeira visita de George Herbert com sua filha Lady Evelyn Herbert e Howard Carter em 1922 na entrada da tumba do faraó Tutankhamon. Fotógrafo , Age Fotostock.

Primeira visita de George Herbert com sua filha Lady Evelyn Herbert e Howard Carter em 1922 na entrada da tumba do faraó Tutankhamon. Fotógrafo, Age Fotostock.

Howard Carter e sua equipe  trabalhando na entrada da tumba do faraó Tutankhamon (foto colorida por Dynamichrome). Fotógrafo desconhecido, Arqueologia.

O trabalho iniciado em 1917 em busca da tumba do faraó Tutankhamon quase foi encerrado porque George Herbert, o V Conde de Carnavon, não queria mais financiar essa escavação por falta de resultados. E isso é compreensível porque manter uma equipe escavando por tanto tempo tem um custo alto.

Apesar desse impasse, Howard Carter conseguiu convencer George Herbert a continuar financiando a escavação. Porém, recebeu uma cartada final de George Herbert que disse que essa seria a sua última tentativa.

Com os trabalhos em andamento, os resultados enfim começaram a surgir... Os primeiros degraus que levavam a tumba intacta do faraó Tutankhamon foram encontrados em 04 de novembro de 1922. Mas não foi nesse dia que os tesouros do faraó foram vistos, isso só aconteceu no dia 26 de novembro de 1922, com a presença do financiador da escavação, George Herbert, e da sua filha, Lady Evelyn. Nesse dia foi feita uma abertura na entrada, no canto superior, fazendo com que fosse possível ver os tesouros de Tutankhamon com a luz de uma vela.

Fotógrafo desconhecido, Facebook Museu Egípcio e Rosacruz.

Esse ano marcou definitivamente o nome de Howard Carter na história. Apesar de todos os seus trabalhos anteriores, esse foi o que o tornou mundialmente famoso. Ele conseguiu descobrir uma tumba intacta, com a múmia do faraó e repleta de tesouros (mais de 5.000 artefatos). Esse tipo de descoberta, assim como nos dias de hoje, é muito difícil porque na história da antiga civilização egípcia sempre existiram os saqueadores de tumbas.

1923

Nesse ano, no dia 16 de fevereiro, a porta da tumba do faraó Tutankhamon foi aberta, levando à câmara mortuária dele e sendo possível ver seu tesouro, que continha diversos artefatos, tais como móveis, roupas, sandálias, armas, brinquedos, bengalas, luvas, estátuas, carruagens, etc. O tesouro de Tutankhamon chamou e continua chamando a atenção não só pela quantidade de artefatos encontrados, mas também pela beleza e riqueza deles, muitos foram feitos com ouro e pedras preciosas. Dentre tantos artefatos encontrados, a máscara mortuária de Tutankhamon é o artefato que mais encanta o mundo.

Howard Carter e sua equipe  trabalhando no sarcófago da tumba do faraó Tutankhamon (foto colorida por Dynamichrome). Fotógrafo desconhecido, Arqueologia.

Howard Carter e sua equipe examinando o achado na tumba do faraó Tutankhamon (foto colorida por Dynamichrome). Fotógrafo desconhecido, Arqueologia Egípcia.

Howard Carter e sua equipe trabalhando no sarcófago da tumba do faraó Tutankhamon (foto colorida por Dynamichrome). Fotógrafo desconhecido, Arqueologia.

Com mais de 5.000 artefatos encontrados, Howard Carter teve muito trabalho para conseguir catalogar cada peça e também para supervisionar a retirada de cada uma delas. Foi por esse motivo que ele passou os próximos 10 anos fazendo esse trabalho que foi finalizado em 1933.

Após esses 10 anos de trabalho duro, Howard Carter encerrou sua contribuição nas escavações do Egito e focou em palestras e no trabalho de agente de museus e colecionadores.

A casa de Howard Carter no Egito

A casa onde Howard Carter viveu em Luxor foi reaberta como museu em 2009. Ele morou nela antes e após a descoberta da tumba do faraó Tutankhamon, catalogando os achados. Esse local foi a casa e o escritório dele enquanto esteve no Egito.

Casa de Howard Carter em Luxor. Fotógrafo desconhecido, Arqueologia Egípcia.

Casa do Howard Carter em Luxor. Fotógrafo desconhecido, Egypt Today.

Escritório na casa de Howard Carter em Luxor. Fotógrafo desconhecido, Arqueologia Egípcia.

Máquina de escrever de Howard Carter na sua casa em Luxor. Fotógrafo Sherif Anis, Egypt Today.

Conjunto de ferramentas de Howard Carter na sua casa em Luxor. Fotógrafo desconhecido, Egypt Today.

Ao contrário do que muitos possam imaginar, a casa não era luxuosa, tinha uma fachada e móveis modestos. Fora a mobília, na casa são exibidas ferramentas que Howard Carter usou em suas escavações e uma coleção de fotos do andamento do seu trabalho.

A sala de jantar da casa de Howard Carter em Luxor. Fotógrafo desconhecido, Egypt Today.

Detalhe da parede na casa de Howard Carter em Luxor. Fotógrafo desconhecido, Arqueologia Egípcia.

Objetos na casa de Howard Carter em Luxor. Fotógrafo desconhecido, Arqueologia Egípcia.

Sala de jantar da casa de Howard Carter em Luxor. Fotógrafo desconhecido, Arqueologia Egípcia.

Cômodo da casa de Howard Carter em Luxor. Fotógrafo desconhecido, Arqueologia Egípcia.

Uma das salas da casa de Howard Carter em Luxor. Fotógrafo desconhecido, Arqueologia Egípcia.

A cozinha da casa de Howard Carter em Luxor. Fotógrafo Sherif Anis, Egypt Today.

Registros da maior descoberta de Howard Carter

Abaixo estão algumas imagens que mostram Howard Carter trabalhando na sua maior descoberta, a tumba do Faraó Tutankhamon, ou como carinhosamente muitos costumam chamar, Rei Tut ou Faraó Menino.

Howard Carter trabalhando no sarcófago da tumba do faraó Tutankhamon (foto colorida por Dynamichrome). Fotógrafo desconhecido, Arqueologia.

Howard Carter e sua equipe  examinando o achado na tumba do faraó Tutankhamon (foto colorida por Dynamichrome). Fotógrafo desconhecido, Arqueologia Egípcia.

Howard Carter olhando dentro da câmara mortuária. Imagem GRIFFITH INSTITUTE - OXFORD UNIVERSITY, BBC News.

Fotógrafo desconhecido, Facebook Museu Egípcio e Rosacruz.

Fotógrafo desconhecido, Facebook Museu Egípcio e Rosacruz.

Howard Carter examinando o achado na tumba do faraó Tutankhamon (foto colorida por Dynamichrome). Fotógrafo desconhecido, Arqueologia Egípcia.

Homenagem do Google em comemoração aos 138 anos de Howard Carter em 2012. G1.

Howard Carter enrolando artefato achado na tumba do faraó Tutankhamon e sua equipe  (foto colorida por Dynamichrome). Fotógrafo desconhecido, Arqueologia.

Lorde George Herbert (a esquerda) e Howard Carter (a direita). Fotógrafo desconhecido, Arqueologia Egípcia.

Como podemos ver, foi graças a determinação de Howard Carter que hoje temos o privilégio de conhecer todo o tesouro e a história do faraó Tutankhamon, que no passado foi apagado da história. Essa descoberta fez com que gerações do mundo inteiro olhassem e continuem olhando para o Egito com admiração e respeito pela cultura da antiga civilização egípcia.

Saiba mais:

#EgitoAntigoeSeusMisterios #EgitoAntigo #AncientyEgypt #Arqueologo #Archaeologist #Egiptologo #Egyptologist


Referência: EL-AREF,Nevine. Remembering Carter: The man who found King Tut's tomb. Ahram Online,2012. Disponível em: http://english.ahram.org.eg/NewsContent/9/40/41361/Heritage/Ancient-Egypt/Remembering-Carter-The-man-who-found-King-Tuts-tom.aspx. Acesso em 15 de Dezembro de 2020.

Referência: Facebook Museu Egípcio e Rosacruz,2020. Disponível em: https://www.facebook.com/museuegipcioerosacruz/posts/3254590047959754. Acesso em 15 de Dezembro de 2020.

Referência: Egyptologist Howard Carter dies - archive, 1939. The Guardian,2018. Disponível em: https://www.theguardian.com/culture/2018/mar/05/egyptologist-howard-carter-dies-archive-1939. Acesso em 15 de Dezembro de 2020.

Referência: In The Footsteps Of Egyptologist Howard Carter. Egypt Today,2017. Disponível em: https://www.egypttoday.com/Article/6/3090/In-The-Footsteps-Of-Egyptologist-Howard-Carter. Acesso em 15 de Dezembro de 2020.

Referência: JAMILLE,Márcia. Howard Carter. Arqueologia Egípcia,2017. Disponível em: http://arqueologiaegipcia.com.br/tag/howard-carter. Acesso em 15 de Dezembro de 2020.

Referência: HOWARD CARTER. History. Disponível em: https://www.history.co.uk/biographies/howard-carter. Acesso em 16 de Dezembro de 2020.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Missão egípcia alemã anuncia grande descoberta no centro do Grande Templo de Heliópolis

Mais uma descoberta no Egito, agora em Alexandria

Tour Virtual ao Templo de Abu Simbel

Descoberta em Abu Sir revela materiais de mumificação da 26ª Dinastia

Ruínas de Heráclio encontrada submersa no Mediterrâneo

Descoberta a tumba do tesoureiro do faraó Ramsés II em Saqqara

Sarcófago externo do Faraó Ramsés III

Tumba da rainha Meresankh III

Tour em 3D na tumba do sacerdote Wahtye

O Egito revela a descoberta de 250 tumbas em Al-Hamidiyah