O Grande Templo de Abu Simbel - As Salas do Tesouro do Norte
Divulgado em: 14/01/2021.
O Centro de Registro de Antiguidades Egípcias publicou um novo livro, em francês, chamado "Le Grand Temple D' Abou Simbel Les Salles Nord Du Trésor" (O Grande Templo de Abu Simbel - As Salas do Tesouro do Norte). Esse centro tem um papel muito importante no Egito, são eles que fazem todo o trabalho científico de registro e documentação das antiguidades egípcias.
A introdução desse livro contou com a participação do Dr. Khaled al-Anani, Ministro do Turismo e Antiguidades.
Livro - O Grande Templo de Abu Simbel - As Salas do Tesouro do Norte. Fotógrafo desconhecido, Facebook Ministry of Tourism and Antiquities. |
O Templo de Abu Simbel retratado nesse livro, foi construído na própria rocha pelo faraó Ramsés II (o Grande), da 19ª dinastia, por volta de 1264 aC. Hoje o templo localiza-se na Núbia, próximo a fronteira sul do Egito. Isso porque em 1968 quando foi construída a repressa de Aswan, esse monumento ficou ameaçado a ficar submerso. Mas graças a um trabalho internacional que foi liderado pela UNESCO, foi possível mover o templo de lugar.
Abu Simbel foi considerado patrimônio mundial em 1979. Ele foi descoberto em 1817 pelo arqueólogo italiano Giovanni Belzoni.
O Dr. Hisham El-Leithy (Chefe da Administração Central para Registro de Antiguidades Egípcias) explicou um pouco sobre o conteúdo desse livro: "O livro começa com uma introdução que trata do que o centro emitiu anteriormente sobre este templo e, em seguida, inclui o que está na versão atual na parte norte do templo, salas do tesouro, que contém a descrição arqueológica e a tradução de textos hieroglíficos. O livro ilustra o planejamento arquitetônico do templo com uma indicação da localização das câmaras do tesouro do norte, em seguida, a descrição arqueológica das inscrições e cenas, em seguida, uma coleção de fotografias dessas inscrições e cenas, seguido pelas pinturas de desenhos de linha, mapas arquitetônicos, fotos em preto e branco e uma placa de inscrições e cenas, além de uma lista de oferendas e rituais. Os nomes de divindades, pinturas e várias caligrafias. (FACEBOOK MINISTRY OF TOURISM AND ANTIQUITIES,2021).
Esse livro não é o único sobre o Templo de Abu Simbel, publicado pelo Centro de Registro de Antiguidades Egípcias. Veja abaixo a relação de livros que eles já publicaram sobre esse assunto:
- The Shrine of the Goddess "Ra Horakhati" (O Santuário da Deusa "Ra Horakhati") em 1958 e 1989
- The Little Abu Simbel Temple (O pequeno Templo de Abu Simbel) em 1968
- Um livro memorial sobre o templo, incluindo fotografias em 1968
- The Battle of Kadesh (A Batalha de Kadesh) em 1971
- The Southern Treasure Chambers (As Câmaras de Tesouro do Sul) em 1975
- The Architectural Planning for the Temple (O Planejamento Arquitetônico para o Templo) em 1984
- The Facade of the Temple (A Fachada do Templo) em 1997
Saiba mais:
#EgitoAntigoeSeusMisterios #EgitoAntigo #AncientyEgypt #DicadeLeitura #ReadingTip
Referência: -"حجرات الكنز الشمالية بمعبد أبو سمبل الكبير": كتاب جديد يصدره مركز تسجيل الآثار المصرية. Facebook Ministry of Tourism and Antiquities,2021. Disponível em: https://www.facebook.com/moantiquities/posts/3741347472577542. Acesso em 15 de Janeiro de 2021.
Referência: Dashish,Ali Abu. Egypt’s Antiquities Center Publish New Book on Abu Simbel Temple. See News,2021. Disponível em: https://see.news/egypts-antiquities-center-publish-new-book-on-abu-simbel-temple. Acesso em 15 de Janeiro de 2021.
Referência: Antiquities Registration Egyptian Center issues "The Northern Treasure Chambers of the Great Abu Simbel Temple" book. Egypt Today,2021. Disponível em: https://www.egypttoday.com/Article/4/96464/Antiquities-Registration-Egyptian-Center-issues-%E2%80%98The-Northern-Treasure-Chambers-of. Acesso em 15 de Janeiro de 2021.
Comentários
Postar um comentário