Templo de Abu Simbel

O templo de Abu Simbel é mais um dos magníficos monumentos que foram construídos pela civilização egípcia antiga. Ele encanta pela beleza, perfeição e o poder do faraó que as gigantescas estátuas nos fazem sentir.

Hoje o templo localiza-se na Núbia, próximo a fronteira sul do Egito. Isso porque em 1968 quando foi construída a repressa de Aswan, esse monumento ficou ameaçado a ficar submerso. Mas graças a um trabalho internacional que foi liderado pela UNESCO, foi possível mover o templo de lugar.
Abu Simbel foi considerado patrimônio mundial em 1979.

#EgitoAntigoeSeusMisterios
O pequeno e o grande templo de Abu Simbel. Fotógrafo Walid Eliwa - MoTA,  Ministry of Tourism and Antiquities.
 

Podemos dividir Abu Simbel em duas partes, onde a primeira contém o Grande Templo de Abu Simbel, e a outra parte o Pequeno Templo de Abu Simbel.


Primeira parte

O grande templo foi construído na própria rocha pelo faraó Ramsés II (o Grande), da 19ª dinastia, por volta de 1264 aC. Esse templo possui em sua entrada, quatro estátuas gigantescas do faraó Ramsés II sentado. Essas quatro estátuas impressionam não só pelo tamanho, mas também pela beleza e imponência. Infelizmente uma dessas estátuas está quebrada devido à um terremoto que ocorreu no passado e os fragmentos dela podem ser vistos no chão.

Estátuas do faraó Ramsés II. Fotógrafo Walid Eliwa - MoTA,Ministry of Tourism and Antiquities.

Templo de Abu Simbel à noite. Fotógrafo desconhecido,Ministry of Tourism and Antiquities.

As estátuas monumentais do faraó Ramsés II. Fotógrafo Walid Eliwa - MoTA,Ministry of Tourism and Antiquities.
 
Entrando nesse templo, no salão principal, é possível ver várias estátuas alinhadas e na posição vertical, que representam o faraó Ramsés II. No final desse salão, há um santuário que contém quatro estátuas na posição sentada dos deuses Amun-Ra, Ra-Horakhty, Ptah e o próprio faraó Ramsés II sendo representado como um Deus. E isso não é estranho porque os faraós eram considerados deuses na terra, portanto, podiam fazer tal representação.
Fora toda essa beleza há um outro detalhe que encanta muito e mostra a precisão dessa construção. Pois somente em dois dias do ano os raios do sol conseguem entrar no templo, atravessar todo o salão principal e chegar até o santuário, iluminando as estátuas dos deuses. Isso ocorre sempre nos dias 22 de fevereiro e 22 de outubro. Acredita-se que esses dois dias representem as datas de coroação e do aniversário do faraó Ramsés II.

Os inimigos aos pés do faraó Ramsés II. Fotógrafo Walid Eliwa - MoTA,Ministry of Tourism and Antiquities.

O Salão Hipostilo do Grande Templo. Fotógrafo desconhecido,Ministry of Tourism and Antiquities.

O sol dentro do santuário de Abu Simbel. Fotógrafo desconhecido,Ministry of Tourism and Antiquities.
 

Foto de arquivo - Centro de Registro de Antiguidades Egípcias de Abu Simbel. Fotógrafo desconhecido,Ministry of Tourism and Antiquities.

 

Segunda parte

O pequeno templo também foi construído na própria rocha, ao norte, e é dedicado à rainha Nefertari e a Deusa Hathor. Nefertari foi a grande esposa real do faraó Ramsés II.
Na fachada desse templo, assim como no grande templo, há estátuas gigantescas. Isso era algo extremamente raro para a época, pois dessa forma, a rainha estava sendo representada com a mesma importância do faraó. Poucas rainhas tiveram tal representação ao longo da história.
Esse templo impressiona pela grandeza, delicadeza e perfeição.

A fachada do templo de Nefertari. Fotógrafo desconhecido,Ministry of Tourism and Antiquities.

Templo de Nefertari à noite. Fotógrafo desconhecido,Ministry of Tourism and Antiquities.

Estátua da rainha Nefertari na frente de seu templo. Fotógrafo Walid Eliwa - MoTA,Ministry of Tourism and Antiquities.

A rainha Nefertari e a deusa Hathor no templo de Nefertari. Fotógrafo Walid Eliwa - MoTA,Ministry of Tourism and Antiquities.

Nefertari na frente da deusa Hathor (em forma de vaca) no templo de Nefertari. Fotógrafo Walid Eliwa - MoTA,Ministry of Tourism and Antiquities.

 
Foto de arquivo - Templo de Nefertari no centro de registro de antiguidades egípcias de Abu Simbel. Fotógrafo desconhecido,Ministry of Tourism and Antiquities.

Sem dúvida, Abu Simbel é um dos lugares mais desejados pelos turistas. Conhecer esse lugar é viver por algum momento, um pouquinho da história.

#EgitoAntigoeSeusMisterios #EgitoAntigo #Templo #Temple

Referência: Abu Simbel. Ministry of Tourism and Antiquities. Disponível em: https://egymonuments.gov.eg/en/archaeological-sites/abu-simbel. Acesso em 09 de Setembro de 2020.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Missão egípcia alemã anuncia grande descoberta no centro do Grande Templo de Heliópolis

Mais uma descoberta no Egito, agora em Alexandria

Tour Virtual ao Templo de Abu Simbel

Descoberta em Abu Sir revela materiais de mumificação da 26ª Dinastia

Ruínas de Heráclio encontrada submersa no Mediterrâneo

Descoberta a tumba do tesoureiro do faraó Ramsés II em Saqqara

Sarcófago externo do Faraó Ramsés III

Tumba da rainha Meresankh III

Tour em 3D na tumba do sacerdote Wahtye

O Egito revela a descoberta de 250 tumbas em Al-Hamidiyah