Avenida de Esfinges

A civilização egípcia antiga nos deixou verdadeiras maravilhas que mesmo com o passar do tempo, não perdeu o encanto. E uma delas é a Avenida de Esfinges, que foi criada para ser o local de procissões cerimoniais e festivais.

#EgitoAntigoeSeusMisterios
Avenida de esfinges. Fotógrafo desconhecido, Faraó e Companhia.

Avenida de esfinges. Fotógrafo Carlos Bustamante, Abrace o mundo.

Avenida de esfinges. Fotógrafo desconhecido, Cumbicão.
 

A Avenida de Esfinges liga o Templo de Luxor ao Templo de Karnak, tendo 2,5km de comprimento. É possível observar que parte dessas esfinges possuem cabeça humana enquanto que outras tem a cabeça de um carneiro. As esfinges com cabeça humana estão perto do Templo de Luxor e representam o faraó Nectanebo I da 30ª dinastia (380-343 a.C.). Já as esfinges com cabeça de carneiro, estão perto do Templo de Karnak, e representam o Deus Atum (o criador das divindades e dos humanos).

Avenida de esfinges. Fotógrafo F. Andrés Zumaquero, Zumaquero.

Avenida de esfinges. Fotógrafo desconhecido, Um pouquinho de cada lugar.

Detalhe das esfinges com cabeça humana representando o faraó Nectanebo I na Avenida de Esfinges. Fotógrafo desconhecido, Egito Antigo.
 
É impossível andar por essa avenida sem admirar toda essa beleza e sem tentar imaginar as pessoas daquela época passando por ali.

Detalhe das esfinges com cabeça humana representando o faraó Nectanebo I na Avenida de Esfinges. Fotógrafo desconhecido, Descobrir Egipto.

Detalhe das esfinges com cabeça de carneiro representando o Deus Atum na Avenida de Esfinges. Fotógrafo desconhecido, Museu Nacional UFRJ.

Detalhe das esfinges com cabeça de carneiro representando o Deus Atum na Avenida de Esfinges. Fotógrafo Clara Kobayashi, Pinterest.
 
#EgitoAntigoeSeusMisterios #EgitoAntigo #Templo #Temple

Referência: Você sabia que a avenida de esfinges da Grande Loja é inspirada na que existe na atual cidade de Luxor?. Amorc Ordem RosaCruz. Disponível em: http://museurosacruz.amorc.org.br/avenida-de-esfinges-da-glp/. Acesso em 10 de Setembro de 2020.

Referência: Duas seções da Avenida das Esfinges em Luxor são abertas ao público. Egito Antigo. Disponível em: https://www.egitoantigo.net/23-03-2015-duas-secoes-da-avenida-das-esfinges-em-luxor-sao-abertas-ao-publico.html. Acesso em 10 de Setembro de 2020.

Referência: Tebas. Museu Nacional UFRJ. Disponível em: http://www.museunacional.ufrj.br/guiaMN/Guia/paginas/4/tebas.htm. Acesso em 10 de Setembro de 2020.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Missão egípcia alemã anuncia grande descoberta no centro do Grande Templo de Heliópolis

Mais uma descoberta no Egito, agora em Alexandria

Tour Virtual ao Templo de Abu Simbel

Descoberta em Abu Sir revela materiais de mumificação da 26ª Dinastia

Ruínas de Heráclio encontrada submersa no Mediterrâneo

Descoberta a tumba do tesoureiro do faraó Ramsés II em Saqqara

Sarcófago externo do Faraó Ramsés III

Tumba da rainha Meresankh III

Tour em 3D na tumba do sacerdote Wahtye

O Egito revela a descoberta de 250 tumbas em Al-Hamidiyah