Porta falsa

É comum encontrar em tumbas do antigo Egito ou em algum museu, um artefato ou uma pintura na parede que chamamos de porta falsa. Mas o que é essa porta?

A porta falsa tem uma aparência muito parecida com o que conhecemos como porta hoje em dia, mas vale ressaltar que o termo "falsa" se deve ao fato de que elas não abrem fisicamente como as nossas portas. Ou seja, não existe uma maçaneta, uma fechadura ou qualquer outra coisa do tipo nessas portas. Até aqui podemos entender que se trata de uma porta que não tem como abrir fisicamente, aí fica fácil entender o termo "porta falsa". Mas e o significado dessa porta, ela servia para enganar ladrões de túmulos?

#EgitoAntigoeSeusMisterios
Porta falsa de Mereruka. Fotógrafo desconhecido, Egito antigo.

Porta falsa feita em madeira pertencente a Ika. Fotógrafo Francesco Tiradritti, Egito antigo.
 
A resposta é não. Sabemos que a civilização egípcia antiga tinha um grande arsenal funerário que era colocado no túmulo do morto, tais como, oferendas, móveis, roupas, armas, sandálias, vasos canópicos com alguns órgãos do morto, representação do livro dos mortos e por aí vai... A porta falsa também fazia parte do enxoval funerário e tinha um significado religioso para os antigos egípcios.

Porta falsa de Khenu. Fotógrafo Pierre Tallet,Egito antigo.

Porta falsa feita em calcário pertencente a Ptahshepses da 5ª dinastia. Fotógrafo desconhecido, Egito antigo.
 
Para ficar mais fácil o entendimento, basta pensarmos no que a maioria das pessoas hoje em dia acreditam no que se refere ao que somos, ou seja, acredita-se que temos um corpo e uma alma. Os egípcios antigos de uma certa forma acreditavam nessa separação, só que aos olhos deles, as pessoas tinham muito mais divisões do que só um corpo e uma alma. Mas não vamos nos aprofundar nisso agora porque foge ao foco, vamos tratar de apenas uma dessas divisões chamada Ka. O Ka representa a força vital do indivíduo e é o mais próximo do que entendemos como alma hoje em dia.

Porta falsa feita em calcário pertencente a Kaihap da 5ª dinastia. Fotógrafo desconhecido, Egito antigo.
 
Na porta falsa, a imagem retratada do morto é na verdade o Ka dele e não o seu corpo físico. As oferendas levadas ao morto em sua tumba eram designadas justamente ao Ka. Essa porta era na verdade, a ligação entre o mundo dos mortos e dos vivos. Afinal acreditava-se que através dela o morto poderia passar de um mundo ao outro, ou seja, ele poderia ir ao mundo dos deuses e voltar ao mundo dos humanos quando quisesse.
A porta falsa servia de passagem também para os deuses, segundo a crença da época.

Porta falsa feita em calcário pertencente a Neferseshemkhufu da 6ª dinastia. Fotógrafo desconhecido, Egito antigo.
 

Sabendo dessa visão da época, dá para entender a importância de se ter uma porta falsa na tumba. Afinal sem ela, o morto ficaria "preso" em um único mundo. É importante ressaltar também que para os antigos egípcios, a morte não existia. Eles acreditavam na vida, por isso havia a crença de que quando o corpo físico morria, o morto poderia continuar vivendo em um outro plano, desde que uma série de coisas fossem preservadas, como é o caso do corpo físico mumificado porque para eles, o morto iria precisar desse corpo preservado para continuar vivendo.

Porta falsa de Iteti. Fotógrafo desconhecido, Descobrir egipto.
 
É importante saber que a porta falsa não era utilizada somente pela elite da época. E que essa porta quando não era representada em uma pintura na parede, poderia ser feita de diversos materiais como madeira ou calcário. O tamanho da porta também não seguia um padrão, tudo dependia da vontade e poder aquisitivo do dono do túmulo.

Porta falsa do império antigo (2150-2040 a.C.) . Fotógrafo Gary Todd, Sputnik.
 

Hoje podemos observar que até mesmo uma porta falsa construída pelos antigos egípcios, era uma grande obra de arte. Independentemente da época, sempre poderemos observar nessas portas, a perfeição, precisão e a beleza.

Porta falsa do império antigo (2150-2040 a.C.). Fotógrafo Gary Todd, Sputnik.
 

Agora que já sabemos o real significado de uma porta falsa, ao vê-la novamente, poderemos contemplá-la melhor.

#EgitoAntigoeSeusMisterios #EgitoAntigo #AncientyEgypt #Artigo #Article

Referência: JAMILLE,Márcia. Portas falsas (Egito Antigo). Arqueologia Egípcia,2016. Disponível em: http://arqueologiaegipcia.com.br/tag/portas-falsas-egito-antigo. Acesso em 25 de Setembro de 2020.

Referência: JAMILLE,Márcia. O que o passado pode nos contar: Portas falsas ou “Portas para o Ka”. Egito Antigo. Disponível em: https://www.egitoantigo.net/portas-falsas-egito-antigo.html. Acesso em 25 de Setembro de 2020.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Missão egípcia alemã anuncia grande descoberta no centro do Grande Templo de Heliópolis

Mais uma descoberta no Egito, agora em Alexandria

Tour Virtual ao Templo de Abu Simbel

Descoberta em Abu Sir revela materiais de mumificação da 26ª Dinastia

Ruínas de Heráclio encontrada submersa no Mediterrâneo

Descoberta a tumba do tesoureiro do faraó Ramsés II em Saqqara

Sarcófago externo do Faraó Ramsés III

Tumba da rainha Meresankh III

Tour em 3D na tumba do sacerdote Wahtye

O Egito revela a descoberta de 250 tumbas em Al-Hamidiyah