O faraó Seti I (c.1294–1279 aC) foi o segundo rei da 19ª dinastia. Assim como seu filho, o faraó Ramsés II (o grande), ele é muito conhecido não só pelo seu governo, mas também pelas grandes construções.
Quando se houve falar o nome Seti I, logo nos vem em mente a grandiosidade de sua tumba, a KV17, que fica no vale dos reis e foi descoberta pelo egiptólogo italiano Giovanni Battista Belzoni, um dos primeiros nomes da egiptologia. Para fazer referência ao descobridor dessa tumba, é comum se referir à ela como "Tumba de Belzoni".
Segundo explicação do ministério do turismo e antiguidades do Egito, os detalhes dessa tumba podem ser explicados da seguinte forma: "Arquitetonicamente, o túmulo de Seti I se enquadra no tipo de “eixo oscilante” característico de seu período. A primeira série de corredores e passagens descendentes termina na primeira sala com pilares, onde, na parede oposta, mas fora do eixo, outra série de passagens descendentes cortadas no chão da sala leva à câmara funerária. A tumba apresenta várias características novas e únicas. Ao longo do mesmo eixo da primeira série de corredores e passagens descendentes, uma porta leva a uma única sala. Isso pode ter sido feito para levar os invasores a acreditar que essa era a câmara funerária real. O túmulo de Seti I também é o primeiro a possuir uma câmara funerária com teto abobadado. Talvez o mais interessante de tudo seja que a passagem começa no chão da câmara funerária, descendo ainda mais, profundamente na terra." (MINISTRY OF TOURISM AND ANTIQUITIES).
|
Corredor - Tumba do faraó Seti I no vale dos reis - Fotógrafo Ahmed Romeih - MoTA, Ministry of Tourism and Antiquities.
|
|
A versão curta do Amduat - Tumba do faraó Seti I no vale dos reis - Fotógrafo Ahmed Romeih - MoTA, Ministry of Tourism and Antiquities.
|
A tumba do faraó Seti I, a primeira no vale dos reis a ser totalmente decorada, é enorme e belíssima, tendo uma decoração que deixa qualquer um de boca aberta. Assim como era comum no Egito antigo, essa tumba também retrata em suas paredes, a passagem segura do morto ao mundo dos deuses.
|
Faraó Seti I entre o Deus Osíris e o Deus Hórus - Tumba do faraó Seti I no vale dos reis - Fotógrafo Ahmed Romeih - MoTA, Ministry of Tourism and Antiquities.
|
|
Detalhe do Amduat - Tumba do faraó Seti I no vale dos reis - Fotógrafo Ahmed Romeih - MoTA, Ministry of Tourism and Antiquities.
|
|
Cena do Livro dos Portões - Tumba do faraó Seti I no vale dos reis - Fotógrafo Ahmed Romeih - MoTA, Ministry of Tourism and Antiquities.
|
|
Foto de arquivo - Tumba do faraó Seti I - Centro Egípcio de Registro de Antiguidades, Ministry of Tourism and Antiquities.
|
É impossível ver tanta beleza, delicadeza, perfeição e genialidade em uma só construção e não admirar, e porque não, voltar no tempo por alguns minutos. Essa tumba é uma grande obra de arte!!!
#EgitoAntigoeSeusMisterios #EgitoAntigo #Construcao #Construction
Referência: Tomb of Sety I (KV17). Ministry of Tourism and Antiquities. Disponível em: https://egymonuments.gov.eg/en/monuments/tomb-of-sety-i-kv17. Acesso em 15 de Setembro de 2020.
Comentários
Postar um comentário