Tumba do faraó Seti I

O faraó Seti I (c.1294–1279 aC) foi o segundo rei da 19ª dinastia. Assim como seu filho, o faraó Ramsés II (o grande), ele é muito conhecido não só pelo seu governo, mas também pelas grandes construções.

Quando se houve falar o nome Seti I, logo nos vem em mente a grandiosidade de sua tumba, a KV17, que fica no vale dos reis e foi descoberta pelo egiptólogo italiano Giovanni Battista Belzoni, um dos primeiros nomes da egiptologia. Para fazer referência ao descobridor dessa tumba, é comum se referir à ela como "Tumba de Belzoni".

Segundo explicação do ministério do turismo e antiguidades do Egito, os detalhes dessa tumba podem ser explicados da seguinte forma: "Arquitetonicamente, o túmulo de Seti I se enquadra no tipo de “eixo oscilante” característico de seu período. A primeira série de corredores e passagens descendentes termina na primeira sala com pilares, onde, na parede oposta, mas fora do eixo, outra série de passagens descendentes cortadas no chão da sala leva à câmara funerária. A tumba apresenta várias características novas e únicas. Ao longo do mesmo eixo da primeira série de corredores e passagens descendentes, uma porta leva a uma única sala. Isso pode ter sido feito para levar os invasores a acreditar que essa era a câmara funerária real. O túmulo de Seti I também é o primeiro a possuir uma câmara funerária com teto abobadado. Talvez o mais interessante de tudo seja que a passagem começa no chão da câmara funerária, descendo ainda mais, profundamente na terra." (MINISTRY OF TOURISM AND ANTIQUITIES).

#EgitoAntigoeSeusMisterios
Corredor - Tumba do faraó Seti I no vale dos reis - Fotógrafo Ahmed Romeih - MoTA, Ministry of Tourism and Antiquities.

A versão curta do Amduat - Tumba do faraó Seti I no vale dos reis - Fotógrafo Ahmed Romeih - MoTA, Ministry of Tourism and Antiquities.
 
A tumba do faraó Seti I, a primeira no vale dos reis a ser totalmente decorada, é enorme e belíssima, tendo uma decoração que deixa qualquer um de boca aberta. Assim como era comum no Egito antigo, essa tumba também retrata em suas paredes, a passagem segura do morto ao mundo dos deuses.

Faraó Seti I entre o Deus Osíris e o Deus Hórus - Tumba do faraó  Seti I no vale dos reis - Fotógrafo Ahmed Romeih - MoTA, Ministry of Tourism and Antiquities.

Detalhe do Amduat - Tumba do faraó Seti I no vale dos reis - Fotógrafo Ahmed Romeih - MoTA, Ministry of Tourism and Antiquities.

 

Cena do Livro dos Portões - Tumba do faraó Seti I no vale dos reis - Fotógrafo Ahmed Romeih - MoTA, Ministry of Tourism and Antiquities.

Foto de arquivo - Tumba do faraó Seti I - Centro Egípcio de Registro de Antiguidades, Ministry of Tourism and Antiquities.

É impossível ver tanta beleza, delicadeza, perfeição e genialidade em uma só construção e não admirar, e porque não, voltar no tempo por alguns minutos. Essa tumba é uma grande obra de arte!!!

#EgitoAntigoeSeusMisterios #EgitoAntigo #Construcao #Construction

Referência: Tomb of Sety I (KV17). Ministry of Tourism and Antiquities. Disponível em: https://egymonuments.gov.eg/en/monuments/tomb-of-sety-i-kv17. Acesso em 15 de Setembro de 2020.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Missão egípcia alemã anuncia grande descoberta no centro do Grande Templo de Heliópolis

Mais uma descoberta no Egito, agora em Alexandria

Tour Virtual ao Templo de Abu Simbel

Descoberta em Abu Sir revela materiais de mumificação da 26ª Dinastia

Ruínas de Heráclio encontrada submersa no Mediterrâneo

Descoberta a tumba do tesoureiro do faraó Ramsés II em Saqqara

Sarcófago externo do Faraó Ramsés III

Tumba da rainha Meresankh III

Tour em 3D na tumba do sacerdote Wahtye

O Egito revela a descoberta de 250 tumbas em Al-Hamidiyah