A Grande Esfinge de Gizé

A grande esfinge de Gizé, do faraó Quéfren (localizada a leste de sua pirâmide), é muito conhecida e quando falamos do Egito antigo, é comum lembrarmos não só das pirâmides, mas dela também. Ela é da quarta dinastia (2558 aC à 2532 aC).

#EgitoAntigoeSeusMisterios
A grande esfinge de Gizé. Fotógrafo desconhecido, Museu Egípcio e RosaCruz Tutankhamon.

A grande esfinge de Gizé. Fotógrafo desconhecido, Museu Egípcio e RosaCruz Tutankhamon.
 
O historiador grego Heródoto (485 a.C. – 425 a.C.) passou parte da sua vida estudando a cultura egípcia antiga, e uma das coisas que ele se interessou, foi a grande esfinge de Gizé. Aliás o nome "esfinge" foi dado por ele por ser o nome que se dava a uma criatura da mitologia grega, que era representada com rosto humano, corpo de leão e asas nas costas. Por trás dessa mitologia havia uma lenda que dizia que as esfinges faziam charadas com os humanos e que se eles não soubessem responder, eram devorados. Foi por isso que Heródoto deu esse nome ao monumento do faraó Quéfren e também ele acreditava que esse era o significado dela.

A grande esfinge de Gizé. Fotógrafo desconhecido, Museu Egípcio e RosaCruz Tutankhamon.

A grande esfinge de Gizé. Fotógrafo desconhecido, Museu Egípcio e RosaCruz Tutankhamon
 
Anos após os estudos de Heródoto, foi possível entender o real significado da representação da esfinge... Na verdade ela representa o próprio faraó Quéfren, exibindo o seu poder e divindade, dando a idéia de que o faraó tinha a força e o vigor de um leão. É importante saber que os faraós eram considerados deuses na terra e que o leão era um animal sagrado para os antigos egípcios.

A grande esfinge de Gizé. Fotógrafo desconhecido, Museu Egípcio e RosaCruz Tutankhamon.

Detalhe do rosto da grande esfinge de Gizé. Fotógrafo Dan Breckwoldt,Infoescola.
 
"No decorrer do século XIX, em 1817, houve uma nova restauração supervisionada pelo italiano Giovanni Caviglia, descobrindo todo o peito da estátua, e apenas em 1925 foi completamente desenterrada. Em 1926 parte de seu turbante teria caído, por conta da erosão fazendo com que em 1931 engenheiros trabalhassem na região de sua cabeça para uma restauração total, mostrando a Esfinge como temos até os dias atuais." (MUSEU EGÍPCIO E ROSACRUZ TUTANKHAMON).

A grande esfinge de Gizé. Fotógrafo desconhecido, Revista Super Interessante.

A grande esfinge de Gizé. Fotógrafo desconhecido, Incrível história.
 
Entre as patas da esfinge há uma estela pertencente ao príncipe Tutmés IV, que conta a história de um sonho que ele teve ao lado dela.

Saiba mais:
#EgitoAntigoeSeusMisterios #EgitoAntigo #Construcao #Construction


Referência: WASSEM,Vinicius Dzala Lara. A Grande Esfinge de Gizé. Museu Egípcio e RosaCruz Tutankhamon. Disponível em: http://museuegipcioerosacruz.org.br/a-grande-esfinge-de-gize/. Acesso em 05 de Setembro de 2020.

Referência: OLEQUES,Liane Carvalho. Esfinge de Gizé. Infoescola. Disponível em: https://www.infoescola.com/civilizacao-egipcia/esfinge-de-gize/. Acesso em 05 de Setembro de 2020.

Referência: Redação Mundo Estranho. Como a Esfinge de Gizé perdeu o nariz?. Super Interessante,2020. Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-a-esfinge-de-gize-perdeu-o-nariz/. Acesso em 05 de Setembro de 2020.

Referência: BEZERRA,Eudes. A Grande Esfinge de Gizé, Egito. Incrível História,2017. Disponível em: https://incrivelhistoria.com.br/grande-esfinge-gize/. Acesso em 05 de Setembro de 2020.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Missão egípcia alemã anuncia grande descoberta no centro do Grande Templo de Heliópolis

Mais uma descoberta no Egito, agora em Alexandria

Tour Virtual ao Templo de Abu Simbel

Descoberta em Abu Sir revela materiais de mumificação da 26ª Dinastia

Ruínas de Heráclio encontrada submersa no Mediterrâneo

Descoberta a tumba do tesoureiro do faraó Ramsés II em Saqqara

Sarcófago externo do Faraó Ramsés III

Tumba da rainha Meresankh III

Tour em 3D na tumba do sacerdote Wahtye

O Egito revela a descoberta de 250 tumbas em Al-Hamidiyah