Barca funerária do faraó Quéops

O faraó Quéops, segundo faraó da 4ª dinastia (império antigo), é conhecido não apenas pelo seu reinado mas também pelas grandes construções que fez, principalmente pela grande pirâmide de Gizé. Mas outra grande construção dele também é muito conhecida, a Barca Funerária, que surpreende pelo tamanho e engenhosidade.

A barca funerária foi feita com tábuas de cedro do líbano e espigas de Paliurus spina-christi, tendo 43,6 metros de comprimento e 5,9 metros de largura. Ela encontra-se disponível para visitação no Museu do Barco Solar desde 1982. Essa barca faz parte do enxoval funerário do faraó Quéops e assim como qualquer objeto de um enxoval funerário, tem a finalidade de servir o morto em sua nova vida. Mas não é comum encontrar uma barca funerária nas escavações e principlamente em perfeito estado de conservação, como essa.
Alguns estudiosos chamam essa barca de "Barca Solar" devido ao fato dela ser semelhante as barcas representadas nas paredes das tumbas, onde o Deus Sol Rá faz a sua viagem diária pelo céu.

#EgitoAntigoeSeusMisterios
Visão externa do Museu do Barco Solar. Fotógrafo desconhecido, Aventuras na História.

Modelo de barca funerária. Fotógrafo desconhecido, Wikiwand.
 

Essa barca foi descoberta intocada em um poço fora do planalto das pirâmides de Gizé em 1954, pelo arqueólogo egípcio Kamal el-Mallakh. Estudiosos encontraram evidências de que ela tenha sido utilizada para levar o faraó Quéops pelo Rio Nilo de Mênfis à Gizé até a sua morada final. Isso representa uma espécie de marcha fúnebre, assim como é retratada em algumas passagens de diversas tumbas já encontradas.

Barca funerária do faraó Quéops no momento em que foi redescoberta por arqueólogos. Fotógrafo desconhecido, Aventuras na História.

Barca funerária do faraó Quéops. Fotógrafo desconhecido, Aventuras na História.
 
Hoje podemos admirar essa grandiosa construção no Museu do Barco Solar, mas poucos sabem do esforço que foi feito para tornar isso possível. Foi necessário muita dedicação e trabalho para deixar tudo como está hoje porque essa barca foi encontrada intacta, mas cuidadosamente desmontada. Ela tem 1200 partes montadas com cavilhas de madeira e cordas de cânhamo (nenhum tipo de prego foi usado). O restaurador chefe do Departamento de Antiguidades egípcio, Ahmed Youssef Moustafa, foi o responsável pela montagem da barca.

Barca funerária do faraó Quéops. Fotógrafo Berthold Werner, Wikipédia.

Barca funerária do faraó Quéops. Fotógrafo desconhecido, Descobrir egipto.
 
A reconstrução da barca levou anos, por se tratar de algo tão antigo e por não se saber como ela tinha sido construída. E para a reconstrução, Moustafa teve que entender como eram construídas as antigas barcas. Para isso, ele estudou a forma de montá-la através do material disponível, que eram os relevos feitos nas paredes das tumbas e pequenos exemplares de madeira encontrados nelas.
Moustafa chegou a passar um bom tempo em Alexandria estudando essa construção porque lá ainda eram construídas embarcações desse tipo. E também porque ele acreditava que os construtores de barcos atuais poderiam ter herdado alguma técnica que era praticada naquela época.

Barca funerária do faraó Quéops. Fotógrafo desconhecido, TripAdvisor.

Barca funerária do faraó Quéops. Fotógrafo desconhecido, Viajantes econômicos.
 
Para a alegria de todos, Moustafa conseguiu reconstruir a barca funerária de Quéops em seus mínimos detalhes e o resultado desse trabalho é admirado até os dias de hoje.

Barca funerária do faraó Quéops. Fotógrafo desconhecido, The travellers.

Barca funerária do faraó Quéops. Fotógrafo desconhecido, TripAdvisor.
 

Não tem como olhar para essa barca e não se impressionar. Ela é uma barca simples, é verdade, mas muito bem elaborada, bem feita e precisa. Dá para ver que os egípcios antigos pensaram nos mínimos detalhes. Para quem nunca viu essa maravilha, essa é a oportunidade de ficar de "boca aberta" por alguns minutos e para quem já viu, é o momento de admirar mais uma vez. Sempre há um novo detalhe para descobrir.

Barca funerária do faraó Quéops. Fotógrafo YKJpn, TripAdvisor.

Barca funerária do faraó Quéops. Fotógrafo Elenahispalis, Minube.

Barca funerária do faraó Quéops. Fotógrafo desconhecido, TripAdvisor.
 
#EgitoAntigoeSeusMisterios #EgitoAntigo #Construcao #Construction

Referência: TORTAMANO,Caio. Barca funerária de Quéops: uma das descobertas mais intrigantes do Egito Antigo. Aventuras na história,2020. Disponível em: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/almanaque/barca-funeraria-de-queops-uma-das-descobertas-mais-intrigantes-do-egito-antigo.phtml. Acesso em 16 de Setembro de 2020.

Referência: Barco Solar. The Travellers. Disponível em: https://thetravellerssa.webnode.com.br/egito/cairo/as%20grandes%20pir%C3%A2mides%20de%20gize/. Acesso em 16 de Setembro de 2020.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Missão egípcia alemã anuncia grande descoberta no centro do Grande Templo de Heliópolis

Mais uma descoberta no Egito, agora em Alexandria

Tour Virtual ao Templo de Abu Simbel

Descoberta em Abu Sir revela materiais de mumificação da 26ª Dinastia

Ruínas de Heráclio encontrada submersa no Mediterrâneo

Descoberta a tumba do tesoureiro do faraó Ramsés II em Saqqara

Sarcófago externo do Faraó Ramsés III

Tumba da rainha Meresankh III

Tour em 3D na tumba do sacerdote Wahtye

O Egito revela a descoberta de 250 tumbas em Al-Hamidiyah