Artefato egípcio recuperado em Nova York

Divulgado em: 19/11/2020.

O Egito divulgou hoje (19/11/2020) a recuperação de um artefato egípcio, um painel de calcário chamado de Pa-di-Sena e que data do período tardio, que foi contrabandeado para Nova York e estava à venda em um leilão. Esse artefato de 110cm de altura e 35cm de largura, possui uma representação do Deus Hórus e da Deusa Hathor, inscrições hieroglíficas e a representação do dono da peça oferecendo oferendas ao Deus Hórus e à Deusa Ísis.
A recuperação desse artefato foi possível através do esforço conjunto entre o Ministério do Turismo e Antiguidades e o Ministério das Relações Exteriores.

#EgitoAntigoeSeusMisterios
Painel de calcário do período tardio recuperado pelo Egito em Nova York. Fotógrafo desconhecido, Facebook Ministry of Tourism and Antiquities.

Painel de calcário do período tardio recuperado pelo Egito em Nova York. Fotógrafo desconhecido, Facebook Ministry of Tourism and Antiquities.
 
Segundo Shaaban Abdel-Gawad (Diretor Geral do Departamento Geral de Antiguidades Recuperadas do Ministério do Turismo e Antiguidades), o artefato já foi recebido ontem (18/11/2020) pelo Embaixador Dr. Hisham Al-Naqib (Cônsul Geral do Egito em Nova York), e está programado para retornar ao Egito o mais rápido possível.

Painel de calcário do período tardio recuperado pelo Egito em Nova York. Fotógrafo desconhecido, Egypt Today.
 
Shaaban Adbel-Gawad disse também que: "A recuperação da peça veio depois de esforços extenuantes por parte da Administração Geral das antiguidades recuperadas para monitorar o artefato e fornecer todas as evidências ao Gabinete do Procurador-Geral da Cidade de Nova York e ao Escritório de Investigação, que por sua vez forneceu toda a cooperação para tomar todas as medidas necessárias durante as investigações, o que provou a propriedade do Egito sobre o artefato e que ele foi roubado". (FACEBOOK MINISTRY OF TOURISM AND ANTIQUITIES).

Painel de calcário do período tardio recuperado pelo Egito em Nova York. Fotógrafo desconhecido, Ahram Online.

Painel de calcário do período tardio recuperado pelo Egito em Nova York. Fotógrafo desconhecido, See Egy.

Essa notícia é motivo de grande comemoração para o povo egípcio e ajuda a manter parte da história da civilização do antigo Egito preservada em sua terra natal. Ainda existem muitos artefatos do antigo Egito que estão de forma ilegal em diversos países, infelizmente, mas quem sabe um dia seja possível que todos eles voltem para casa.

#EgitoAntigoeSeusMisterios #EgitoAntigo #AncientyEgypt #Artigo #Article

Referência: استرداد لوحة أثرية من نيويورك. Facebook Ministry of Tourism and Antiquities,2020. Disponível em: https://www.facebook.com/moantiquities/posts/3594821343896823. Acesso em 19 de Novembro de 2020.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Missão egípcia alemã anuncia grande descoberta no centro do Grande Templo de Heliópolis

Mais uma descoberta no Egito, agora em Alexandria

Tour Virtual ao Templo de Abu Simbel

Descoberta em Abu Sir revela materiais de mumificação da 26ª Dinastia

Ruínas de Heráclio encontrada submersa no Mediterrâneo

Descoberta a tumba do tesoureiro do faraó Ramsés II em Saqqara

Sarcófago externo do Faraó Ramsés III

Tumba da rainha Meresankh III

Tour em 3D na tumba do sacerdote Wahtye

O Egito revela a descoberta de 250 tumbas em Al-Hamidiyah