Restauração do Templo de Khnum

Divulgado em: 05/11/2020.

Ontem (05/11/2020), o Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito divulgou o início dos trabalhos da sexta temporada do projeto de restauração e documentação do Templo de Khnum, também conhecido como Templo de Esna, que é dedicado ao Deus Khnum (o deus em forma de carneiro) e localiza-se na cidade de Esna (margem oeste do Nilo, cerca de 55 km ao sul de Luxor).

Esse templo é do período romano e o início de sua construção foi feita durante o reinado do imperador romano Cláudio. A decoração foi concluída durante a época do imperador Décio, entre 249-251 d.C.. Durante os séculos 19 e 20, o templo sofreu com as construções de casas ao seu redor, tendo o acesso por uma delas. Acredita-se que o templo foi usado como depósito para a colheita de algodão desses moradores, durante o reinado de Mohamed Ali Pasha. Veja mais detalhes no "Saiba mais".

#EgitoAntigoeSeusMisterios
Decoração do Templo de Esna. Fotógrafo desconhecido, See Egy.
 
Esse trabalho é uma parceria entre o Egito e a Alemanha, com o Centro de Registro de Antiguidades do Ministério do Turismo e Antiguidades do lado egípcio e o Departamento de Egiptologia da Universidade de Tübingen do lado alemão, e vai até os primeiros meses de 2021. O início desse trabalho da missão arqueológica egípcia-alemã começou em 2018, mas com a pandemia da COVID-19, os trabalhos haviam sido interrompidos.

Decoração do Templo de Esna. Fotógrafo desconhecido, See Egy.
 
Segundo explicação do Dr. Hisham Al-Laithi (Chefe do Centro de Registro de Antiguidades e chefe dessa missão do lado egípcio): "O trabalho da missão nesta temporada incluiu trabalhos de restauração e limpeza das camadas de fuligem e sujeira, removendo sais das paredes e do teto do templo e mostrando as cores originais das inscrições, especialmente as inscrições astronômicas que adornam o telhado do templo.". (FACEBOOK MINISTRY OF TOURISM AND ANTIQUITIES,2020).

Decoração do Templo de Esna. Fotógrafo desconhecido, See Egy.
 
O Dr. Christian Lights (Chefe da missão do lado alemão) explicou que: "As inscrições coloridas do templo sofreram ao longo dos séculos com o acúmulo de grossas camadas de fuligem, poeira e sujeira, além de restos de pássaros e morcegos, ninhos de aranha, bem como depósitos de sal.". (FACEBOOK MINISTRY OF TOURISM AND ANTIQUITIES,2020).

Decoração do Templo de Esna. Fotógrafo desconhecido, Ahram Online.
 
O trabalho de restauração é muito importante para preservar a história. É bom saber que o Egito continua empenhado em manter toda a riqueza deixada pela civilização egípcia antiga em perfeitas condições. O país e os turistas agradecem!

Saiba mais:

#EgitoAntigoeSeusMisterios #EgitoAntigo #AncientyEgypt #Artigo #Article

Referência: Facebook Ministry of Tourism and Antiquities,2020. Disponível em: https://www.facebook.com/moantiquities/posts/3555773811134910. Acesso em 06 de Novembro de 2020.

Referência: Dashish,Ali Abu. Egypt-Germany Joint Archaeological Mission Begins Esna Temple Renovation. See Egy,2020. Disponível em: https://see.news/esna-egyptian-german-tourism-and-antiquities-ministry/. Acesso em 06 de Novembro de 2020.

Referência: Aref,Nevine El. Egypt-German archaeological mission resumes conservation and documentation of Temple of Esna. Ahram Online,2020. Disponível em: http://english.ahram.org.eg/NewsContent/9/40/390113/Heritage/Ancient-Egypt/EgyptGerman-archaeological-mission-resumes-conserv.aspx. Acesso em <06 de Novembro de 2020.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Missão egípcia alemã anuncia grande descoberta no centro do Grande Templo de Heliópolis

Mais uma descoberta no Egito, agora em Alexandria

Tour Virtual ao Templo de Abu Simbel

Descoberta em Abu Sir revela materiais de mumificação da 26ª Dinastia

Ruínas de Heráclio encontrada submersa no Mediterrâneo

Descoberta a tumba do tesoureiro do faraó Ramsés II em Saqqara

Sarcófago externo do Faraó Ramsés III

Tumba da rainha Meresankh III

Tour em 3D na tumba do sacerdote Wahtye

O Egito revela a descoberta de 250 tumbas em Al-Hamidiyah