Divulgado em: 05/11/2020.
Ontem (05/11/2020), o Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito divulgou o início dos trabalhos da sexta temporada do projeto de restauração e documentação do Templo de Khnum, também conhecido como Templo de Esna, que é dedicado ao Deus Khnum (o deus em forma de carneiro) e localiza-se na cidade de Esna (margem oeste do Nilo, cerca de 55 km ao sul de Luxor).
Esse templo é do período romano e o início de sua construção foi feita durante o reinado do imperador romano Cláudio. A decoração foi concluída durante a época do imperador Décio, entre 249-251 d.C.. Durante os séculos 19 e 20, o templo sofreu com as construções de casas ao seu redor, tendo o acesso por uma delas. Acredita-se que o templo foi usado como depósito para a colheita de algodão desses moradores, durante o reinado de Mohamed Ali Pasha. Veja mais detalhes no "Saiba mais".
|
Decoração do Templo de Esna. Fotógrafo desconhecido, See Egy.
|
Esse trabalho é uma parceria entre o Egito e a Alemanha, com o Centro de Registro de Antiguidades do Ministério do Turismo e Antiguidades do lado egípcio e o Departamento de Egiptologia da Universidade de Tübingen do lado alemão, e vai até os primeiros meses de 2021. O início desse trabalho da missão arqueológica egípcia-alemã começou em 2018, mas com a pandemia da COVID-19, os trabalhos haviam sido interrompidos.
|
Decoração do Templo de Esna. Fotógrafo desconhecido, See Egy.
|
Segundo explicação do Dr. Hisham Al-Laithi (Chefe do Centro de Registro de Antiguidades e chefe dessa missão do lado egípcio): "O trabalho da missão nesta temporada incluiu trabalhos de restauração e limpeza das camadas de fuligem e sujeira, removendo sais das paredes e do teto do templo e mostrando as cores originais das inscrições, especialmente as inscrições astronômicas que adornam o telhado do templo.". (FACEBOOK MINISTRY OF TOURISM AND ANTIQUITIES,2020).
|
Decoração do Templo de Esna. Fotógrafo desconhecido, See Egy.
|
O Dr. Christian Lights (Chefe da missão do lado alemão) explicou que: "As inscrições coloridas do templo sofreram ao longo dos séculos com o acúmulo de grossas camadas de fuligem, poeira e sujeira, além de restos de pássaros e morcegos, ninhos de aranha, bem como depósitos de sal.". (FACEBOOK MINISTRY OF TOURISM AND ANTIQUITIES,2020).
|
Decoração do Templo de Esna. Fotógrafo desconhecido, Ahram Online.
|
O trabalho de restauração é muito importante para preservar a história. É bom saber que o Egito continua empenhado em manter toda a riqueza deixada pela civilização egípcia antiga em perfeitas condições. O país e os turistas agradecem!
Saiba mais:#EgitoAntigoeSeusMisterios #EgitoAntigo #AncientyEgypt #Artigo #Article
Referência: Facebook Ministry of Tourism and Antiquities,2020. Disponível em: https://www.facebook.com/moantiquities/posts/3555773811134910. Acesso em 06 de Novembro de 2020.
Referência: Dashish,Ali Abu. Egypt-Germany Joint Archaeological Mission Begins Esna Temple Renovation. See Egy,2020. Disponível em: https://see.news/esna-egyptian-german-tourism-and-antiquities-ministry/. Acesso em 06 de Novembro de 2020.
Referência: Aref,Nevine El. Egypt-German archaeological mission resumes conservation and documentation of Temple of Esna.
Ahram Online,2020. Disponível em: http://english.ahram.org.eg/NewsContent/9/40/390113/Heritage/Ancient-Egypt/EgyptGerman-archaeological-mission-resumes-conserv.aspx. Acesso em <06 de Novembro de 2020.
Comentários
Postar um comentário