Artefato encontrado dentro de uma múmia

Divulgado em: 23/11/2020.

No dia 23/11/2020, foi anunciado um resultado inesperado da análise feita pela segunda vez em uma múmia do The Block (Museu de Arte da Universidade Northwestern em Chicago), conhecida como "Hawara Portrait Mummy No. 4", e que acreditava-se ser de uma mulher do período em que a Roma dominou o Egito. Essa múmia foi encontrada no antigo sítio arqueológico de Hawara entre 1910 e 1911, mas quando foram feitos os primeiros estudos a cerca de duas décadas atrás, as imagens não eram boas e muitos detalhes não ficaram claros.

Na tomografia atual foi utilizada a técnica com difração de raios-X, onde um "micro-feixe" de raio-X altamente concentrado consegue mostrar as variações nos padrões de difusão, revelando dessa forma o material de um determinado objeto. Segundo Stuart Stock, professor de pesquisa de biologia celular na Feinberg School of Medicine da Universidade Northwestern em Chicago, essa foi a primeira vez que a técnica foi usada em uma múmia intacta.

#EgitoAntigoeSeusMisterios
Múmia do The Block, Museu de Chicago. Print do vídeo do Live Science.

Múmia do The Block, Museu de Chicago. Print do vídeo do Live Science.
 
O resultado dessa análise surpreendeu todos os envolvidos... A múmia que acreditava-se ser de uma mulher por estar retratada dessa forma, é na verdade de uma menina de 5 anos. E dentro da múmia dessa criança, em seu abdômen, há um pequeno artefato de 7mm de comprimento feito de calcita, que pelo formato acredita-se ser um escaravelho (amuleto para proteger o morto).
Fora isso, foram encontradas também 36 estruturas que parecem ser uma espécie de fios de metal moderno, onde 11 estão ao redor da cabeça e do pescoço, 20 próximos aos pés e 5 perto do tronco. Eles provavelmente foram utilizados em algum momento do século passado para estabilizar o artefato.
Retrato colocado na Múmia do The Block. Fotógrafo Stuart R. Stock, Live Science.

Múmia do The Block, Museu de Chicago. Print do vídeo do Live Science.
 
E as descobertas não pararam por aí, segundo explicação de Stuart Stock: "Um achado surpreendente foi uma camada irregular de sedimento no invólucro da múmia, talvez lama que tinha sido usada pelos sacerdotes presentes para prender as bandagens da múmia". (LIVE SCIENCE,2020).

Tomografia na Múmia do The Block, Museu de Chicago. Print do vídeo do Live Science.

Os pontos verdes são os fios de metal. Fotógrafo Stuart R. Stock, Live Science.
 
Stuart Stock deu uma explicação ao Live Science sobre o artefato encontrado dentro da múmia: "Uma possibilidade é que poderia ser um amuleto incluído porque o corpo da criança foi danificado durante a mumificação. Depois de tal acidente, os sacerdotes costumavam colocar um amuleto como um escaravelho sobre a parte do corpo danificada para proteger a pessoa na vida após a morte, e a "bolha" de calcita recém-descoberta tinha aproximadamente o tamanho certo e na posição certa para ser um escaravelho protetor. No entanto, a resolução da tomografia não foi alta o suficiente para mostrar detalhes esculpidos no objeto, então é impossível dizer ao certo o que poderia ser". (LIVE SCIENCE,2020).

Tomografia na Múmia do The Block, Museu de Chicago. Print do vídeo do Live Science.

Tomografia na Múmia do The Block, Museu de Chicago. Print do vídeo do Live Science.

Tomografia mostrando massa de resina dentro do crânio. Fotógrafo Stuart R. Stock, Live Science.
 
Quem sabe em uma próxima análise seja possível confirmar o que é esse artefato que está dentro da múmia e a causa de sua morte...

#EgitoAntigoeSeusMisterios #EgitoAntigo #AncientyEgypt #Artigo #Article

Referência: Atef,Rana. Incredible Artifacts Found Inside Ancient Egyptian Mummy. See Egy,2020. Disponível em: https://see.news/incredible-artifacts-found-inside-ancient-egyptian-mummy. Acesso em 28 de Novembro de 2020.

Referência: Marie,Mustafa. Foreign body discovered inside the belly of an Egyptian mummy in the Block Museum of Art. Egypt Today,2020. Disponível em: https://www.egypttoday.com/Article/4/94680/Foreign-body-discovered-inside-the-belly-of-an-Egyptian-mummy. Acesso em 28 de Novembro de 2020.

Referência: Weisberger,Mindy. Roman-era Egyptian child mummy scanned with laser-like precision. Live Science,2020. Disponível em: https://www.livescience.com/roman-era-mummy-x-ray-scans.html. Acesso em 28 de Novembro de 2020.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Missão egípcia alemã anuncia grande descoberta no centro do Grande Templo de Heliópolis

Mais uma descoberta no Egito, agora em Alexandria

Tour Virtual ao Templo de Abu Simbel

Descoberta em Abu Sir revela materiais de mumificação da 26ª Dinastia

Ruínas de Heráclio encontrada submersa no Mediterrâneo

Descoberta a tumba do tesoureiro do faraó Ramsés II em Saqqara

Sarcófago externo do Faraó Ramsés III

Tumba da rainha Meresankh III

Tour em 3D na tumba do sacerdote Wahtye

O Egito revela a descoberta de 250 tumbas em Al-Hamidiyah