Estátua do escriba Tep-em-Ankh no Museu de Alexandria

O Museu de Alexandria, também chamado de Bibliotheca Alexandrina’s Museum (Museu da Biblioteca Alexandria), incluiu em seu acervo a estátua do escriba Tep-em-Ankh, da época do Império Antigo, que tinha os títulos de Ministro do Faraó e Chefe dos juízes. Pelos títulos que ele possuía dá para perceber que se trata de um homem muito importante e que trabalhava diretamente para o faraó.
É importante ressaltar que ser escriba na época dos faraós não era para todos, afinal a minoria das pessoas daquela época sabiam ler e escrever. Por isso, os escribas eram tão importantes e valorizados.

#EgitoAntigoeSeusMisterios
Estátua do escriba Tep-Em-Ankh. Fotógrafo desconhecido, See Egy.

Segundo explicação do Museu de Alexandria: "Desde a era do Império Antigo (2686-2160 AC), o Egito era administrado por uma classe instruída de funcionários públicos sob o comando do Ministro, incluindo os escribas; uma classe de prestígio que desempenhou um papel central na administração egípcia. O escriba era responsável por registrar os decretos e ordens reais, recrutar soldados para o exército, selecionar trabalhadores para a construção e calcular e coletar impostos. Além disso, eles eram os mantenedores de tradições e rituais no Egito; portanto, eles foram os guardiões da história e da civilização. A representação de estadistas e nobres seniores na forma de escribas é uma das melhores e mais sofisticadas formas de representação artística, devido à posição única que os escribas desfrutavam no antigo Egito.". (BIBLIOTHECA ALEXANDRINA,2020).

Estátua do escriba Tep-Em-Ankh. Fotógrafo desconhecido, See Egy.

A estátua do escriba Tep-em-Ankh, que foi descoberta ao norte da Pirâmide Escalonada do faraó Djoser, foi feita em granito rosa com uma base de calcário branco e data da 5ª ou 6ª dinastia, durante o reinado do faraó Unas (2375 - 2345 AC) ou do Faraó Pepi II (2184 - 2278 AC).
Essa estátua foi muito bem feita e seus traços perfeitos conseguem retratar muito bem a aparência de Tep-em-Ankh usando uma peruca. Sem dúvida, é uma obra de arte muito bonita.

Saiba mais:


#EgitoAntigoeSeusMisterios #EgitoAntigo #AncientyEgypt #Artefato #Artifact


Referência: The Antiquities Museum Displays Statue of Egyptian Scribe. Bibliotheca Alexandrina,2020. Disponível em: https://www.bibalex.org/en/news/details?documentid=38077&. Acesso em 13 de Novembro de 2020.

Referência: Dashish,Ali Abu. Ancient Egyptian Writer Statue Exhibits at Bibliotheca Alexandrina. See Egy,2020. Disponível em: https://see.news/bibliotheca-alexandrinas-museum-ancient-egyptian-writer. Acesso em 13 de Novembro de 2020.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Missão egípcia alemã anuncia grande descoberta no centro do Grande Templo de Heliópolis

Mais uma descoberta no Egito, agora em Alexandria

Tour Virtual ao Templo de Abu Simbel

Descoberta em Abu Sir revela materiais de mumificação da 26ª Dinastia

Ruínas de Heráclio encontrada submersa no Mediterrâneo

Descoberta a tumba do tesoureiro do faraó Ramsés II em Saqqara

Sarcófago externo do Faraó Ramsés III

Tumba da rainha Meresankh III

Tour em 3D na tumba do sacerdote Wahtye

O Egito revela a descoberta de 250 tumbas em Al-Hamidiyah