Estátua do escriba Tep-em-Ankh no Museu de Alexandria
O Museu de Alexandria, também chamado de Bibliotheca Alexandrina’s Museum (Museu da Biblioteca Alexandria), incluiu em seu acervo a estátua do escriba Tep-em-Ankh, da época do Império Antigo, que tinha os títulos de Ministro do Faraó e Chefe dos juízes. Pelos títulos que ele possuía dá para perceber que se trata de um homem muito importante e que trabalhava diretamente para o faraó.
É importante ressaltar que ser escriba na época dos faraós não era para todos, afinal a minoria das pessoas daquela época sabiam ler e escrever. Por isso, os escribas eram tão importantes e valorizados.
Estátua do escriba Tep-Em-Ankh. Fotógrafo desconhecido, See Egy. |
Segundo explicação do Museu de Alexandria: "Desde a era do Império Antigo (2686-2160 AC), o Egito era administrado por uma classe instruída de funcionários públicos sob o comando do Ministro, incluindo os escribas; uma classe de prestígio que desempenhou um papel central na administração egípcia. O escriba era responsável por registrar os decretos e ordens reais, recrutar soldados para o exército, selecionar trabalhadores para a construção e calcular e coletar impostos. Além disso, eles eram os mantenedores de tradições e rituais no Egito; portanto, eles foram os guardiões da história e da civilização. A representação de estadistas e nobres seniores na forma de escribas é uma das melhores e mais sofisticadas formas de representação artística, devido à posição única que os escribas desfrutavam no antigo Egito.". (BIBLIOTHECA ALEXANDRINA,2020).
Estátua do escriba Tep-Em-Ankh. Fotógrafo desconhecido, See Egy. |
A estátua do escriba Tep-em-Ankh, que foi descoberta ao norte da Pirâmide Escalonada do faraó Djoser, foi feita em granito rosa com uma base de calcário branco e data da 5ª ou 6ª dinastia, durante o reinado do faraó Unas (2375 - 2345 AC) ou do Faraó Pepi II (2184 - 2278 AC).
Essa estátua foi muito bem feita e seus traços perfeitos conseguem retratar muito bem a aparência de Tep-em-Ankh usando uma peruca. Sem dúvida, é uma obra de arte muito bonita.
Saiba mais:
#EgitoAntigoeSeusMisterios #EgitoAntigo #AncientyEgypt #Artefato #Artifact
Referência: The Antiquities Museum Displays Statue of Egyptian Scribe. Bibliotheca Alexandrina,2020. Disponível em: https://www.bibalex.org/en/news/details?documentid=38077&. Acesso em 13 de Novembro de 2020.
Referência: Dashish,Ali Abu. Ancient Egyptian Writer Statue Exhibits at Bibliotheca Alexandrina. See Egy,2020. Disponível em: https://see.news/bibliotheca-alexandrinas-museum-ancient-egyptian-writer. Acesso em 13 de Novembro de 2020.
Comentários
Postar um comentário