Pirâmide do faraó Quéops

O faraó Quéops (c. 2589–2566 a.C.), também conhecido como Khufu, é famoso no mundo inteiro pela construção da famosa Grande Pirâmide de Gizé.

Originalmente essa pirâmide tinha 146,5 metros de altura e era revestida por calcário polido de alta qualidade, trazido de Tura de navio. Ela levou cerca de 10 à 20 anos para ser construída e durante 3.800 anos foi considerada a construção mais alta do mundo. Hoje ela é a última construção antiga que pertence às "Sete Maravilhas do Mundo Antigo" que ainda está de pé.

#EgitoAntigoeSeusMisterios
Grande Pirâmide de Gizé do faraó Quéops. Fotógrafo Nina, Wikipédia.

Grande Pirâmide de Gizé do faraó Quéops e as pirâmides das rainhas. Fotógrafo Sandro Vannini, Ministry of Tourism and Antiquities.

Grande Pirâmide de Gizé do faraó Quéops e a Grande Esfinge do faraó Quéfren. Fotógrafo desconhecido, Ministry of Tourism and Antiquities.

Entrada da Grande Pirâmide de Gizé do faraó Quéops. Fotógrafo Olaf Tausch, Wikipédia.

Grande Pirâmide de Gizé do faraó Quéops e a Grande Esfinge do faraó Quéfren em 1858. Fotógrafo Galeria Nacional da Escócia, Wikipédia.
 
Dentro dessa pirâmide há três câmaras funerárias, sendo uma escavada na parte inferior da rocha e as outras duas (câmara do rei e câmara da rainha) no alto da estrutura. Nenhuma outra pirâmide possui essa característica.
O sarcófago do faraó Quéops está na câmara do rei que fica na parte superior das salas que estão na parte alta. O acesso para essa câmara é através de uma grande galeria.

A grande galeria da Grande Pirâmide de Gizé do faraó Quéops. Fotógrafo Sando Vannini, Ministry of Tourism and Antiquities.

A câmara da rainha da Grande Pirâmide de Gizé do faraó Quéops. Fotógrafo Sando Vannini, Ministry of Tourism and Antiquities.

Sarcófago do faraó Quéops. Fotógrafo desconhecido, Ministry of Tourism and Antiquities.

Sarcófago do faraó Quéops. Fotógrafo desconhecido, Ministry of Tourism and Antiquities.

Interior da Grande Pirâmide de Gizé do faraó Quéops. Print Youtube Pilgrim O Peregrino.

Pedra do revestimento da Grande Pirâmide de Gizé do faraó Quéops que está no Museu Britânico. Fotógrafo CaptMondo, Wikipédia.
 
Um fato que impressiona tanto quanto a grande pirâmide são dois navios enormes, que foram encontrados em poços do lado sul dela, e que acredita-se ter sido utilizado no transporte da múmia do faraó Quéops até a pirâmide. Hoje é possível ver um desses navios no Museu do Barco Solar (veja mais detalhes no "Saiba mais").

Essa pirâmide impressiona pelo seu tamanho e perfeição. Sem dúvida é uma das grandes engenhosidades construídas pela civilização egípcia antiga.

Saiba mais:

#EgitoAntigoeSeusMisterios #EgitoAntigo #AncientyEgypt #Construcao #Construction

Referência: The Great Pyramid. Ministry of Tourism and Antiquities. Disponível em: https://egymonuments.gov.eg/en/monuments/the-great-pyramid. Acesso em 09 de Novembro de 2020.

Referência: Pirâmide de Quéops. Wikipédia,2020. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pir%C3%A2mide_de_Qu%C3%A9ops. Acesso em 09 de Novembro de 2020.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Missão egípcia alemã anuncia grande descoberta no centro do Grande Templo de Heliópolis

Mais uma descoberta no Egito, agora em Alexandria

Tour Virtual ao Templo de Abu Simbel

Descoberta em Abu Sir revela materiais de mumificação da 26ª Dinastia

Ruínas de Heráclio encontrada submersa no Mediterrâneo

Descoberta a tumba do tesoureiro do faraó Ramsés II em Saqqara

Sarcófago externo do Faraó Ramsés III

Tumba da rainha Meresankh III

Tour em 3D na tumba do sacerdote Wahtye

O Egito revela a descoberta de 250 tumbas em Al-Hamidiyah