É muito comum encontrar animais mumificados pela antiga civilização egípcia porque muitos deles eram considerados sagrados (deuses). Cada animal que representava um deus naquela época, tem uma ou mais formas de ser representado além de ter um papel específico, segundo a crença.
Nem todos sabem que o carneiro era um desses animais sagrados. Ele representava o Deus Khnum, que podia ser retratado em forma de homem com cabeça de carneiro e chifres horizontais ou como um carneiro com chifres horizontais retorcidos.
O Deus Khnum é um dos deuses relacionados à criação. Ele modelava em seu torno de oleiro, o corpo e o Ka dos deuses e do homem. Ele era considerado o Ba (algo mais próximo do que entendemos como alma) dos deuses.
Essa múmia de carneiro que está no Museu da Mumificação no Egito, foi mumificada com cartonagem (camadas de linho embebidas em gesso), pintada na parte da frente e decorada com ouro na parte da cabeça. Ela é proveniente da Ilha Elefantina em Aswan, no sul do Egito.
|
Carneiro mumificado com cartonagem pintada e com a cabeça em ouro. Fotógrafo Walid Eliwa - MoTA, Ministry of Tourism and Antiquities.
|
|
Detalhe do Carneiro mumificado com cartonagem pintada e com a cabeça em ouro - Fotógrafo Walid Eliwa - MoTA, Ministry of Tourism and Antiquities.
|
|
Carneiro mumificado com cartonagem pintada e com a cabeça em ouro - Fotógrafo Walid Eliwa - MoTA, Ministry of Tourism and Antiquities.
|
Olhando atentamente os detalhes, dá para perceber que foi um trabalho muito bem feito.
Saiba mais:
#EgitoAntigoeSeusMisterios #EgitoAntigo #AncientyEgypt #Artefato #Artifact
Referência: Ram Mummy. Ministry of Tourism and Antiquities. Disponível em: https://egymonuments.gov.eg/en/collections/mummy-of-ram-7. Acesso em 11 de Novembro de 2020.
Comentários
Postar um comentário