A Deusa Hathor e o Faraó Seti I
Este baixo-relevo pertence à tumba do faraó Seti I, que fica no Vale dos Reis, e foi levado do Egito por Jean François Champollion quando ele conduziu uma expedição por lá junto com o italiano Rossellini. Essa peça que mede 2,26m de altura e 1,05m de largura é do período do Novo Reino (cerca de 1550 à 1069 aC), e hoje está no Museu do Louvre.
A Deusa Hathor e o Faraó Seti I. Fotógrafo Christian Décamps, Musée du Louvre. |
Segundo interpretação do Museu do Louvre, também é possível verificar mais coisas nessa cena: "A simetria rigorosa deste face a face é matizada pelas atitudes dos dois personagens. Hathor fica imóvel e ereta enquanto o rei parece estar em movimento, inclinando-se ligeiramente em sua direção, as pernas em posição de caminhar. Eles são nomeados pelo hieróglifos inscrito na parte superior, suas qualidades e funções sendo confirmadas pelos atributos específicos que carregam: na peruca da deusa estão plantados os chifres de uma vaca (seu animal sagrado) e o disco solar (ela é a filha de Rá); na orla do penteado de Seti está a serpente Uraeus." (MUSÉE DU LOUVRE).
#EgitoAntigoeSeusMisterios #EgitoAntigo #AncientyEgypt #Artefato #Artifact
Referência: Aït-Kaci,Lili. La déesse Hathor accueille Séthi Ier. Musée du Louvre. Disponível em: https://www.louvre.fr/oeuvre-notices/la-deesse-hathor-accueille-sethi-ier. Acesso em 23 de Agosto de 2020.
Comentários
Postar um comentário