Papiro Ta-rudj

O papiro Ta-rudj (conhecido também como Papiro de Nainai) do Museu de Berlim, tem uma representação do livro dos mortos. Ele pertence ao período tardio (século 2 aC) e é proveniente de Tebas. Esse papiro mede 42 cm x 510 cm.

#EgitoAntigoeSeusMisterios
Papiro Ta-rudj. Fotógrafa Sandra Steiß,Staatliche Museen zu Berlin.

O livro dos mortos é composto por uma série de rituais e encantamentos que tinham como objetivo levar o morto ao mundo dos deuses. De acordo com esse livro, o morto teria que passar por várias etapas até o seu coração ser pesado em uma balança, contra a pena de Maat (deusa da justiça). Caso o coração tivesse um peso igual ou menor que a tal pena, o morto passaria por todas as provações e viveria glorioso no mundo dos deuses. Caso contrário, seria devorado pelo Deus Ammit (devorador dos mortos), fazendo com que o morto não tivesse mais chance de continuar vivendo.

Havia também uma série de magias para que o coração do morto não se voltasse contra ele, para prejudicá-lo no julgamento final. Esse simbolismo em relação ao coração era devido ao fato dos egípcios antigos acreditarem que o coração era o órgão mais importante porque nele estava a consciência da pessoa. Ou seja, para eles o coração é que fazia a função do cérebro (consciência), como conhecemos hoje.

#EgitoAntigoeSeusMisterios #EgitoAntigo #AncientyEgypt #Artefato #Artifact


Referência: Hieroglyphischer Papyrus mit dem Totenbuch der Ta-rudj, genannt Nainai. Staatliche Museen zu Berlin. Disponível em: http://www.smb-digital.de/eMuseumPlus?service=ExternalInterface&module=collection&objectId=606603&viewType=detailView. Acesso em 31 de Julho de 2020.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Missão egípcia alemã anuncia grande descoberta no centro do Grande Templo de Heliópolis

Mais uma descoberta no Egito, agora em Alexandria

Tour Virtual ao Templo de Abu Simbel

Descoberta em Abu Sir revela materiais de mumificação da 26ª Dinastia

Ruínas de Heráclio encontrada submersa no Mediterrâneo

Descoberta a tumba do tesoureiro do faraó Ramsés II em Saqqara

Sarcófago externo do Faraó Ramsés III

Tumba da rainha Meresankh III

Tour em 3D na tumba do sacerdote Wahtye

O Egito revela a descoberta de 250 tumbas em Al-Hamidiyah