Colher de Maquiagem

Essa é considerada uma das obras de arte mais sedutoras do departamento egípcio no Museu do Louvre, na França. Ela é conhecida como "colheres de nadador" porque algumas seguram um pato nos braços e as asas podem ser representadas fechadas ou abertas...

#EgitoAntigoeSeusMisterios
Colher de Maquiagem. Jovem nadando segurando um pato. Fotógrafo. C. Decampos. Museu do Louvre.
 
Entalhada em madeira, e pertencente ao período do Novo Reino (cerca de 1550 - cerca de 1069 a.C), ela representa uma jovem nua, deitada de bruços, adornada somente por um colar e um cinto. Segurando uma bacia em seus braços completamente esticados, a obra forma um perfeito alinhamento dos pés a cabeça.

Colher de Maquiagem. Jovem Nadando. Fotógrafo. Bierne. histoire des arts.
 

Podemos ver que a cabeça foi esculpida em uma peça separada e foi colocada com o pescoço deslocado um pouco para traz dos ombros. Essa era uma das técnicas que os egípcios utilizavam para dar à imagem um ponto de vista privilegiado, vendo-a de frente com o colar e a bacia alinhados no mesmo plano, assim como a pintura dos olhos, cabelos e o colar pintados em preto. 

 

Colher de Maquiagem. Jovem Nadando. Fotógrafo. C. Decampos. Museu do Louvre.

 A primeira vista é comum não perceber que a obra possui uma desproporcionalidade no comprimento, devido as técnicas utilizadas pelo artista, que certamente foram bem calculadas, dando à imagem uma silhueta feminina muito natural.


Na parte interna da bacia foi entalhado três peixes Tilápia, também chamados de Carpa do Nilo, sendo essa uma representação de fertilidade...

Colher de Maquiagem Jovem Nadando em detalhe vista superior. Fotógrafo desconhecido. Twitter Museelouvre.

Apesar de ser conhecida como colher de maquiagem, seu uso ainda é incerto, pois não foram encontrados vestígios de maquiagem ou desgaste na utilização do objeto para esse fim, o que leva os pesquisadores a acreditar que possa ter sido utilizado como um amuleto de sorte, fertilidade e com isso, a continuação da vida.

Dessa forma, esse objeto carregado de virtudes e representações mágicas deveria trazer boa sorte ao seu dono, desempenhando um papel de talismã favorável a vida sexual e a continuação da vida.

#EgitoAntigoeSeusMisterios #EgitoAntigo #AncientyEgypt #Artefato #Artifact

Referência: BONNEFOIS, Geneviève Pierrat. « Cuiller à fard » en forme de jeune fille nageant.Louvre, 2020.Disponível em: https://www.louvre.fr/oeuvre-notices/cuiller-fard-en-forme-de-jeune-fille-nageant. Acesso em 18 de Agosto de 2020.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Missão egípcia alemã anuncia grande descoberta no centro do Grande Templo de Heliópolis

Mais uma descoberta no Egito, agora em Alexandria

Tour Virtual ao Templo de Abu Simbel

Descoberta em Abu Sir revela materiais de mumificação da 26ª Dinastia

Ruínas de Heráclio encontrada submersa no Mediterrâneo

Descoberta a tumba do tesoureiro do faraó Ramsés II em Saqqara

Sarcófago externo do Faraó Ramsés III

Tumba da rainha Meresankh III

Tour em 3D na tumba do sacerdote Wahtye

O Egito revela a descoberta de 250 tumbas em Al-Hamidiyah