Obelisco

O nome obelisco vem do latim obeliscus e do grego ὀβελίσκος.
É importante saber que o obelisco não existe somente no Egito, alguns países também possuem seus obeliscos, mas nada se compara a beleza e o significado dos obeliscos egípcios. Mas antes de falar deles, vamos entender um pouquinho sobre essa construção...

No antigo Egito o obelisco era feito de um único bloco de pedra bem grande em formato de um pilar, geralmente de granito, pesando mais de uma tonelada. Olhando de sua base até o topo, ele era alto (alguns chegaram a ter 20 metros de altura), tinha quatro lados e conforme se aproximava do topo ele ia afunilando até ter o formato de uma pequena pirâmide em seu topo. Geralmente eles continham hieróglifos em cada lado e eram encontrados em túmulos e templos.

#EgitoAntigoeSeusMisterios
Obelisco do templo de Luxor com 23 metros de altura e pesando 230 toneladas. Fotógrafo Ad Meskens, Wikimedia Commons.

Com os hieróglifos contidos nos obeliscos é possível entender que ele era uma forma de agradecer e honrar o deus sol Rá. Acreditava-se que ele protegeria o local de forças ocultas, tais como tempestades. Fora isso, alguns hieróglifos falam sobre a honra dos faraós, mostrando o seu poder militar e seus grandes feitos. O obelisco portanto, tinha um significado que remete à proteção e defesa.

Obelisco da rainha Hatshepsut no Templo de Karnak com 30 metros de altura e pesando 323 toneladas. Fotógrafo Anaïs Theyskens, Pinterest.

Obelisco de Senusret I da antiga cidade Heliópolis (agora está em Al-Matariyyah) com 20 metros de altura e pesando 120 toneladas. Fotógrafo Neithsabes, Wikimedia Commons.
Obelisco de Ramsés II em El Alamein com 14 metros de altura e pesando 90 toneladas. Fotógrafo desconhecido, Ministério das Antiguidades.

Os obeliscos egípcios são extremamente belos e perfeitos!!! Até os romanos se renderam a tanta beleza e levaram alguns obeliscos egípcios para Roma, na época em que o Egito passou a ser uma província romana.

#EgitoAntigoeSeusMisterios #EgitoAntigo #AncientyEgypt #Construcao #Construction

Referência: Obeliscos do Egito. Wikipédia. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Obeliscos_do_Egito. Acesso em 05 de Agosto de 2020.

Referência: Obelisco. Dicionário de símbolos. Disponível em: https://www.dicionariodesimbolos.com.br/obelisco/. Acesso em 05 de Agosto de 2020.

Referência: Obelisco. Wikipédia. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Obelisco. Acesso em 05 de Agosto de 2020.

Referência: Luxor. Nova on line adventure. Disponível em: pbs.org/wgbh/nova/egypt/raising/luxor.html. Acesso em 05 de Agosto de 2020.

Referência: JAMILLE,Márcia. Após 20 horas de viagem monumento dedicado ao faraó Ramsés II ganha novo lar. Arqueologia Egípcia,2019. Disponível em: http://arqueologiaegipcia.com.br/tag/obelisco/. Acesso em 05 de Agosto de 2020.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Missão egípcia alemã anuncia grande descoberta no centro do Grande Templo de Heliópolis

Mais uma descoberta no Egito, agora em Alexandria

Tour Virtual ao Templo de Abu Simbel

Descoberta em Abu Sir revela materiais de mumificação da 26ª Dinastia

Ruínas de Heráclio encontrada submersa no Mediterrâneo

Descoberta a tumba do tesoureiro do faraó Ramsés II em Saqqara

Sarcófago externo do Faraó Ramsés III

Tumba da rainha Meresankh III

Tour em 3D na tumba do sacerdote Wahtye

O Egito revela a descoberta de 250 tumbas em Al-Hamidiyah