Máscara Mortuária

Uma das práticas feitas no processo da mumificação era colocar uma máscara mortuária no falecido. Para os antigos egípcios ela além de representar o morto servia para guiar a alma dele e proteger contra espíritos ruins até chegar ao mundo dos deuses. As máscaras mortuárias eram feitas de vários materiais, tais como madeira pintada ou cartonagem (camadas de fibra ou papiro aglutinada flexível) para quem não tinha muito recurso financeiro ou repleta de ouro e pedras preciosas para quem tinha uma condição financeira melhor.

#EgitoAntigoeSeusMisterios
Máscara mortuária de um sacerdote feita de prata dourada, e os olhos incrustados com uma gema negra (possivelmente ônix), calcita e obsidiana. Fotógrafo desconhecido, Antigo Egito.

Máscara mortuária não identificada do túmulo conhecido como Kampp 150. Fotógrafo Nariman El-Mofty, National Geographics.

Máscaras mortuárias de madeira. Fotógrafo Nariman El-Mofty, National Geographics.

As máscaras mortuárias mais caras eram utilizadas pelos faraós. Um bom exemplo é a máscara mais conhecida do mundo, a do Faraó Tutankhamon. Na máscara dele foi utilizado muito ouro, pedras preciosas e semipreciosas. Um detalhe importante é que cada parte da máscara tinha um significado, por exemplo, o ouro representava a pele dos deuses e a parte de lápis-lazúli (azul) representava o cabelo dos deuses. Portanto era um ser divino que estava ali representado, afinal o faraó era considerado um "deus na terra".

Parte frontal da máscara mortuária de Tutankhamon. Fotógrafo desconhecido, Arqueologia Egípcia.

Infelizmente em muitas tumbas de faraós não foram encontradas máscaras mortuárias porque sempre existiram os ladrões de túmulos que levavam todo o tesouro que encontravam. Se hoje temos o privilégio de ver a máscara de Tutankhamon, foi devido ao fato da tumba dele não ter sido descoberta por muitos anos e só ser encontrada em 1922 por Howard Carter!!!

#EgitoAntigoeSeusMisterios #EgitoAntigo #AncientyEgypt #Artefato #Artifact

Referência: Máscara mortuária. Wikipédia. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A1scara_mortu%C3%A1ria. Acesso em 03 de Agosto de 2020.

Referência: JAMILLE,Márcia. Máscara funerária do faraó Tutankhamon: um artefato único. Arqueologia Egípcia,2017. Disponível em: http://arqueologiaegipcia.com.br/tag/mascara-mortuaria/. Acesso em 03 de Agosto de 2020.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Missão egípcia alemã anuncia grande descoberta no centro do Grande Templo de Heliópolis

Mais uma descoberta no Egito, agora em Alexandria

Tour Virtual ao Templo de Abu Simbel

Descoberta em Abu Sir revela materiais de mumificação da 26ª Dinastia

Ruínas de Heráclio encontrada submersa no Mediterrâneo

Descoberta a tumba do tesoureiro do faraó Ramsés II em Saqqara

Sarcófago externo do Faraó Ramsés III

Tumba da rainha Meresankh III

Tour em 3D na tumba do sacerdote Wahtye

O Egito revela a descoberta de 250 tumbas em Al-Hamidiyah