Avanço na área odontológica

Uma descoberta recente revelou um grande avanço da civilização egípcia antiga na área odontológica, após tomografia computadorizada feita em uma múmia do período ptolomaico que pertence ao Museu de Atenas. Essa múmia foi encontrada na cidade de Akhmim e data de um período entre os anos 150 a.C. e 30 a.C. A causa da sua morte ainda é desconhecida.

#EgitoAntigoeSeusMisterios
Múmia egípcia com tratamento dentário. Fotógrafo desconhecido, Curiosmos.
 

Após a tomografia feita na múmia por especialistas gregos, foi possível identificar que ela tinha uma obturação dentária. Os especialistas conseguiram identificar também a composição da "pasta" feita para a obturação. Ela era o resultado da combinação de cominho, olíbano, mirra, resina e lótus azul.

O conhecimento dos egípcios na área odontológica não ficava só na obturação... Em estudos anteriores foi revelado que os dentistas egípcios antigos também faziam reconstrução, pontes dentárias, conectavam dois ou mais dentes perdidos, recolocando-os com a ajuda de fios de ouro ou prata ao redor dos dentes. Em alguns casos, os pesquisadores descobriram que até dentes de doadores foram usados. E isso são só algumas coisas que eles faziam nessa área.

Há manuscritos com cerca de 5.000 anos que detalham o tratamento de várias doenças dentárias, como por exemplo no papiro Ebers, escrito há cerca de 3.550 anos. Esse papiro é um pergaminho de 110 páginas, com aproximadamente 20 metros de comprimento. Ele é considerado o registro mais extenso e mais bem preservado da medicina egípcia antiga, apresentando até setecentas fórmulas mágicas e remédios.

O primeiro dentista do Egito antigo de que se tem registro foi Hesi-Re (oficial, médico e escriba), cujo nome significa "Doutor do dente", que serviu ao Faraó Djoser durante a terceira dinastia.

É impressionante imaginar esse conhecimento sendo aplicado na época dos faraós!!! Isso mostra o quanto essa civilização tinha um conhecimento avançado na medicina e o quanto deve ser aprendido com eles.

#EgitoAntigoeSeusMisterios #EgitoAntigo #AncientyEgypt #Descoberta #Discovery

Referência: PETRICEVIC,Ivan. This Discovery Confirmed the High Degree of Medical Advance of the Ancient Egyptian Civilization. Curiosmos,2020. Disponível em: https://curiosmos.com/this-discovery-confirmed-the-high-degree-of-medical-advance-of-the-ancient-egyptian-civilization/. Acesso em 16 de Agosto de 2020.

Referência: Análise de múmia egípcia revela avançado tratamento odontológico. History,2020. Disponível em: https://br.historyplay.tv/noticias/analise-de-mumia-egipcia-revela-avancado-tratamento-odontologico. Acesso em 16 de Agosto de 2020.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Missão egípcia alemã anuncia grande descoberta no centro do Grande Templo de Heliópolis

Mais uma descoberta no Egito, agora em Alexandria

Tour Virtual ao Templo de Abu Simbel

Descoberta em Abu Sir revela materiais de mumificação da 26ª Dinastia

Ruínas de Heráclio encontrada submersa no Mediterrâneo

Descoberta a tumba do tesoureiro do faraó Ramsés II em Saqqara

Sarcófago externo do Faraó Ramsés III

Tumba da rainha Meresankh III

Tour em 3D na tumba do sacerdote Wahtye

O Egito revela a descoberta de 250 tumbas em Al-Hamidiyah