Túmulo de Cleópatra VII - O mistério continua

Divulgado em: 26/07/2020


Há muitos anos se fala dos relatos de antigos escritores sobre a rainha Cleópatra VII (a última governante do Egito). Fala-se muito que ela foi amante de Júlio César e Marco Antônio e que cometeu suicídio em 30 a.C, com a mordida de uma cobra venenosa, quando o imperador romano Otaviano venceu a batalha. Eles afirmaram também que ela foi enterrada em uma grande tumba, junto com Marco Antônio. Com certeza você já ouviu comentários de que ela era bonita e sedutora também. Mas onde está o túmulo dela?
 
#EgitoAntigoeSeusMisterios
Busto de mármore de Cleópatra VII no Museu Altes em Berlim. Imagem Marcus Cyron - Creative Commons, Live Science.

O túmulo de Cleópatra VII está "perdido" por mais de 2.000 anos e ao que parece, não há muitas chances de ser encontrado. A localização desse túmulo está gerando uma divergência de opiniões entre os estudiosos.

Segundo relatos recentes que saíram na mídia, há afirmações de que o túmulo encontra-se em Taposiris Magna, localizado a 50 quilômetros a oeste de Alexandria. Isso porque a equipe de Kathleen Martinez vem escavando esse local há 15 anos e conseguiram encontrar diversos artefatos da época de Cleópatra VII, tais como um tesouro de moedas cunhadas durante o reinado dela.

Não há evidências de que Cleópatra esteja enterrada nas ruínas ptolomaicas de Taposiris Magna, dizem os arqueólogos. Imagem agefotostock - Alamy, Live Science.


Há estudiosos que acreditam que Cleópatra VII tenha sido enterrada dentro de Alexandria (inclusive estudiosos com experiência sobre essa rainha), em uma área que provavelmente está debaixo d'água. O egiptólogo Zarih Hawass, por exemplo, trabalhou com Martinez em Taposiris Magna durante 10 anos e não encontrou nenhuma evidência sobre o túmulo de Cleópatra VII e Marco Antonio.

De acordo com o que o egiptólogo Zarih Hawass disse à Live Science: "Não há nenhuma evidência de que o túmulo de Cleópatra possa estar em Taposiris Magna. Acredito agora que Cleópatra foi enterrada em sua tumba que ela construiu ao lado de seu palácio e está debaixo d'água". O túmulo dela nunca será encontrado." (LIVE SCIENCE,2020).

A afirmação de Zarih sobre o túmulo estar debaixo d'água refere-se ao fato de que nos últimos 2.000 anos houve uma erosão costeira que fez com que partes de Alexandria ficassem debaixo d'água, inclusive a parte que continha o palácio de Cleópatra VII.

Estudiosos argumentam também que caso o túmulo não esteja submerso, há grande chance dele ter sido destruído ou estar enterrado sob a moderna Alexandria. Eles dizem também que esse túmulo pode ter sido saqueado na antiguidade.

Segundo Robert Gurval, professor emérito de Clássicos da UCLA, que pesquisou extensivamente Cleópatra: "Seria notável se pudesse sobreviver aos milênios de mudança cultural e ruína natural. Mesmo que intocados por mãos humanas, terremotos e água do mar a teriam enterrado ou submerso. O palácio dela está certamente debaixo d'água. Talvez o mausoléu também." (LIVE SCIENCE,2020).

De acordo com Susan Walker, curadora honorária e ex-Sackler Keeper of Antiquities do Museu Ashmolean da Universidade de Oxford: "O fato é que não sabemos onde o próprio Alexandre ou qualquer um dos 15 governantes ptolomaicos do Egito foram enterrados. Se a tumba de Cleópatra e as dos outros governantes ptolomaicos fossem construídas em Alexandria, elas provavelmente agora estariam embaixo d'água ou enterradas sob o desenvolvimento moderno". (LIVE SCIENCE,2020).

Ainda há alguns estudiosos que acreditam que o túmulo esteja em Taposiris Magna, mas o fato é que a grande maioria já descartou essa hipótese. Segundo a reportagem da Live Science, não há um projeto que esteja a procura do túmulo de Cleópatra VII debaixo d'água.

É possível que esse assunto nunca venha a ter uma solução, infelizmente.

#EgitoAntigoeSeusMisterios #EgitoAntigo #AncientyEgypt #Artigo #Article

Referência: OWEN,Jarus. Where is Cleopatra's tomb?. Live Science,2020. Disponível em: https://www.livescience.com/where-is-cleopatra-tomb.html. Acesso em 30 de Julho de 2020.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Missão egípcia alemã anuncia grande descoberta no centro do Grande Templo de Heliópolis

Mais uma descoberta no Egito, agora em Alexandria

Tour Virtual ao Templo de Abu Simbel

Descoberta em Abu Sir revela materiais de mumificação da 26ª Dinastia

Ruínas de Heráclio encontrada submersa no Mediterrâneo

Descoberta a tumba do tesoureiro do faraó Ramsés II em Saqqara

Sarcófago externo do Faraó Ramsés III

Tumba da rainha Meresankh III

Tour em 3D na tumba do sacerdote Wahtye

O Egito revela a descoberta de 250 tumbas em Al-Hamidiyah