Sárcofago de Ânkhpakhéred
Ânkhpakhéred foi um barbeiro da 22ª dinastia (945 a.C. à 715 a.C.). O sarcófago dele faz parte da coleção do Museu do Louvre.
Esse é um modelo bem simples, porém muito bonito e com uma riqueza de detalhes bem grande. Ele é conhecido como envelope da múmia ou caixa de papelão.
Sárcofago de Ânkhpakhéred. Fotógrafo G. Poncet, Musée du Louvre. |
De acordo com o Museu do Louvre: "Na dinastia 22, as caixas de papelão são modeladas em torno de um núcleo feito de barro e palha, deixando uma abertura na base dos pés e às vezes uma fenda longa nas costas. Quando as operações de entrelaçamento foram concluídas, o núcleo foi evacuado através da base dos pés. Depois que a múmia foi instalada, o papelão foi amarrado na parte de trás, uma placa de madeira bloqueando a base e a decoração pode ser feita. Tudo foi então colocado em um ou dois caixões de madeira, sobriamente decorados a maior parte do tempo, como pode ser visto no de Ankhpakhéred." (Musée du Louvre).
#EgitoAntigoeSeusMisterios #EgitoAntigo #AncientyEgypt #Artefato #Artifact
Referência: RIGAULT,Patricia. Cartonnage du barbier d'Amon Ânkhpakhéred. Musée du Louvre. Disponível em: https://www.louvre.fr/oeuvre-notices/cartonnage-du-barbier-d-amon-ankhpakhered. Acesso em 02 de Agosto de 2020.
Comentários
Postar um comentário